Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
paschalis   São Paulo - SP
claudiosdr   Brasil - CE

Portfólios Ver Mais

Julio   ribeirão preto - sp - SP
ROBICO   ilha do Marajó - PA

Idéias matemáticas e impressão 3D

O matemático, Henry Segerman, lançou o livro Visualizing Mathematics With 3D Printing, exibindo e explicando diversos exemplos que podem ser gerados numa impressora 3D para demonstrar propriedades e princípios matemáticos.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 13/11/2018 08:00

Oi Marcelo, tudo bem?

A primeira imagem em anexo mostra os dois únicos parâmetros do V-Ray que precisa configurar se não quiser se preocupar com nada, pois mesmo que não otimize da melhor forma possível, certamente vai renderizar muito mais rápido do que o Mental Ray na sua GTX!!!

Você pode apenas limitar o tempo de renderização no Render Time da aba V-Ray e ele vai fazer o melhor possível neste tempo, se quiser também pode ajustar o Max Subdivisions para limitar o traçamento da imagem.

Se por acaso tiver que aumentar muito o tempo para ficar suave, acesse a aba Render Elements mostrada na segunda imagem em anexo, clique no botão Add e escolha o VRayDenoiser na lista, ele vai ajudar a suavizar a imagem assim que terminar a renderização.

Já as luzes, não vai mais usar as Photometrics, apenas a VRayLight, mas é fácil se entender com ela, tem praticamente os mesmos recursos das Photometrics, também não poderá mais usar materiais Arch&Design ou Physical Material, terá que usar o VRayMtl, mas é bem parecido com os outros.

Eu aposto o quanto você quiser que vai ficar absurdamente impressionado com o tempo de render se testar o V-Ray e nunca mais vai usar o Mental Ray!!!!
Pois a diferença é imensa e quando acostuma com a velocidade, não quer mais esperar tudo que esperava antes.

Sobre modelagem, realmente a pior parte é corrigir estes erros de topologia, que são pequenos mas aparecem na renderização com os reflexos e tudo mais, o Arrimus é fera.

Sobre a matemática do SD, normalmente vai usar para ajustar valores, por exemplo, interpolar um valor que vai de 0 a 64 para variar apenas entre 0 e 1.
Porém, se quiser poderá usar para criar coisas mais complexas com o Node Pixel Processor e o FXMap, além disso você também pode aplicar a fórmula que quiser em qualquer parâmetro de qualquer Node do SD, então, em vez de usar o valor disponível no painel de propriedades, o parâmetro vai usar a fórmula que você fez e um parâmetro pode "conversar" com outro, assim, quando mudar um, o outro também muda seguindo a fórmula que definiu.
O SD também oferece operadores lógicos como IfElse e comparativos como maior e menor do que tal coisa, dá para programar legal se precisar.

Legal saber que assistiu a inauguração da árvore de Natal da lagoa, eu conheci a lagoa quando era adolecente.
Imagino como deve ter sido lindo mesmo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Vamos combinar assim, vou fazer um teste com qualquer um dos gorgonóides que já publiquei e vou postar no grupo de estudos do V-Ray, pode ser? Assim, aos poucos, vou aprendendo, pois quero deixar de trabalhar com o Mental Ray; quero me desligar dele, pois ele não existe mais. Além disso, agora terei tempo de estudar a settagem que separei do V-Ray do curso que ganhei, te disse, né? Separei somente esta parte: O da settagem. Depois te digo qual o curso; foi uma parceiro que fez a gentileza de me presentear, pois sabia que eu estava querendo estudar o V-Ray. Não fica melhor assim? Mas só de diminuir o tempo de render, já é algo maravilhoso, como a minha placa de vídeo é boa, acho que terá um excelente desempenho na renderização com o V-Ray. Quero me despedir, em definitivo, do falecido, Andre.

Ah! Estava vendo o preço deste livro dos gorgonóides e não deve sair baratinho, não, Andre. Mas ele é meio que essencial e importante.

Ainda nem te contei sobre a inauguração que foi linda, sim, Andre. Falo por e-mail.

Muito, muitíssimo obrigado pela primeira dica de configuração básica do V-Ray que você mandou em imagens. Vamos ver como me saio, pois da semana passada pra cá, fiquei por conta de consultas e exames de final de ano que foram concluídos hoje. Está tudo bem, graças a Deus.

