Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Eddy   Toledo - Paraná - PR
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

tiagoschuch   florianopolis - SC
Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP

É o fim da Allegorithmic

Minha vontade era escrever somente palavrões, pois uma empresa independente que revolucionou a texturização caiu nas garras da Adobe, se tornando mais um Asset para ser sugado e concretizando o monopólio de uma área.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 24/01/2019 08:00

Minha vontade era escrever somente palavrões, pois uma empresa independente que revolucionou a texturização caiu nas garras da Adobe, se tornando mais um Asset para ser sugado e concretizando o monopólio de uma área.
Essa foi pra acabar... Agora daqui a alguns meses desaparecem as licenças permanentes com preços acessíveis e entra tudo pras assinaturas com mensalidades caras do Adobe Cloud e sem flexibilidade nenhuma de cancelamento. Triste demais.
Ah, e com certeza vai sair da Steam também. Que é onde se encontram os melhores preços da linha Substance no Brasil.
Não vejo isso de forma negativa. A Adobe foi a primeira empresa a baixar o preço das licensas mensais a ponto de QUASE não valer a pena piratear (claro que nos EUA é mais barato do que aqui, além de ter sido anunciado um aumento gigantesco para esse ano).
Além disso a integração dos softwares da adobe é animal.
Só espero que não aconteça o mesmo que aconteceu com MODO depois que a Foundry comprou. Deixou de valorizar a comunidade (não deu suporte ao site de compartilhamento de objetos, texturas etc.) e colocou o foco 100% em novos usuários praticamente abandonando os existentes. A comunidade praticamente morreu.

Esse tipo de coisa sempre aconteceu e vai continuar. Agora é esperar pela próxima empresa a criar uma solução que pode facilitar outros processos de artistas digitais.
Sarandini
Oi Rabello, tudo bem?

É para acabar mesmo, é um dia triste e uma péssima notícia para os artistas 3D.

Além da Adobe concretizar o monopólio da área de texturização, ainda vai colocar o Substance Painter e Designer na porcaria do Creative Cloud, que é falho e inserguro como já ficou provado depois de tantos problemas, alguns envolvendo milhares de usuários ao mesmo tempo.

Certamente vão retirar do Steam e acabar com as licenças permanentes, pois a Adobe foi a pioneira neste sistema vigarista de aluguel, pelo menos não cobram o olho da cara igual a Autodesk.

O que acontece na área de CG prova que a economia totalmente liberal é um engodo, pois os grandes vão comendo os pequenos até que tomam todo o mercado e dai fazem o que quiserem com os usuários.

Agora é o monopólio da Autodesk de um lado e o da Adobe do outro, duas grandes amebas burocráticas e ineficientes, o Substance será só mais um departamento lá dentro e essa é a maior preocupação dos usuários como mostram as postagens no fórum da Allegorithmic.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Sarandini, tudo bem?

Agradeço muito pelo seu comentário e principalmente pelo ponto de vista que expôs.
Realmente o preço do Creative Cloud é baixo, mesmo para os nossos padrões, e a pessoa tem acesso a vários programas que antes tinha que comprar separado.

Photoshop e After Effects são programas consagrados e nunca vão perder o seu posto, principalmente o Photoshop que já virou até verbo.

Mas este não é o problema, mesmo que não tivessem ocorrido as diversas falhas e acessos de hackers aos servidores do Creative Cloud, tornando perigoso para grandes empresas que precisam manter sigilo dos seus projetos, fazer parte da Adobe transforma uma empresa ágil e inovadora num pequeno departamento de uma grande empresa e restrita por todo tipo de burocracia.

Entre os comentários no fórum da Allegorithmic, a maioria negativos, as principais preocupações são com a questão da agilidade nas decisões e a evolução dos Softs Substance.

Creio que, o maior medo das pessoas que adoravam a Allegorithmic como eu é justamente o estancamento da evolução, das novidades, da conexão rápida com tudo que é programa que aparece, o contato próximo com os usuários ouvindo as necessidades deles, coisas que apenas empresas pequenas conseguem fazer bem.

