Objetivo de tópico é falarmos sobre Modelagem. Não é um tutorial, de forma que todos podem contribuir.
Vou usar o 3D Studio Max, porém vale lembrar que modelagem é um conceito, então serve pra qualquer Software.
Básico.
1) Quais são os tipos de modelagem possíveis?
Existem vários. Mas os mais conhecidos são Nurbs e Poly. E outros pouco acessíveis como digitalização 3D (Scanner 3D).
2) Quais as diferenças entre esses tipos de modelagem?
Poly é polígono mesmo. É imaginar um carro formado por vários quadradinhos grudados em 1 espaço 3D.
Nurbs. São linhas.. Com 1 linhas formando um circulo, você pode formar um plano certo? Nurbs te dá funções do tipo.. Desenhar 1 círculo.. E um segundo maior em cima.. Mandar eles se unirem por um plano e criar um Copo. Nurbs é uma estrutura inteligente e em última instância (principalmente no 3D studio max) acaba sendo tratado como Poly. (conjunto de quadradinhos).
3) Para modelar com Poly, como eu simplesmente começo?
Primeiro) Insira uma Box.
Segundo) Clique com o botão direito escolha “Editable poly”
A edição de poly te permite mexer nos Vértices. Com edges (são as arestas ou linhas). Borda (a parte que contorna buracos). Com faces inteiras.. Ou com o objeto inteiro.
Enquanto modela, é importante apertar a tecla F4.. para aparecer as Edges (linhas).
Exercício para iniciantes: Após transformar o cubo em “Editable Poly”, entre no modo “Face (Se chama Polygon)”. Tenha certeza que com a tecla F4 as linhas aparecem. Clique em 1 dos lados do cubo para selecionar.. Aperte “Alt+E” e clique e segure o botão do mouse no cubo.. puxando.. Veja o que acontece.. Você entrou no modo “Extrude” (extrusão).. vá clicando em tudo q é face e brinque modificando bastante o cubo. Aperte “W” no teclado para escolher a ferramenta de mover.. e mova as faces para vários lugares diferentes. Procure o botão “Cut” (Cortar) no canto direito da tela dentro das paletas.. E aprenda a cortar as faces..
4) Como modelo coisas complexas como um personagem?
O truque é sempre as referencias, vá no Google Images e procura imagens daquilo que você quer modelar.. Tente achar uma imagem de Frente.. e outra da lateral do que você vai modelar.. (Faça sempre isso, não tente se achar um Super Star da modelagem no início).
Caso o personagem que você queira fazer é um que não existe ainda. Desenho no papel o personagem de frente e depois de lado. (Não é besteira isso, você é obrigado a fazer isso senão vai se frustar depois).
Jogue ambas as imagens.. Frente e lado no photoshop..
Primeiro) Edite no photoshop as imagens de forma que ambas tenham exatamente a mesma largura e altura.
Segundo) Mova o personagem dentro dela de forma que de frente e de lado esteja do mesmo tamanho e na mesma posição. Como se ele simplesmente se virasse..
Terceiro) Salve as 2 imagens.
No 3D Studio (E isso vale pra qualquer software) Coloque um Plane (plano) virado pra tela na visão Front. E Outro de lado na visão Left. Esse conceito é muito bem explicado nesse link:
http://www.tresd1.com.br/Artigos/Modelagem/modelagem.htm
vá no Windows explorer.. na pasta onde estão suas imagens.. Selecione 1 dela.. e arraste como se fosse arrastar para uma pasta.. Mas na verdade você arrasta pro 3D Studio max na barra de tarefas do Windows.. até ele aparecer.. e ainda sem soltar o botão do mouse arraste até o Plane.. Assim você coloca a textura no plane sem criar um material.
Nas propriedades do plane. Coloque a largura e a altura com o mesmo valor que estava no photoshop.. Se ficar muito grande coloque uma vírgula.. por exemplo 800X600 pode ser 80,0 X 60,0.. importante é ter a mesma proporção pra não esticar a imagem.. ou seja.. poderia ser 4X3 tmb..
Agora que você tem as referencias dentro do 3D Studio max. Coloque um Box.. E siga as mesmas coisas que falamos no item 3 para formar o personagem.. é importante aprender a movimentar (Tecla W) os vértices e não as faces.. Ali na lista de modificadores.. Aquela que você clica e aparece uma lista de itens no lado direito quando o cubo está selecionado. Escolha o modificador “Mesh Smooth” e veja o que acontece também.
Exemplo do uso do meshsmooth que fiz no software Wings 3d:
Mediano.
1) Seeeempre tenha faces de 4 lados.. Sempre seus objetos devem ser formados por Quadrados. Não lhe permita exceções de faces com 3 lados ou 5,6,7 lados..
Com o tempo você vê que tudo é possível com faces de 4 lados.. Triângulo, círculo etc..
Um exemplo de curva na malha mantendo 4 lados.
Link para um trabalho q fiz para o Speed Contest da 3D1 mostrando a modelagem onde todas as faces têm 4 lados
Personagem que desenvolvi em Lowpoly (Usando poucos polígonos pois em jogos e computadores mais lentos temos que economizar faces) no Wings3d:
bom é isso.. Queria só começar a discussão de modelagem falando um pouco principalmente pra quem não manja muito de modelagem..
Apartida daqui queria que cada pessoa postagem 1 dica de modelagem, links para tutoriais de modelagem, etc..
Simbora?
:D