Oi Alexandre, tudo bem?
Concordo plenamente com você, o mundo 3D vai mudar drasticamente e já está mudando.
Também sobre as bibliotecas do Lumion e do Twinmotion, nem tem termos de comparação.
A diferença entre eles é basicamente a seguinte:
O Lumion é excelente para criar cenas rapidamente recheadas de vegetações, móveis e decorações, mas não é Real-Time de verdade, o que você vê na Viewport não é igual a imagem final e tem tempo de Render.
O Twinmotion não tem uma vasta biblioteca, mas o resultado que você vê na Viewport é o mesmo que terá na imagem final e o Render é imediato.
Esta diferença entre os dois é muito importante, pois não ser Real-Time impede a exportação do projeto em EXE para navegação interativa igual num Game ou mesmo com aparelhos de VR, como o Twinmotion permite fazer.
Então, o Lumion precisa desenvolver o Render para se tornar Real-Time de verdade e aceitar a exportação em EXE e VR, enquanto que, o Twinmotion precisa desenvolver uma biblioteca bem maior.
Acho que o trabalho do Twinmotion é mais fácil, mas se o Lumion fizer uma parceria com o Unity, por exemplo, para usar o Render deles, a coisa muda completamente de figura e briga entre eles será maravilhosa para os usuários!!!!
Se eu trabalhasse na Act-3D ficaria gritando lá dentro pedindo para entrarem em contato com a Unity Technologies!!!!
Pois se implantarem o Render do Unity virando Real-Time, o Lumion acaba com o Twinmotion e abala de forma significativa o mercado de ArchViz do Unreal.
Abração e tudo de bom.
André Vieira