O monopólio sempre é ruim para os usuários, a Autodesk é a maior prova disso, agora a Adobe tem o monopólio da texturização.

Outra preocupação que postaram no fórum da Allegorithmic é a possibilidade da Adobe apenas sugar os recursos do Substance e deixá-lo de lado, como fizeram com o Mixamo, ou até descontinuar o Soft como fizeram com as coisas da Macromedia.
Ainda afirmaram que muitas vezes a Adobe demitiu todo mundo da empresa que compraram depois que passou o tempo de carência.

As preocupações são muitas, o preço e o sistema de licença do programa é apenas um deles.

Vamos ver o que acontece nos próximos anos, pois só o tempo dirá se foi bom ou ruim, mas eu estou pessimista.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre e demais colegas, boa noite. Vou entrar no papo amanhã.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
The Infamy Speech by Franklin D. Roosevelt (1933-1941)

Andre e demais colegas, bom dia ou como diria o grande e saudoso 32º Presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt (1933-1941), em 08 de dezembro, um dia após ao covarde ataque dos japoneses a base naval norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, em seu "The Infamy Speech", no trecho "a date which will live in infamy" ou "uma data que viverá na infâmia".

Guardada as devidas proporções, o tolete sem fim que o nosso fundador e administrador, o grande amigo Andre publicou em 24/01/2019 08:00, pode vir a ser uma tragédia ou um avanço. É uma incógnita - não abro mão disso! Como sou um otimista constantemente criticado por amigos, eu sempre respondo: "You may say that I'm a dreamer But I'm not the only one".

A crítica do Andre é incisiva, a qual apoio integramente. São vários os pontos que ele e o meus colegas de fórum apresentarem e que também dou moral.

Não sei bem como iniciar, por onde começar, mas inicialmente eu aderi ou pelo menos tentei usar o ótimo Quixel Suite, mas bastou pouco tempo para compreender que o Substance Painter já era - de longe - o melhor program de texturização já criado. Demorei a entender algumas coisas que me levaram e ter longos e longos debates com o Andre - que me ajudou bastante. Passada esta fase, ainda antes da versão 2018, praticamente desde as primeiras versões, acompanhei, de certa maneira o rumo e a grande evolução - sempre crescente - deste magnífico programa da Allegorithmic. Estudei os vídeos, discuti as inúmeras - até possíveis futuros rumos do programa com o Andre. Até aqui, até o presente momento foi só êxito!

Queixas que tinha, carências que sentia no SP, em poucos meses foram sanadas.

Resumidamente, as últimas e mais importantes implementações foram os shaders e, como sempre suspeitei, o próximo passo seria o render - não sei como, mas o Andre foi taxativo e certeiro em sua talentosíssima prospectiva; um dom raro aliado à crítica profundamente e incomum.

Minha hipótese - e repito - é somente uma hipótese é a seguinte Não sei se vocês notaram, mas o que vou dizer é a única coisa que liga o Substance Painter à futura união com a Adobe.

Veio a versão 2018 e com ela, uma UI radicalmente diferente, para quem acompanhou as versões antigas como eu, ficou extremanete confuso. Eu, particularmente, fiquei revoltado, pois não me encontrei e estranhei toda a nova Interface. No entanto, com o tempo, percebi que a mudança tinha sido GENIAL, PERFEITA. Fiquei tão fã desta radical alteração determinada do dia para à noite pela Allegorithmic que disse para o Andre: "O Substance Painter é um 'Photoshop escondido'", já que a adoção desta nova Interface do SB é absolutamente "inspirada" - em certos pontos - até igual ao Photoshop, o programa que todos usavam para gerar e trabalhar e criar as suas texturas antigamente.

Andre, eu li o link bem como a carta do Grandão, o dono. Cara, achei tudo um saco, onde ele fez muito mais elogios a Adobe do que à  Allegorithmic.

