Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

cactus.jack   Curitiba - PR - AC
dpi3d   Recife - PE
Tutan   Maringá Pr - PR
mse   Novo Hamburgo
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC

Portfólios Ver Mais

zedavida   goiania - AC
kanauan   Santa Catarina
J3D   Saúde - AC
crbezerra007   salvador - AC

Tutorial: Otimização do V-Ray no 3ds max

Tradução do tutorial sobre otimização do V-Ray no 3ds max

Ver tutorial

Por: Caue Rodrigues  

Em: 20/01/2014 07:01

Acabei de enviar um novo tutorial: Otimização do V-Ray no 3ds max Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
rapaz parabens por essa tradução, quando eu for fazer uma cena vou reler esse tutorial... mais uma vez parabens pela a iniciativa...
Valeu Caue pela contribuicao!
Ja li e entendi, agora falta ler mais algumas vezes ate pegar bem a \"coisa\" hehe.
Muito bom mesmo!
Achei muito bom essa técnica do Sample Rate. Muito semelhante com o Diagnostics do mentalray.

Já estudei isso no mental, mas não tinha entendido muito bem.

Fiz uns testes, e a otimização ocorreu bem drástica até o momento que se termina os testes do Primary samples no Antialiasing. Mas depois, quando ficou somente na suavização do GI, Iluminação, e materiais, senti que o render aumentou absurdamente na suavização.

Reduzir o noise até eu pegar o jeito, está custando um alto tempo de render ainda.

De uma média de 5min, pulou pra quase 18 nos últimos testes quando estava destravando o Color Thresh do DMC image sampler, e já estava colocando o valor de 0,005, enquanto o DMC Sampler geral ainda estava em 0,01 no NOISE THRESHOLD

Mas mesmo assim, senti uma melhora e muito. Regulava de forma bem errada o antialiasing do vray... o meu parou no 8 em max, no meu pequeno teste, ficando bem satisfatório no Sample Rate.
-----------------------------e viveram em 3D para sempre!!!
bom de tutorial! Valew aí! Hehe!
Achei muito bom essa técnica do Sample Rate. Muito semelhante com o Diagnostics do mentalray.

Já estudei isso no mental, mas não tinha entendido muito bem.

Fiz uns testes, e a otimização ocorreu bem drástica até o momento que se termina os testes do Primary samples no Antialiasing. Mas depois, quando ficou somente na suavização do GI, Iluminação, e materiais, senti que o render aumentou absurdamente na suavização.

Reduzir o noise até eu pegar o jeito, está custando um alto tempo de render ainda.

De uma média de 5min, pulou pra quase 18 nos últimos testes quando estava destravando o Color Thresh do DMC image sampler, e já estava colocando o valor de 0,005, enquanto o DMC Sampler geral ainda estava em 0,01 no NOISE THRESHOLD

Mas mesmo assim, senti uma melhora e muito. Regulava de forma bem errada o antialiasing do vray... o meu parou no 8 em max, no meu pequeno teste, ficando bem satisfatório no Sample Rate.



Pois é alysson, o tempo pra uma imagem ficar livre de noise é demorado mesmo, mas esse tutorial o autor comparou ao tempo usando o Universal settings, ou seja, pra renders que normalmente setando no olho e tal, sobrando 1 noise e outro fariamos bem mais rapido. Mas o que gostei nao foi isso, foi deixar a cena balanceada, restando no final um unico controle (noise threshold).

Abraço!!
Fiz alguns testes aqui e consegui um bom tempo, a diferença foi que ao invés do Brute Force, usei o IRR + LC...a subdvisão do Brute quebra as pernas e com o IRR da pra conseguir algo semelhante [;)]
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
pois é...esqueci de mencionar... eu acabo que sempre uso IR + BF. O LC eu evito usar em função de borrar muitos detalhes, mesmo usando DMC. Como não sou muito expert no LC, posso estar perdendo alguma coisa.
-----------------------------e viveram em 3D para sempre!!!
Alguém poderia me explicar se no Secondary Samples, quando se refere em aumentar o subdivision, em qual item estaria falando ???

Inicialmente, imaginei que devo equalizar pra efeito de estudo o subdivision individual de cada luz, depois ir no Irradiance Map e aumentar o HSph. Subdivision e interpolation samples, e depois ir em cada material separado e aumentar o subdivision de cada slot de reflexão e refração, certo...

achei meio massante fazer esse ajuste em uma cena que tem vários veículos inseridos se cada um tem um material.

fiz um teste conforme as orientações do tutorial, aumentando em DMC Sampler o controlador geral \"Global subdivision multiplier\". Mas de cara já imaginei que ele iria aumentar tudo, do IR até os valores gerais pra cena toda. O render ficou extremamente demorado, então entendi que o caminho não é aí.

Tem como me dizer qual parâmetro ou parâmetros em questão estão alterando par ter esse controle do Secondary Samples (Iluminação, GI, Sombras, reflexo e refração de materiais e SSS) ?

Fiz os testes e gostei muito, o nível de sensibilidade do AA passa bem rápido nas áreas menos necessárias com essas configurações.

Porém encontro muito noise nas sombras da Vray sky, apenas quando tocam o vidro das janelas e portas, e um noise meio complicado de suavizar nas reflexões de pintura de veículos em geral, e também nas esquadrias.

Fiz um teste por aqui, e cheguei a valores em uma cena simples de um pequeno sobrado geminado, em min=1/max=13, clr thresh=0,003, em DMC SAMPLER noise threshold=0,005, os outros valores ficaram no padrão. No IR apenas usei em Medium para efeito de estudo, e HSph. subdivision/Interpolation Samples = 64 nos dois.

alguém poderia me ajudar sobre qual SUBDIVISION de fato o autor se referia !?
-----------------------------e viveram em 3D para sempre!!!
ótimo tutorial, mas tu podia fazer um vídeo tutorial explicando tudo isso né, fica mais fácil...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135161

Últimos membros registrados: WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts.

Usuário(s) on-line na última hora: 808, sendo 22 membro(s) e 786 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Reinaldo Silva, Eber.Silva, JMDesign, Adalberto Rocha, Ronaldo Junior, gouvearb, Lucas Reis, Abilio, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, Celso Borttoloto, WASHINGTON.NBO, rafa.carvalho, gago, Tomas, Thiago Couto, marcelo de moraes, Osvaldo Arquiteto, Gabriel.C, byboca, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.