Andre e demais colegas, boa tarde,
Nunca demais é repetir:
NÃO HÁ NECESSIDADE DE VOCÊ FAZER O SE BAKE NO SUBSTANCE PAINTER. É tudo uma questão de adequação ou gosto. Você pode fazer todo o seu bake e seus respectivos maps em qualquer outro programa de geração de texturas ou tratamente de texturas como o Photoshop, por exemplo.
Caso você assim deseje,
VOCÊ PODE FAZER TODO O SEU BAKE NO PRÓPRIO SUBSTANCE DESIGNER. Como disse, eu prefiro fazer o ID Color Map no SD.
Se você faz ou gera todos os seus maps externamente, em outro programa, bastan você dar o ingresso ou input dos mesmos, na abertura do novo documento do seu trabalho para o Substance Painter.
Feito isso.
Achei o Materialize um ótimo programa de geração de texturas. O Materialize cumpre muito bem, a tarefa que é proposta, também, pelos ótimos
Bitmap2Material,
PixPlant,
Shadermap e
MindTex. É de fácil manipulação, através dos ajustes e configurações.
Resumindo, Andre, achei ele muito bom. Só acho uma pena ele não gerar todos os maps que há no SD.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
P.S.: Andre vou deslocar este comentário para o tópico
Script para atribuir Color IDs, porque lá já há um bom e importante acervo de informações a respeito unicamente sobre texturas e bake.