Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ale   Joinville SC - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
graphic3d   Mossoró-RN - RN
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP

Portfólios Ver Mais

junifor   Concordia SC
jhonattanwerner   Dois Vizinhos PR - AC
lndr272   Rio de Janeiro - Brasil
Tiago Barrozzo   Fortaleza - CE

Estudo de Caustic no Mental Ray (atualizado em 21/09)

Por: Ivan_RF  

Em: 08/09/2005 21:46

Olá a todos estou fazendo uns estudos com o caustics (imagem abaixo), mas estou com algumas dúvidas: Nas esferas como posso aumentar o diametro do efeito de caustics e nos cubos como deixar o caustics mais luminoso. Foi usado uma mr-spot. Qualquer sugestão é bem vinda para um ajuste que deixe a imagem mais real, obrigado ! [3dsMax 6 - Mental Ray Render - tempo de render 2min e 13sec] Esqueci de colocar algo importante, apesar de ter enviado um email pessoal agradecendo o tutorial desse site http://www.jeffpatton.net/MR-Caustics101.htm.
Tá com o GI e FG ligado? ;) Valeu
Na seção Indirect ilumination do render apenas habilitei Caustics. GI,Photons e Final Gather estão desligados. A sim, coloquei Caustic Photons para 150000. Enviei um email para a Digital Designer para saber quais edições que tratam do Mental Ray, acho que vou compra-las. São tantas regulagens e conceitos que fica dificil absorver tudo. O Ram Player é uma mão na roda na hora dos testes. :00:
Oi Ivan, tudo bem? Fico feliz que está gostando dos meus artigos sobre Mental Ray. Sobre as edições da revista, é a partir da edição 68. O ideal mesmo é ler desde a primeira e na sequência. Você está usando o Max6 né, isso muda muita coisa!!! A versão do Mental Ray é diferente da que usei para fazer o artigo, por isso que teve algumas diferenças no resultado. Respondendo sua pergunta, o Caustics é criado pela refração da luz, e a refração é determinada pelo índice de refração do material, normalmente conhecido por IOR. Dependendo do valor do IOR usado no material, você aumenta ou diminui o diâmetro do efeito nas esferas. Mas também modifica o material. Mas veja bem, o Caustics é criado quando os raios de luz convergem para um mesmo ponto, tornando essa área altamente iluminada. Se diminuir a refração, o diâmetro ficar maior, mas também fica mais fraco, e o vidro deixa de ser vidro, vai virando ar, até ficar totalmente transparente. 1 de IOR é igual ao ar, como mostrei no artigo. O efeito real de caustics numa esfera de vidro, é com um diâmetro pequeno mesmo, e quanto mais denso for o vidro da esfera, menor será esse diâmetro. Sobre a intensidade, era importante você ler o artigo anterior a esse. Nele eu mostro o funcionamento do Energy com o Caustics, é a forma mais fácil de controlar a intensidade. Aumente o valor de Energy na janela Indirect Illumination e veja. Também pode controlar pelo Shader Dieletric que colocou no Slot Photons, aumentando o valor do Light Persistence. Sobre a realidade da cena, o mais importante de tudo é o GI, mas a configuração dele é mais chata do que Caustics. Nas edições 68, 69 e 70 da DD eu falei sobre isso. É a base de tudo. Abraços
Obrigado pelas dicas, valeu !!! Eu estava suspeitando do indice IOR mesmo, eu tenho por aqui um link com muitos indices, se eu achar vou postar o link aqui, e depois eu faço os testes e posto aqui para você ver como ficou, obrigado novamente ! Vou encomendar essas edições da revista DD.
Aqui vão as imagens com mudanças: Em Indirect Ilumination, o filter utilizado é o Cone, e em Energy o valor é de 95000. Na primeira imagem a opção Samples (em caustics) está em 30, eu acho que fica mais natural, já na segunda imagem o valor está em 100. Samples = 30 Samples = 100 Por favor comentem e deem sugestões, estou aprendenoo ainda ! Outra coisa, entrei no site da Digital Design e fui até a seção contato para pedir informações em como adquirir as edições do nº 68 até o 73, até agora nada, o pessoal é meio devagar por lá, já enviei dois emails, acho que vou telefonar para poder ser atendido.
P4 3Ghz - 512Mb - P4P800S SE - FX 5200
Oi Ivan, tudo bem? Parabéns, você está indo muito bem nos seus estudos. Mas deixa eu te dar uma dica. Lembra o que eu disse no artigo sobre o Radius dos Photons? Ele é muito importante para a definição do efeito. Se usa Radius maiores, pode gastar menor Photons, deixar o render mais rápido, só que a qualidade do efeito é pior. Fica sem resolução. Tem que diminuir o Radius para ficar legal, mas isso exige bem mais Photons. Caustics costuma gerar efeitos muito bonitos e detalhados, cheio de ramos de luz que saem do ponto central. Quando usar Radius grande, isso não acontece, ele fica meio borrado. Veja na segunda cena como o efeito está mais suave e mais homogênio, sem a granulação que aconteceu na primeira imagem devido ao baixo valor dos Samples. Mas o problema é a resolução, por isso achou a primeira melhor. Se diminuir o Radius do Caustics na segunda cena e aumentar a quantidade de Photons, vai ficar bem mais detalhado e bonito. Testa para você ver. Sobre o site da Digital Designer, é um problema mesmo. As vezes sai uma edição nova e leva semanas para eles colocarem no site. Acho que eles não dão muita importância ao site, por isso, acho melhor mesmo você ligar. Abraços
Vou fazer essas alterações no setup do MR e depois posto aqui, obrigado novamente !!!
P4 3Ghz - 512Mb - P4P800S SE - FX 5200
Fiz algumas alterações baseado no que você me disse, espero ter entendido direito. Qualquer outra sugestão é muito bem vinda ! Caustics Samples = 100 / Radius = 0,5 Filter = Cone / Kernel = 1,1 Global Lights Properties Energy = 900000 / Caustics Photons = 900000 Tempo de render = 03:47
P4 3Ghz - 512Mb - P4P800S SE - FX 5200
Acrescentei mais dois Spots com intensidade e angulos diferentes e resultou nessa explosão de caustics !
P4 3Ghz - 512Mb - P4P800S SE - FX 5200

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707658.

Total de membros registrados: 135265

Últimos membros registrados: @Marc18**, marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex.

Usuário(s) on-line na última hora: 664, sendo 25 membro(s) e 639 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Marksoham, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, modena3d, Hot, Ronaldo Junior, Augusto Peixoto, nanapsssss, Le_Andro, Laurinha33, clastac, Duda, pinart, Juarez, Antigo, Sergio1987, Reinaldo Silva, cadwillem, mastermax, Rodrigo, Carlos E. Nogueira, wdesign2006, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.