Pensem! Ao que se resume o pacote Adobe? O que ele tem a ver com a Allegorithmic com exceção do Photoshop? Pensem.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você é uma figura, "You may say that I'm a dreamer But I'm not the only one", kkkkkkkkkkkkkk
Lembra que um fã matou ele, né?  rsrsrsrsrsrsrs

Eu concordo com você que pode ter pontos positivos nesta história, é inegável que a Adobe tem recursos de sobra para implantar o que quiser nos programas Substance se comparado com a Allegorithmic.

Porém, mesmo que tudo seja as mil maravilhas, o último bastião que impedia a Adobe de monopolizar a área de texturização foi derrubado e não vejo como o monopólio pode ser bom para os pobres usuários.

Claro que a Adobe pode preservar a Allegorithmic de forma independente e encher eles de recursos para melhorar tudo, mas não acho que é isso que vai acontecer e o lance da interface nova do SP aponta nesta direção.

Eu fiquei ainda mais preocupado quando li as suas mensagens, pois este fato da interface mostra que eles já estavam trabalhando na aproximação do SPainter com o Photoshop.

Então, se levar em consideração o artigo mostrando o deslumbramento do Sebastién, igual o que uma virgem recem deflorada tem pelo seu comedor, dizendo que a Adobe vai entrar de vez no ramo 3D e ele será o vice-presidente da divisão, para mim indica que os Softs Substance não se manterão independentes e o destino mais provável do SP é ser aborvido pelo PS.

Tomara que eu esteja errado e que isso não aconteça, mas é o que a lógica indica, só quero saber o que vão fazer com o SD, que não se encaixa em nada na linha da Adobe!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Andre e Marcelo,

Concordo com vcs que existe um risco grande de acabarem com os softwares ou de desacelerar a evolução dos desenvolvimentos. Aquisições como estas são sempre obscuras pra quem está de fora e como disse no comentário, a experiência que vivi sendo usuário do MODO quando comprado pela Foundry foi terrível.

Eu realmente acredito que a Adobe seja uma empresa melhor do que a Foundry nesse sentido.

Agora vamos pensar no movimento que a adobe está fazendo há algum tempo.
Compraram tecnologias e desenvolveram softwares ligados ao ambiente 3D:
  • Dimension
  • Fuse
  • Ferramentas 3D no Photoshop
O Susbstance consegue fazer a ponte entre o photoshop e 3D que até hoje eles não conseguiram.
Se der muito certo, ele vão juntar substance painter com o designer (que na minha opinião não faz sentido estar separado e isso só acontece pra que as licensas sejam mais acessíveis) e podem juntar com o Photoshop (não sei se vai valer a pena pois pode deixar o PS complexo demais para os usuários de design).

Se o universo conspirar a favor, a Adobe vai turbinar o Substance a fim de desbancar o Mari com um preço muito mais acessível. Além disso eles devem investir ainda mais em softwares 3D que conversem com as ferramentas da Adobe.

Acho que podem engolir um software inovador sim, mas prefiro ser otimista e acreditar que vão incluí-lo no melhor ecosistema de design que eu conheço. Aliás vou aproveitar o meu último ano pois com o aumento de preço vou perder a minha licensa...rs.

Obs.: Eu pessoalmente tentei usar o Substance em dois projetos mas não consegui aprender na velocidade que precisava. Acabei usando o MODO e o Zbrush mesmo.

Agora é torcer que seja pro bem!

Abraço a todos,

Sarandini

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710568.

Total de membros registrados: 138010

Últimos membros registrados: Natbezerra, thomeparck, Jonathashk, hehetheh, dustongel, lipozemaustralia0, Wddeoweis, quicklyfitness.

Usuário(s) on-line na última hora: 626, sendo 9 membro(s) e 617 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , Max Idalgo, claro_lima, Frederico Wagner N. R., jotasoares, Alex Bastos , marcos.trevisan, Reinaldo Silva, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.