Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

SaavedraCG   Salvador - BA - AC
Alexandro   Cascavel - PR
bobnewsjr   Curitiba - PR
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

brito   maranhão
mrc2ok3   Ribeirão Preto - SP
Bruno Souza   Brasília - DF
Moudy   Rio de Janeiro

Tutorial: Caustics no Mental Ray

Caustics no Mental Ray

Ver tutorial

Por: Gutao  

Em: 23/06/2008 23:21

ótimo material, parabens.... agora aproveitando o espaço, eh engraçado como a autodesk manda os settings com valores nada a ver, quase tudo no mental jah tem um preset pra ajudar a ganharmos tempo, porém, o caustics eh um exemplo disso q falei, pq eles jah naum deixam o "energy" e o "Average Caustics Photons per Light" com um valor q jah apresente resultados diretamente pra pelo menos a pessoa jah ver q tah funcionando eh soh precisa de alguns ajustes ou senão as configs jah vem boas para alguma escala q soh exista lah na terra deles.... sei lah de qualquer forma parabens pelo tuto cara! abraço
Oi Cesar, obrigado por postar aqui no meu tuto, fiquei muito contente de ver hoje o tuto na capa da 3D1, postei ontem e hoje já estava na capa. Este site é ótimo. Mas o que vc falou não procede. As configs do Max todo mundo sabe que vem em polegada e quando muda para centímetros o valor é convertido, então o radius fica com 2.54, que é uma polegada, mas nessa cena ficava bom com 1 ou menos. O radius de GI e Caustics sempre dependem da cada cena, tem que configurar sempre. Mas o Energy (multipler) vem com o valor certo, eu tive que aumentar porque usei luzes comuns, se tivesse usado luzes Photometrics nesta mesma cena, sem mudar nada ficaria certo com 1 no energy (multipler) No começo do tut eu fiz com Photometric e estava bom com 1, quando troquei pra MR Area Spot que tive que aumentar. Usei a Spot porque é mais fácil de configurar na cena e criar o efeito do que com as Photometrics, só que ai teve que aumentar o energy. Cada caso é um caso, não dá pro render vir com tudo pronto e pré-configurado como estes renderizadores amadores. Ele tem que ter todas estas configs pra se adaptar em qualquer cena e em qualquer escala. O Maxwell é cheio de presets mas só funciona bem em uma escala. E o valor dos Photons na cena seria um absurdo vir com um valor alto e obrigaria a pessoa a mudar para poder fazer os testes iniciais. Se for testar com 900 mil photons vai desistir. Até achar o valor certo do Radius tem que testar com poucos photons, quando descobrir o valor certo do Radius é que aumenta a resolução pra ficar bom aumentando a quantidade de Photons. Você não tem o curso da 3D1? Se tiver vê de novo que vc pulou partes importantes.
Mental Ray User
Então gutao mas ai vc naum pode falar q a informação não procede pq a informação procede sim, pq veja, eles tem q definir um padrão das configs pra funcionar com oq eles oferecem de padrão em termos por exemplo de luz. A partir do max 2009 como vc sabe as luzes photometrics passaram a ser padrão justamente por essa questão de ter uma luz fisicamente correta porém esse padrão é do max e não do MR e como vc mesmo disse o caustics naum vem com um valor adequado para as proprias luzes do MR q teoricamente deveriam ser melhores do q as luzes padrão (as antigas) ainda q naum fisicamente corretas... é OBVIO q sempre temos q alterar as configs para chegarmos a resultados satisfatórios, porém, o mental ray pode ser profissional mas por isso não precisa ser confuso....são coisas diferentes.... e alias jah q vc flw sobre o curso do André, o proprio André fala sobre essa confusão do mental no max....menus trocados, nomes q mudam a cada versão, VALORES INICIAIS PADRÃO q passam a ter valores diferentes e tudo mais.... mas de qualquer forma não vamos discutir sobre isso ateh pq a mental images tah rica demais pra gente ficar discutindo por eles hehehe mais uma vez parabens pelo tutorial com certeza vai ajudar muita gente grande abraço
César, as luzes comuns são luzes comuns, não tem decay, seja luz MR ou do Max, é tudo luz comum e funcionam igual. Isso de ter luz MR Spot e Omni é só pra não colocar o menu Area Light Parameters dentro das luzes comuns. Nem são luzes do Mental Ray de verdade, são luzes do Max, porque luz no Mental Ray é um Shader. As Photometrics são fisicamente corretas e por isso trabalham melhor com o Mental Ray. Quando converte as luzes comuns, MR ou não pra Shader na hora do render, usa os Shaders Mib Infinite, Mib Spot ou Mib Point. Quando converte as photometrics usa os Shaders Mib Cie_d e Mib Blackbody, por isso que fica melhor.
Muito bacana esse tutp. Vai ter muita utilidade. Abraço
E aí tudo bem.Seu tuto me ajudou bastatnte ,pois aprendi algumas coisas,só que não estou conseguindo fazer aparecer o caustic na sombra .A versão do max que tenho é a 8. Valeu um abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707801.

Total de membros registrados: 135379

Últimos membros registrados: e03huaw0, ronilobato, mlkmh_18, Ronan Santana, dsanbvza, xertpio, Sukoyami, kidmumu.

Usuário(s) on-line na última hora: 778, sendo 25 membro(s) e 753 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Reinaldo Silva, TadeuB79, Felipe Duarte, mastermax, Starter, Thiago Couto, MarcioBottega, Joao Barreto, SERPA, Le_Andro, Carlos E. Nogueira, Hot, siaht_vr, Gabriel.C, nildoe, renaz, Ronaldo Junior, Nuno, Willmitnick, Abilio, Duda, Thiago, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.