Andre, bom dia. Apenas para não torrar o saco com tantos títulos, mas ambos autores são essenciais no estudo da história. O Spengler tem uma obra espetacular, A Decadência da Civlização Ocidental. Andre, no início, quando comecei a ler o Spengler, vi que o cara é tão profundo, tão analítico e crítico que já estava ficando com vergonha de dizer que uma obra de arte é bonita, simplesmente por ser linda, sabe? Aí, no meu da leitura, eu parei e disse pra mim mesmo: "É linda, é bonita, sim." É que o nível de análise é tão profundo que chega a te distanciar do belo, simplesmente por ser belo. Ele é um exaltador da cultura - em contraponto à civilização. Já Toynbee tem um estilo mais delicado, mais feminino, embora não seja menos erúdito. Olha só o que aconteceu... Eu estava lendo um livro do Toybee, pra variar, excelente, mas fiquei tão excitado e empolgado com sua análise do processo civlizatório que de repente, o livro acabou e eu virei a página e perguntei: "Não tem mais?" Sim, Andre, a evolução humana e de toda a sua história continuam, e o históriador vai até onde ele a alcança. Foi uma sensação incrível, porque eu queria ver ele falando do hoje, do meu tempo e do amanhã, mas não haviam mais páginas, o livro tinha acabado. Fantástica a sensação.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione