Olá! Vou escrever aqui um µTutorial. µ = micro, porque será o menor tutorial do site!! :)
Infelizmente é relativamente comum o Max travar. Às vezes por erros nossos (colocar um valor muito alto em algum parâmetro, por exemplo) e às vezes por erro do programa mesmo (memória, comando, bug etc.).
O primeiro curso ao qual eu assisti foi da coleção Lynda.com. Logo na primeira aula o instrutor diz: "O Max é um programa muito pesado e certamente vai travar algumas vezes durante o trabalho. Acostume-se com isso e saiba contornar a situação."
Uma maneira que eu uso para contornar a situação é o recurso "Save Incremental". Hoje é um processo tão natural que eu nem percebo mais que faço isso.
O "Save Incremental" é uma maneira especial de salvar o arquivo em que o Max cria automaticamente outro arquivo com uma numeração crescente. Isso faz com que você mantenha seu arquivo anterior e tenha um novo arquivo com as últimas alterações. É claro que depois de alguns "saves" você terá vários arquivos na sua pasta, mas aí é só apagar de vez em quando e deixar apenas os mais recentes (eu normalmente deixo os últimos 3).
O "Save Incremental" fica aqui. Quando você salva um arquivo pela primeira vez ou quando escolhe "Save As...". Você insere o nome do seu arquivo e, ao invés de clicar em "Save", clica no sinal de "+". Claro que existe uma maneira ainda mais fácil de fazer isso! E este é o objetivo deste µTutorial.
Para associar o "Save Incremental" a um atalho do teclado faça assim:
Customize > Customize User Interface
Na guia "Keyboard" procure pelo comando "Save Incremental (+)".
Em "Hotkey" escolha um atalho para o teclado (eu uso "Ctrl+Shift+S"). Preste atenção no que vai aparecer em "Assigned to". Este campo vai dizer se o atalho que você escolheu já está associado a algum outro comando. Caso apareça "<Not Assigned>" é porque o atalho escolhido está disponível. É claro que você pode utilizar um atalho já associado a outro comando. O que acontece é que o comando original deixará de funcionar através deste atalho.
Quando você tiver certeza do atalho que deseja, clique em "Assign".
Pronto! Perceba agora que o atalho que você escolheu aparece ao lado do comando "Save Incremental (+)". Agora faça o teste. Abra um arquivo qualquer no Max e use o atalho que você escolheu (no meu caso: "Ctrl+Shift+S"). Veja que o nome do arquivo é automaticamente numerado em uma sequência crescente conforme você vai salvando. Com o tempo, você passará a salvar sempre no modo incremental.
"Ctrl+Shift+S"...
"Ctrl+Shift+S"...
Conclusão
Qual a vantagem disso? Simples. Se por acaso acontecer alguma coisa (o Max travar, cair a luz, uma vaca tossir etc.) e o arquivo que você estava usando ficar corrompido (não abrir mais), você pode abrir o arquivo imediatamente anterior (com um número a menos). Assim você terá perdido apenas o que fez desde o último "save". Muito melhor do que perder o trabalho inteiro, não é mesmo?
É isso aí! Espero que esta dica seja útil!
Grande abraço a todos!
O Alessandro Barros (alessandrobdb) postou uma alternativa interessante para personalizar o "Save Incremental".
Customize > Preferences...
Na guia "Files", selecione "Increment on Save". Desta forma o Max irá salvar [u:b578f4837e]sempre[/u:b578f4837e] de modo incremental (numerando os arquivos). Mesmo com o atalho padrão ("Ctrl+S") ou indo em "File > Save". A única desvantagem de usar este método é que você deixa de ter a opção de salvar de modo normal.
Grande abraço a todos!!