Oi Marcelo, tudo bem?
Fico feliz da vida que gostou da minha análise sobre o Photoshop, ele virou até verbo, fotoshopar!
Qualquer um usa o nome Photoshop para dizer que editaram a imagem, é sinônimo de edição, de montagem.
Também vale lembrar que ele praticamente nunca teve concorrentes, sempre foi hegemônico, lembro do Corel Painter que era o concorrente no início, enquanto o Max sempre teve outros concorrentes, apenas bem no início que não porque ele foi o primeiro programa 3D decente para Windows.
Sobre extrair o Normal no Max, é fácil, segue o processo abaixo:
Primeiro precisa ter os dois objetos no mesmo lugar, o Low Poly e o High Poly, lembrando que apenas o Low Poly exige mapeamento Unwrap.
Dai você seleciona o Low Poly, aplica o modificador Projection nele, clica no Pick List e seleciona o High Poly, assim o High Poly aparece no quadro do Projection como mostra a imagem em anexo.
Na Viewport vai aparecer um aramado roxo ao redor do objeto e você pode usar o Amount do modificador Projection para controlar a distância dele até o objeto, como aparece na imagem em anexo, precisa deixar uma certa distância, quanto menor, melhor, mas se a distância for pequena demais ele não consegue reproduzir os detalhes.
Se aparecerem áreas pretas no Normal Map quando renderizar, é só aumentar o valor do Amount até resolver.
A configuração do Render To Texture também é fácil, precisa estar com o Low Poly selecionado quando abrir o Render To Texture tecando zero acima das letras O e P no teclado.
Assim, o objeto já aparece no quadro dele, você só precisa marcar a opção Projection Mapping e colocar Projection na listinha, como mostra a imagem.
Logo abaixo precisa definir em qual canal do mapeamento vai projetar o Normal Map, no meu caso usei o canal 1.
Depois é só escolher o nome, onde vai salvar e a resolução.
Mais abaixo na janela do Render To Texture tem a opção Render To Files Only, dentro do menu Baked Material.
Habilitando essa opção ele vai renderizar o Normal Map e salvar onde definiu sem aplicar nos seus materiais.
Testa para você ver, essa almofada mesmo que mostro no exemplo, tentei fazer no SD e não ficou bom porque tem muitos detalhes, mas no Max ficou perfeito.
Sobre o SD, tem gráficos que levam vários minutos para abrir aqui no meu PC e praticamente não dá para trabalhar neles de tão lerdo que fica, pois a pessoa pode exagerar o quanto quiser, o limite é o processamento da máquina.
Abração e tudo de bom.
André Vieira