Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
conti   Londrina
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Jhonatan   Campo Mourao - PR
tiago fortes   Florianopolis - SC
Rodrigo   Minas Gerais - AC
duduuh   RJ - São Gonçalo - RJ

UNREAL - Lightmass importance Volume

Por: SERPA  

Em: 28/03/2021 17:25

Essa caixa serve para reduzir o tempo de cálculo de luzes?

Se for isso, nossa eu estava perdendo tempo não usando.

Tenho um projeto em que tem uma casa, logo a frente do personagem. Não preciso de nenhum cálculo de luz fora dos limites daquela residência. Só um pouco, o suficiente para iluminar as paredes e telhado. Mas nada para além disso.
Oi Serpa, tudo bem?

É muito importante aplicar o Lightmass Importance Volume e o Post Process Volume envolvendo a cena.

O Lightmass Importance Volume define a área onde o Unreal vai criar o Lightmap volumétrico, ou seja, o Lightmap usado para os objetos móveis.

O cálculo da iluminação gera dois tipos de Lightmap, um deles parece um Normal Map e é aplicado no objetos estáticos, que não se movem, ele tem alta qualidade.

Porém, os objetos que se movem não podem usar este Lightmap estático porque o GI vai variar conforme o local da cena onde o objeto estiver no momento.
Então, ele cria um monte de esferas na cena com o Lightmap no local de cada esfera e este Lightmap é projetado no objeto móvel conforme ele se movimenta pela cena.

O Lightmap volumétrico tem baixa qualidade, mas é pesadíssimo e demorado para calcular, por isso que precisa definir a área onde ele seja gerado usando o Importance Volume, não precisa ser na cena toda, apenas onde o personagem vai andar ou onde tiver objetos animados.

Também pode agilizar o Bake desativando ele ou aumentando a distância entre as esferas, caso não tenha objetos móveis. Diminuir a distância entre as esferas pela metade aumenta o tempo de Bake e o gasto com memória em 8 vezes!!!

Você pode ver estas esferas do Lightmap volumétrico acessando o menu Show da Viewport e habilitando o Volumetric Lightmap no Visualize, como mostra a imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
No meu caso as únicas coisas móveis na cena serão o personagem e mais tarde as portas da casa.

O personagem vai surgir na frente da casa e a pessoa vai entrar com ele pra ver.

O máximo que pretendo fazer depois é uma cena com um drone dando um sobrevôo em volta da casa. Só isso.

Vou colocar essa caixa bem fechada na cena.
Oi Serpa, tudo bem?

O personagem não conta como objeto móvel se ele não tem Mesh, se não tem as partes do corpo modeladas e se movendo pela cena.
Então, se o seu Character possui apenas a cápsula de colisão, não precisa envolver a área onde ele vai andar com o Lightmass Importance Volume.
Englobe apenas a área onde estão as portas móveis.
Se não tiver nada móvel, cria uma caixa pequena num canto e aumente o Detail Cell Size para 400 ou mais no painel do World Settings, isso vai agilizar bem o tempo de Bake.

Já na cena do Drone voando em volta da casa, não haverá GI interferindo com o Drone, caso ele tenha Mesh, então, também não precisa do Lightmass Importance Volume, marque a Skylight como Static e aplique um mapa de AO no Drone que ficará bom.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135240

Últimos membros registrados: OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert.

Usuário(s) on-line na última hora: 808, sendo 24 membro(s) e 784 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Joao Barreto, Ale Marques, Sergio1987, Reinaldo Silva, mastermax, Junior, OtavioOG, gago, Daniel Monteiro, charles.chaves, JMDesign, D2_Unrio, Le_Andro, Abilio, Thiago Couto, Paulo Rodrigues Lima, emersonforentin, Gabriel.C, Augusto Peixoto, renaz, Felipe Duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.