Script para suavizar Normals

O Simple Average Chamfer é um novo Script gratuito para o 3ds max, apesar de super simples, é muito útil para arredondar os cantos com Chamfer em modelagem Low Poly, principalmente para Games e aplicações interativas.

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Por: Adminin  

Em: 12/01/2019 08:00

O Simple Average Chamfer é um novo Script gratuito para o 3ds max, apesar de super simples, é muito útil para arredondar os cantos com Chamfer em modelagem Low Poly, principalmente para Games e aplicações interativas.

Muito prático o scritp. Mas infelizmente ele só funciona se você for chanfrar todas as quinas do objeto. Se for chanfrar apenas algumas (algo bastante comum), na hora de "colapsar" o algorítmo do script acaba suavizando faces adjacentes como se fosse parte do chanfro e as normais do objeto ficam todas erradas...

Essa limitação do Max é simplesmente ridícula. Eu não me conformo que um software tão antigo e tão estabelecido no mercado não possui uma forma nativa decente de suavizar chanfros. Já perdi muitas horas suavizando chanfro lowpoly na mão no 3DSMax. Chega a ser uma piada...

rabellogp, existe o modificador Chanfer, que vc escolhe quais edges sofrerão os efeitos, acho que so tem a partir da versão 2016.
Oi Rabello, tudo bem?

É um prazer e uma honra receber o seu comentário aqui nas notícias da 3D1.

Agradeço por avisar sobre este problema do Script suavizar corretamente apenas se todas as quinas estiverem selecionadas, é uma pena.

Também concordo plenamente com você sobre o problema das Normals no 3ds max, já vi muitos Scripts que prometem resolver, mas sempre apresentam alguma deficiência.
O modificador de edição de Normals é inútil, é serviço para símios.
E se não resolveram até hoje, pode desistir que não vão resolver mais, infelizmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Joao:
rabellogp, existe o modificador Chanfer, que vc escolhe quais edges sofrerão os efeitos, acho que so tem a partir da versão 2016.
Oi João, tudo bem?

No caso, o objetivo é modelar em Low Poly total para poder levar para o Unreal sem pesar muito, então, o ideal é chanfrar as quinas em 45 graus sem Segments, mas fazendo parecer que o canto é arredondado ajustando as Normals das faces 3D.

A Normal é usada para aplicar aquele sombreamento falso que faz uma esfera facetada parecer que é perfeitamente redonda, então, se ajustar corretamente as Normals do canto chanfrado ele parece ser redondo sem ser.
É tipo um Rounded Corner no sombreado do Mesh.

O problema é que no Max é um martírio ajustar as Normals automaticamente, pois nunca ficam do jeito certo e dai tem que ajustar cada uma manualmente, que é um trabalho de presidiário.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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