Oi Sarandini, tudo bem?
Tudo que eu mais quero no mundo é que você esteja certo, sinceramente!
Pois eu adoro o Substance Designer, até pretendia fazer um curso sobre ele, mas a compra pela Adobe foi um balde de água fria porque sei que na melhor das hipóteses não haverá mais licença perpétua e vai depender do Creative Cloud, que eu particularmente não gosto.
O legal é que você entende perfeitamente a nossa preocupação devido a sua experiência com o MODO.
Também não acredito que a Adobe vai matar os programas Substance porque eles já são muito usados e conhecidos, diferente do Mixamo (Fuse) que atendia apenas animação de personagens.
O meu maior medo é deixarem o desenvolvimento do SDesigner meio de lado por não se encaixar bem na linha deles, assim como o SPainter ser incorporado como um módulo do Photoshop.
Entendo o movimento da Adobe e acho ótimo, pois eles querem entrar no mercado 3D e isso é excelente para baixar um pouco a bola da Autodesk, cujo monopólio prejudica os usuários há 20 anos.
O problema foi terem comprado a Allegorithmic, se comprassem qualquer outra empresa de 3D como a Foundry, por exemplo, eu estaria dando pulos de alegria.
Se eles realmente investirem nos Softs Substance e eu ver a evolução dos programas, pode ter certeza que vou elogiar com veemência nas notícias.
Abração e tudo de bom.
André Vieira