Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
DanJochims   Goiania-GO - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC
tomfrias   Belo horizonte - MG
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC

Tutorial sobre vidros no SPainter

O VFX Filmmakers publicou um vídeo tutorial sobre o Substance Painter, ensinando a pintar texturas de vidros e acrílicos para criar efeitos como arranhões, jateamento, desgastes, manchas de tinta e marcas de dedos.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 02/10/2018 11:00

O VFX Filmmakers publicou um vídeo tutorial sobre o Substance Painter, ensinando a pintar texturas de vidros e acrílicos para criar efeitos como arranhões, jateamento, desgastes, manchas de tinta e marcas de dedos.
Andre, bom dia. Acabei de perder todo o comentário. Há uma coisa nesta redação dentro do comentário que você tem que ter o mais absoluto cuidado com o uso do atalho "Z". Se não estiver separado por outro parágraf ou fazer parte já de outra sentença, você perde tudo.

O tutorial é curto, breve, mas muito IMPORTANTE, porque traz um detalhezinho que pode passar despercebido. Nao sei se você notou que à medida que ele vai ajustando a configuração para o glass, o vidro, chega um dado ponto em que ele consegue alcançar a mesma textura e qualidade de superfície de uma barra de gelo, notou? Este tutorial tem que ser favoritado, ainda mais se compararmos com o do Web, texturizando o vidro do lampião em 11 - Creating the dirt and glass materials. Já favoritei, Andre. Valeu pela excelente publicação. Abração fraterno, Marcelo Baglione

P.S.: É claro que todo o detalheamento e as sujeiras que ele inseri no objeto são super, também. O cara é ótimo.

Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço muito por avisar sobre este problema do Undo na janela de texto, eu também odeio essa janela de texto, mas é a que vem com o PHPBB.
Eu já falei com a Elis e ela vai conversar com o programador para ver se dá para fazer alguma coisa sobre isso.
Por mim eu retirava essa janela de texto de todos os lugares do site e colocava outra, mas não temos condições de fazer isso.
Sinto muito por ter perdido o seu comentário, que é tão importante para a gente e agradeço pela paciência de postar novamente.

Fico feliz de saber que gostou do tutorial, por isso que te enviei naquela lista de notícias, pois eu também achei excelente poder pintar materiais transparentes vendo o resultado com qualidade em tempo real.

O que achei mais legal foi o lance de pintar no canal do IOR para simular a diferença de refração nos riscos e arranhões dos vidros e acrílicos.
Imagino que dá para criar muitos efeitos interessantes com esse lance de pintar o IOR, inclusive em metais.

Sobre a barra de gelo, eu notei sim, pois qualquer vidro com reflexo borrado ficará parecido com gelo, dependendo o IOR e do Glossines que colocar vai mudar entre água, vidro, gelo, diamante, álcool e similares.
Materiais transparentes com qualidade e realismo sempre foram chatos de configurar em 3D, mas o SP acaba com este gargalo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre fica até 1/2 difícil de citar isso ou aquilo, pois quanto ele cria "sugeiras" no vidro, no canal IOR, aí surge, resplandece uma nova perspectiva, não acha? Pode borrar, arranhas ou pôr mãos ou digitais como ele mesmo fez. Conversava com um amigo agora isso, a questão do surigimento de tecnologias de caráter disruptivos e num timing de aceleração jamais vista, desde a transição do século XIX para o século XX ou a partir do útlima quarto do século XIX, quando surgiram as grandes mentes que pavimentaram a estrada pela qual a humanidade agora caminha - bem ou mal. Os cientistas do eixo euro-americano deste período, juntamente com o aparecimento dos grandes mestres e gurus que apareceram nesta fase histórica, influenciaram decisivamente a humanidade até os dias de hoje que ainda descobrem estes conhecimentos e saberes milenares que estes homens iluminados nos legaram - especialmente ocidentais.
Abração fraterno, Marcelo Baglione

P.S.: Estou te dizendo isso, em razão dos avanços que o Substance Painter está incorporando em sua plataforma de texturização. Cada vez mais simples, cada vez mais complexa.
Oi Marcelo, tudo bem?

Você tem razão, dá para fazer uma infinidade de efeitos em diveros tipos de materiais transparentes com estas técnicas que ele mostra no tutorial.

É muito legal essa conversa que estava tendo com o seu amigo sobre as grandes mentes que desenvolveram a humanidade nos últimos 150 anos.
Tomara que o próximo Einstein já esteja vivo e dando aula em alguma universidade americana.

Olhando o SP em VR e aquele Plug-in de modelagem em VR no Rhino, temos uma boa idéia de como será o futuro da computação gráfica, vamos projetar em VR, texturizar em VR, iluminar e animar em VR, dai vamos mostrar o resultado para o cliente em VR.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, para ser bem sintético. Você foi profundamente feliz ao aplicar a expressão "tecnologias disruptivas" que já está sendo badaladíssima na área militar e de inteligência. Acho que não preciso dizer mais nada, né? Só te parabénizar.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138161

Últimos membros registrados: neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 1317, sendo 26 membro(s) e 1291 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: felipemattoli, Fabianomonte, Victor Mendonça, Bruno, Joao Barreto, jessicatorres, Fabio Catelleno, Henrique Ribeiro, Ricardo Paranhos, gago, Osvaldo Arquiteto, Gabriel.C, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Hot, claro_lima, Thiago Couto, ale.bs1, Duda, glaucejane, Eduardo Ramos, Bruno8302, Ronaldo, Max Idalgo, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.