Por minha conta, eu fiquei vendo o Substance Designer e vi vários operadores, tipos de operadores que você cita aí. Há muito o que aprender mesmo a respeito do SD, mas já consegui retirar o gelo inicial. Tenho, agora, que partir para o estudo que você sugeri que ainda não fiz. Em função de tudo isso, nem à Bibioteca fui esta semana, bem como a anterior. Mas só de ver aqueles ícones lindos de procedural maps, filters, Normals e Atomics e etc; já dá uma tremenda alegria e sedução de realmente aprender o SD, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Faz isso sim, posta o resultado lá, mas me envia o Link porque não costumo entrar nas outras seções e dai acabo não vendo.

Eu sugiro que, antes de estudar as diversas técnicas de renderização que o V-Ray possui, faça o teste que te falei, pois é super simples e é o método mais moderno no V-Ray pela CPU.

Isso é muito importante para não perder tempo com bobagens, ainda mais com configurações antigas que não valem mais a pena, principalmente tendo uma GTX 1050!!!

Pois o objetivo final não é renderizar no V-Ray, o objetivo final é renderizar no V-Ray RT (GPU), que trabalha com este mesmo método e diretamente na Viewport do Max.

Com placa de vídeo boa e principalmente para objetos em estúdio como os gorgonóides, o V-Ray GPU é ideal, pois você vai configurar luzes e materiais vendo tudo quase em tempo real, igual o Keyshot!!!

É outro mundo perto do falecido!!!

Vai dar a sensação que saltou 10 anos na tecnologia sem mudar de PC.

Fico feliz de saber que concluiu os exames e está tudo bem.
Eu tenho até medo de fazer um Check-up geral porque certamente vão encontrar alguma coisa. rsrsrsrs

Sobre o livro, o pior não é o preço, é passar pela canseira de receber ele no Brasil, lembra do último livro que comprou no exterior a putaria que foi com os vagabundos imprestáveis dos Correios?

Sobre o SD, não sei se é boa idéia ficar vendo os operadores porque até desanima devido a quantidade deles.
Por isso que falei para focar nos Atomic Nodes, que são os realmente importantes, dai conforme precisar de alguma coisa na hora que estiver compondo um gráfico você vai teclar espaço para abrir a lista de Nodes e vai digital alguma coisa tipo AO, Normal, Height, assim vai aparecer todos os Nodes que existem para uma destas coisas e você poderá escolher facilmente pelo nome.

Desta forma, quando perceber já conhecerá todos os Nodes sem esforço algum.

Faz o tutorial das pedrinhas do grupo de estudo, se no final você não sentir que consegue criar uma textura simples sozinho, eu gravo um vídeo compondo algum material para você acompanhar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como eu vou postar no grupo do V-Ray, vou acompanhar as postagens e você, sempre postando, verá o resultado que vou postar, a partir, sim!, das sugestões de configurações que você passou-me aqui, Andre. Sim, a minha placa e vídeo é uma NVIDA GeForce GTX 1050ti, para especificar corretamente, Andre.

É muito importante eu me desligar - EM DEFINITIVO!!! - do falecido, ainda mais depois destas dicas atualíssimas para a renderização com o V-Ray. Vou seguir a risca suas instruções e como disse, postarei no grupo de estudo citado, ok?

Você, graças a Deus, já está bastante e muito melhor, Andre!!!!!!!

Não, não! Hahahahaha, eu achei super lúdico ver os operadores, mesmo não estando, ainda, nesta classe, kkkkk.

Eu estou esperando uma outra obra do Rudhyar, acho que já há uns 60 dias. Portanto, já deve estar chegando. Aquele, lembra, foi tão complicado que ele foi parar em outro edifício; logo, em outro endereço. O cara teve a fineza de deixar aqui na portaria. Deve estar chegando, Andre, hahahahahaha.

Vou fazer e postar o resultado no grupo de estudo, sobre o estudo da textura de pedrinhas. Vamos ver como me sairei, do mesmo modo com o V-Ray.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu aposto que você vai ficar abismado pela velocidade e facilidade sem ter que fazer nada, agora, se começar a mexer naquele monte de parâmetros só vai ter dor de cabeça.

Se tiver ele instalado ai, faz um teste rapidinho só para ver, vai mudar sua vida em termos de renderização!

Sobre os operadores do SD, clica no File > Open do SD e navegue até a pasta Resources > Packages dentro da pasta onde instalou o Substance Designer.
Vai estar cheio de arquivos SBS do Substance Designer, são os operadores que você vê no Library.
Abra qualquer um deles e verá como foi feito, se modificar qualquer um, também vai modificar o que aparece no Library.

