Andre, boa tarde,
Vamos dizer que o método é o mesmo, ok? Porém, de início, ele dá uma boa dica, porque o material metálico que ele usa, um Iron Brushed é escovado, portanto, possuiu linhas mínimas, no sentido vertical que dão toda a beleza no objeto. No entanto, para evitar a indesejável marca (as) do
"seams", Substance Painter tem um excelente recurso para
"unificar", automaticamente, toda a
"textura". Neste também brevíssimo e ótimo tutorial,
Implementing the New Anisotropy Material in Substance Painter 2018.3.0, você pode ver este recurso em ação de forma muito simples, em
"PROPERTIES - FILL", na aba
"FILL", você vai em
"Projection", e escolhe a opção
"Tri-planar projection". Pronto, agora o efeito anisotrópico, proporcionado pela novo shader
"pbr-metal-rough-anisotropy-angle", se estabelecerá com excelente qualidade, de acordo com os ajustes que você determinar. No entanto, neste segundo tutorial, ele mostra a aplicação do a-level e do a-angle em layers distintos. Bastante interessante o método ou dica que o artista nos dá. Complementado, ele nos mostrar como trabalhar no layer Angle criado com uma
"Black Mask". Olha, Andre, não é que fica um efeito super diferente e bonito, também? Depois de tudo, ele ainda introduz um
"Procedural Map", incrementando ainda mais a textura, deixando ela ainda mais realista e interessantíssima. Destaco que ambos os tutoriais são fundamentais, pois forma feitos de forma didaticamente correta - além de não serem longos. Ambos não deixam sombra ou resquício de dúvidas, o que não evita que eles sejam sempre revisitados, até que as informações do aprendizado seja fixado pela usuário ou artista.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione