Oi Cesar, obrigado por postar aqui no meu tuto, fiquei muito contente de ver hoje o tuto na capa da 3D1, postei ontem e hoje já estava na capa. Este site é ótimo.
Mas o que vc falou não procede.
As configs do Max todo mundo sabe que vem em polegada e quando muda para centímetros o valor é convertido, então o radius fica com 2.54, que é uma polegada, mas nessa cena ficava bom com 1 ou menos.
O radius de GI e Caustics sempre dependem da cada cena, tem que configurar sempre.
Mas o Energy (multipler) vem com o valor certo, eu tive que aumentar porque usei luzes comuns, se tivesse usado luzes Photometrics nesta mesma cena, sem mudar nada ficaria certo com 1 no energy (multipler)
No começo do tut eu fiz com Photometric e estava bom com 1, quando troquei pra MR Area Spot que tive que aumentar.
Usei a Spot porque é mais fácil de configurar na cena e criar o efeito do que com as Photometrics, só que ai teve que aumentar o energy.
Cada caso é um caso, não dá pro render vir com tudo pronto e pré-configurado como estes renderizadores amadores.
Ele tem que ter todas estas configs pra se adaptar em qualquer cena e em qualquer escala.
O Maxwell é cheio de presets mas só funciona bem em uma escala.
E o valor dos Photons na cena seria um absurdo vir com um valor alto e obrigaria a pessoa a mudar para poder fazer os testes iniciais.
Se for testar com 900 mil photons vai desistir.
Até achar o valor certo do Radius tem que testar com poucos photons, quando descobrir o valor certo do Radius é que aumenta a resolução pra ficar bom aumentando a quantidade de Photons.
Você não tem o curso da 3D1? Se tiver vê de novo que vc pulou partes importantes.