Ou seja, todos eles foram criados com o próprio SD usando os Atomic Nodes ou outros Nodes criados com os Atomic Nodes.

Sobre os Correios, você lembra da época que era uma das empresas que a população mais confiava?
Eles prestavam um serviço de excelência, dai entrou a quadrilha do PT no poder e destruíram os Correios, hoje é uma empresa de vagabundos e incapazes.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Depois que você me deu a certificação para não estudar nenhum outro renderizador, porque seria um desproposito e perda de tempo, instalei o V-Ray, sua mais recente versão no meu 3ds Max. Vou testar e apresentar, como disse, no Grupo de Estudos. Minhas preocupações e se o V-Ray também tinha as alternativas de de iluminação que havia no Mental Ray; parece que tem tudo, né?, inclusive o Sky Portal. Enfim, parece que é tudo a mesm coisa, né? À medida que as dúvidas forem surgindo, vou lhe passando, tá?

Vou fazer este vasculhar neste endereço que você me deu no Substance Designer, Andre. Acho que já perdi o medo do SD e seus nodes - que chamava de organograma, lembra? Hahahahahahaha.

Ah, estou até relaxado, Andre. A minha encomenda, claro, já deve estar em Curitiba e já passou pra lá de 60 dias. De certo, qualquer dia destas, chega. Quando bater aqui, vou celebrar e te mandar uma foto, tá? Amanhã vou ao Arquivo Nacional solicitar digitalizações da famosa Ata e outras, mas verei antes com mais calma, os microfilmes. Depois, vou ao Museu Nacional. Queria te dizer por telefone o que foi chegar à sala ou setor de microfilmes da Biblioteca Nacional. Acho que é mais fácil você entrar com um Barrett .50 em Pedrinas, no MA. Fico cansado só de pensar em escrever, por isso que quero te contar por telefone, pois será cansativo, mas pelo menos a gente vai rir. Me senti um camelo subsaariano nesta história, deambulando de um lado para o outro.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

No seu caso o V-Ray é a melhor opção porque também pretende adotá-lo no Rhino, então, já mata dois coelhos com uma paulada só.

Tudo que tinha no Mental Ray, tirando os Shaders de terceiros, também tem no V-Ray, então, é só uma questão de descobrir onde estão e poderá trabalhar exatamente da mesma forma.

A Skyportal fica dentro das opções da própria VRay Light, no menu Options.

Sobre o SD, lembro sim que no começo você não sabia os termos e tal, mas agora já está por dentro de tudo.

Sobre a encomenda pelos Correios, pode desistir, só vai chegar depois de Janeiro, pois se nos demais meses do ano eles já não conseguem fazer direito o serviço porco que prestam, imagine então em Dezembro com tantos presentes para enviar.

Sobre suas andanças pelos lugares mais seguros do Rio, que infelizmente não são os presídios, acho que daria até para escrever um livro mostrando a diferença! rsrsrsrsrsrs
Mas se chegar um bonde bravo lá eu aposto que eles entram fácil e tacam fogo em tudo se quiserem, pois essa segurança toda é só para nós, que somos pessoas de bem, não andamos armados e não participamos do crime organizado.

A Elis me falou que você ligou quando eu tinha começado a almoçar, dai ela disse que você ligaria um pouco depois e não ligou.
A nossa vida está corrida aqui nestas semanas tentando agilizar tudo que for possível antes das coisas pararem, então, nem almoçar na hora certa estamos conseguindo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Nem vou favoritar, porque estas suas dicas são tão fundamentais para mim que nem amador sou em V-Ray que vou separar o link em outro local. Como estou retomando tudo agora, vou poder fazer o experimento, segundo as suas instruções. Qualquer dúvida, lhe comunico.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Eu tinha postado um gorgonóide; revisitei ele, apenas alterando a iluninação e terminou ficando um efeito muito bonito.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707710.

Total de membros registrados: 135313

Últimos membros registrados: nochulia, otiscavin, cie, Prudencio, thiago23, Yumitchi, nivialps, Jose10.

Usuário(s) on-line na última hora: 584, sendo 16 membro(s) e 568 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, nochulia, Le_Andro, otiscavin, Ronaldo Junior, Vladis, yasmimin, Victor Mendonça, Abilio, Reinaldo Silva, Geraldo Nunes, marcola, Thiago Couto, Adalberto Rocha, robisonfalco, magster.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.