Oi Ivan, tudo bem?
Fico feliz que está gostando dos meus artigos sobre Mental Ray.
Sobre as edições da revista, é a partir da edição 68.
O ideal mesmo é ler desde a primeira e na sequência.
Você está usando o Max6 né, isso muda muita coisa!!!
A versão do Mental Ray é diferente da que usei para fazer o artigo, por isso que teve algumas diferenças no resultado.
Respondendo sua pergunta, o Caustics é criado pela refração da luz, e a refração é determinada pelo índice de refração do material, normalmente conhecido por IOR.
Dependendo do valor do IOR usado no material, você aumenta ou diminui o diâmetro do efeito nas esferas. Mas também modifica o material.
Mas veja bem, o Caustics é criado quando os raios de luz convergem para um mesmo ponto, tornando essa área altamente iluminada.
Se diminuir a refração, o diâmetro ficar maior, mas também fica mais fraco, e o vidro deixa de ser vidro, vai virando ar, até ficar totalmente transparente. 1 de IOR é igual ao ar, como mostrei no artigo.
O efeito real de caustics numa esfera de vidro, é com um diâmetro pequeno mesmo, e quanto mais denso for o vidro da esfera, menor será esse diâmetro.
Sobre a intensidade, era importante você ler o artigo anterior a esse.
Nele eu mostro o funcionamento do Energy com o Caustics, é a forma mais fácil de controlar a intensidade.
Aumente o valor de Energy na janela Indirect Illumination e veja.
Também pode controlar pelo Shader Dieletric que colocou no Slot Photons, aumentando o valor do Light Persistence.
Sobre a realidade da cena, o mais importante de tudo é o GI, mas a configuração dele é mais chata do que Caustics.
Nas edições 68, 69 e 70 da DD eu falei sobre isso. É a base de tudo.
Abraços