Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
mdpontes   Macapá - AC
julioras   Curitiba
Rafael   Carlos Barbosa RS
Ronaldo   São Paulo - SP - SP

Portfólios Ver Mais

cabelo3000   são paulo
cauewoe   SP - SP
Luiz Carlos   Carlos Barbosa - AC
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC

Soft Free para gerar texturas

O Materialize é um programa que foi desenvolvido para ser comercial, mas agora se tornou gratuito, ele permite gerar mapas PBR a partir de fotos para configurar materiais 3D realistas, similar ao B2M, ShaderMap e Knald.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 19/10/2018 11:00

O Materialize é um programa que foi desenvolvido para ser comercial, mas agora se tornou gratuito, ele permite gerar mapas PBR a partir de fotos para configurar materiais 3D realistas, similar ao B2M, ShaderMap e Knald.
Andre e demais colegas, boa tarde,

Nunca demais é repetir: NÃO HÁ NECESSIDADE DE VOCÊ FAZER O SE BAKE NO SUBSTANCE PAINTER. É tudo uma questão de adequação ou gosto. Você pode fazer todo o seu bake e seus respectivos maps em qualquer outro programa de geração de texturas ou tratamente de texturas como o Photoshop, por exemplo.

Caso você assim deseje, VOCÊ PODE FAZER TODO O SEU BAKE NO PRÓPRIO SUBSTANCE DESIGNER. Como disse, eu prefiro fazer o ID Color Map no SD.

Se você faz ou gera todos os seus maps externamente, em outro programa, bastan você dar o ingresso ou input dos mesmos, na abertura do novo documento do seu trabalho para o Substance Painter.

Feito isso.

Achei o Materialize um ótimo programa de geração de texturas. O Materialize cumpre muito bem, a tarefa que é proposta, também, pelos ótimos Bitmap2Material, PixPlantShadermap e MindTex. É de fácil manipulação, através dos ajustes e configurações.

Resumindo, Andre, achei ele muito bom. Só acho uma pena ele não gerar todos os maps que há no SD.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Andre vou deslocar este comentário para o tópico Script para atribuir Color IDs, porque lá já há um bom e importante acervo de informações a respeito unicamente sobre texturas e bake.
Oi Marcelo, tudo bem?

Esta versatilidade do SP com os mapas realmente é muito útil, pois os Bakes podem vir de onde quiser.
Por exemplo, em objetos muito complexos eu tenho problemas para gerar os Bakes no SD, as vezes ele não faz, dai eu faço no Render To Texture do Max e importo nele.
Também notei que apesar de rápido, alguns Bakes do SD não possuem a mesma qualidade dos criados no Render To Texture do 3ds max, como é o caso do AO e Tangent Normal Map.

Então, acredito que a pessoa pode conseguir ainda mais qualidade no SP gerando determinados mapas em programas 3D mais robustos como o Z-Brush e 3ds max.

Estes programas que geram mapas a partir de imagens igual o Materialize são ótimos e ajudam muito na configuração de materiais fisicamente corretos, mas não é a mesma coisa de fazer o Bake a partir de um Mesh 3D.
Por isso também que não é possível gerar todos os mapas disponíveis no SD, pois muitos deles dependem de um objeto 3D, como é o caso do World Space Normal Map, Position e todos os From Mesh.

PS: É uma boa idéia copiar este seu ótimo comentário lá para o tópico do Color ID, pois pode ajudar outras pessoas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Eu já pus o comentário, na íntegra, lá no tópico Script para atribuir Color IDs.

Você falou uma coisa ótima! A qualidade do AO no 3ds Max é superior ao do Substance Painter, sim, por exemplo.

Você concordaria, me corrija, por favor, se estiver sendo chato e errado, mas o SP não poderia melhorar a qualidade, através de melhores possibilidade de ajustes em seus painéis aperfeiçoados? Sem isso já se faz maravilhas, imagina com este maps num bake ainda mais correto, com exceção do que você muito bem destacou:

"Estes programas que geram mapas a partir de imagens igual o Materialize são ótimos e ajudam muito na configuração de materiais fisicamente corretos, mas não é a mesma coisa de fazer o Bake a partir de um Mesh 3D.
Por isso também que não é possível gerar todos os mapas disponíveis no SD, pois muitos deles dependem de um objeto 3D, como é o caso do World Space Normal Map, Position e todos os From Mesh."

Vou colocar todos estes comentários lá, também, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione


Oi Marcelo, tudo bem?

Eu vi a sua postagem lá no tópico do Color ID e agradeço muito, postei um agradecimento lá também.

Sobre a qualidade do Bake dos Substances em comparação com Max e Z-Brush, eu lembro que nas primeiras versões o Bake do SD tinha ainda menos qualidade, melhoraram bastante quando modificaram o sistema de Bake e passaram a renderizar normalmente com Bucket igual os demais Softs em vez de fazer apenas pela GPU.
Claro que ficou um pouco mais demorado em comparação com antes, mas aumentou a qualidade.

Os Bakes dos Substances são acelerados por GPU e parece que foram configurados para serem bem otimizados, então, eles tinham que colocar mais recursos de configuração nos painéis para a gente poder definir a quantidade de raios que desejamos usar, dai vai demorar bem mais se aumentar muito a quantidade de raios, mas chegaria na qualidade dos Bakes do Max e Z-Brush.

A qualidade depende puramente da quantidade de raios que são traçados entre o Highpoly e o Lowpoly.

OBS: Você viu o tutorial do Travis Davids que postei sobre o Materialize, ele adorou o programa.
Está neste link: https://3d1.com.br/noticia/67937

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135238

Últimos membros registrados: GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva.

Usuário(s) on-line na última hora: 815, sendo 24 membro(s) e 791 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Lucas Reis, Reinaldo Silva, Osvaldo Arquiteto, rubensitz, pinart, Henrique Ribeiro, mastermax, Pedro Juliato, Roberto Movanni, budi, walle03, Abilio, gilson antunes, mario_3d_design, Gabriel.C, GG-.NK, Daniel Monteiro, cristian rocha da silva, TadeuB79, Felipe Duarte, ricardo duarte, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.