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Tutorial: Stretch Bones com IK

Tutorial como criar \"Stretch Bones\" (bones elásticos) e aplicar IK (HI solver) no 3ds max. Indicado para criar personagem como o homem elástico.

Ver tutorial

Por: mezkyta3D  

Em: 29/10/2012 06:50

Acabei de enviar um novo tutorial: Stretch Bones com IK Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
http://www.mezkyta.com.br/ [email protected]
Valeu por compatilhar o tutorial!
Olá Mezkyta, muito obrigado pelo seu tutorial.

Não ficou claro pra mim pelo seu vídeo, mas ao fazer este sistema de stretch bones, os controladores (no caso do seu video, os retângulos para os pés) também esticam os ossos ou somente os círculos servem para isso?? Eu pergunto porque já tentei algumas formas de stretch bones, mas sempre encontrei problemas na hora de usá-los de forma prática.

Eu tenho um modelo de esqueleto completo para corpo humano onde tentei fazer stretch bones e na melhor das hipóteses o que consegui foi ter controladores esticando os bones, o que eu NÃO queria.... em alguns momentos os defeitos eram muito piores: quando fazia o stretch bone, isso simplesmente destruía a hierarquia e os controles que eu já tinha construído!!!...enfim até hoje não consegui da forma que eu queria: Ter controladores funcionando (e mantendo as hierarquias dos bones) SEM ESTICAR OS OSSOS e estruturas exclusivas para isso, sem que uma atrapalhe a outra.

Será que o meu erro foi ter construído o esqueleto com seus controles e somente depois ter feito o stretch bone? Será que tenho que fazer tudo junto??

Muito obrigado pela atenção, um grande abraço.
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Olá Julio Cesar, q bom ter gostado [:)]

1) Sim só os círculos servem para esticar os bones. Se precisar esticar a perna tem q pegar o circulo do tornozelo e o retângulo do que representa o pé.

2) Sim tem como ter os dois juntos como mostrado no vídeo, o círculos estão linkados formando uma hierarquia, ou seja, o circulo do tornozelo linka no circulo do joelho e este linka no círculo da coxa e depois aplico HI solver, assim não destrói a hierarquia da perna, neste caso.
Desta forma tenho IK e bones esticáveis. E é claro os points q esticam os bones ficam linkados nos seus respectivos círculos.

Espero q tenha ajudado... se é q entendi sua pergunta [:o]

Paz
Abraço

http://www.mezkyta.com.br/ [email protected]
Obrigado pelas respostas, Mezkyta.

1- Então, de fato, o retângulo para o pé não é apenas um controlador, mas também deforma/estica o osso. Pelo pouco de experiência que já tive com animação, acho que não é uma boa idéia usar controles que além de mover/rotacionar, podem esticar os ossos....

2- Entendi o processo, mas no meu caso o problema é que eu nunca consegui pôr os stretch bones em um esqueleto já pronto, isso sempre acabava com o trabalho que já tinha feito antes....ainda mais quando o números de links entre ossos e helpers aumentava!!

....Gostaria de ter um esqueleto completo que pudesse ter suas partes esticáveis, justamente para não ter mais o trabalho de ter que criá-lo do zero novamente....seria uma estrutura que poderia ser reutilizada para um corpo humano com quaisquer proporções, já adiantaria bastante o processo de desenvolvimento de uma animação.....
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Olá Julio,

Na questão do pé utilizei o retângulo para simular o pé. E para ficar mais rápido o tutorial não criei a estrutura de bones para o pé.
O q estica o pé não o retângulo, e sim o circulo do tornozelo. Para esticar tem q selecionar o circulo e o retângulo. Se selecionar só o retângulo ele mover a perna.

Quanto a ter 1 \"esqueleto completo que pudesse ter suas partes esticáveis, justamente para não ter mais o trabalho de ter que criá-lo do zero novamente\" uma boa opção é o CAT.

Paz,
abraço
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