Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

APO   Rio de janeiro. - RJ
An3dre   Araras / SP - SP
Weverson M   Guarapari - ES
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Tôkis   São Paulo
DigO   São Paulo
rabellogp   São Carlos - SP - SP
William Almeida   São Paulo - SP

GRUPO DE ESTUDO: Efeitos Especiais

Por: Feitosa  

Em: 25/06/2007 13:51

Fala aê Blink182br tranquilo?!! cara dá mais uma atenção nos parâmetros do fire effect... dá uma olhada nesse tudor que esta na primeira postagem, é um auxiliar para estudos!! http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14756 Eu queria propor pra galera quando postar os efeitos, fazer o acréscimo dos plugins, configurações (parâmetros) usados no efeito... acho que seria interessante para complementar os estudos!! Estou meio enrolado aqui no meu serviço!! mais quando der uma folguinha vou postar um tutor pra simular lava vulcânica!! Abraço!!!
ola pessoal, to com um problema, quando eu uso a maioria dessas efeitos no Vray com o collor mapping ativado eem exponencial , perde a qualidade do efeito. Perde a saturação da fumaça. Tem alguma maneira de resolver
3D Reality

www.3dreality.com.br
Pooooooxxxxaaaa...rs...Gosto muito do tema faço facul de cinema... mi amorro nessa! vamo posta trabalhos ai.... pra gent pode opina e ajuda.... Vlw!
Olá Blink182br, tudo bem? Dá uma olhada nesse tutorial que está indicado na lista acima que você irá criar esse efeito de fogo com uma qualidade bem superior a que você conseguiu criar: Fogo com Sistema de partículas http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=13699 Olá pessoal! Esta semana estou meio ocupado, mas logo logo estarei com tempo disponível para tentar criar efeitos com Particle Flow. Assim que possível, estarei postando meus resultados com configurações. Sugestão para todos: Quem usar o Particle Flow, colocar uma imagem do Diagrama com os Eventos e Ligações, sem colocar o valor dos parâmetros, para que os outros leitores tentem entender como trabalhar com estes parâmetros até chegar no mesmo resultado, ou até em um resultado melhor.
Sergio Feitosa
Aeeeee Podcre!!!! Kero aprende faze esses efeitos... Mto lokooo!!! To dando uma estudada nos tutoriais aki desse site. Mto bem feitos, explicam melhor do q o curso de 3d studio q eu fiz. Aprendi mais na aki do q no curso... sérião... FloWWW
eaw feitosa tudo bem! me diz uma coisa esse grupo de estudo abriga tambem , efeito especiais de cimema ou só tecnicas de efeitos especiais no 3ds max em exclusivo , pois se não for me indiquem um outro grupo de estudos
Olá Paulo, tudo bem? [quote:ea4c0a650e]É permitido o uso de plugins e softwares de Pós-Produção para o estudo dentro deste Grupo de Estudo de Efeitos Especiais, porém é interessante que os leitores utilizem o máximo possível de ferramentas do próprio 3Ds MAX.[/quote:ea4c0a650e] O mais interessante seria utilizar os recursos do próprio 3Ds MAX. Mas devido algumas limitações (tanto do MAX, como na questão do tempo de render e de processamento do computador), pode-se utilizar outras ferramentas para o estudo também. Efeitos Especiais em cinema também podem ser desenvolvidos em 3Ds MAX (como podem usar o Maya e o XSI), normalmente com auxílio de plugins (AfterBurn, FumeFx) e/ou softwares de pós-produção (Combustion, Fusion), ou ainda com softwares específicos (Real Flow - simulação de líquidos em geral).
Sergio Feitosa
A muito que não posto nada no fórum devido a correria do dia a dia. Mas cá estou eu novamente para começar a esquentar o nosso grupo de estudos sobre Efeitos Especiais. De início gostaria de me desculpar perante os colegas integrantes do grupo pela minha ausencia, mas foi por justa causa. DISSOLUÇÃO Definição: 1. Ato ou efeito de dissolver(-se). 2. Decomposição dum organismo pela separação dos seus elementos constitutivos. Um dos efeito mais fantásticos que eu ja vi até hoje indiscutivelmente foi o efeito de dissolução do Homem de areia do filme Homem Aranha 3, e com certeza todos concordam comigo, pois o efeito gerado pelas particulas simulando a dissolução de objetos e corpos sempre foi alvo de admiração pelos fanáticos por CG, e até hoje gera dúvidas e debates sobre o assunto. Pois bem, depois de muitos estudos sobre o Sistema de Particulas PF (Particle Flow), descobri uma forma bem fácil e fantástica de simular a dissolução de objetos apartir de mapas em Grayscale, e é isto que vou mostrar neste tutorial. Aposto que vocês iram adorar o efeito. Atentem para a escala do max. Eu sempre uso a escala em METROS, que é a escala real a se usar. 1-Comecem criando o velho e bom Teapot e adicione um UVW Mapping em Planar/Y, necessariamente não precisa ser ele. Pode ser qualquer objeto, mas para meu exemplo usei o mesmo. 2-Agora vamos adicionar os Space Warps. Va ao menu Create/ Space Warp/ Force, e adicione os sistemas Gravity, Wind e Drag. 3-Ainda em Space Warps, na opção Deflectors, adicione um Deflector. 4-Ainda em Create, em particles, adicione um Particle Flow Source. Confira a imagem abaixo. Necessariamente tanto a distribuição quanto a posição dos warps fica a critério de cada um, mas para nosso exemplo eu aconselho que vocês deixem o Wind de acordo com a Imagem abaixo. 5-Agora vamos configurar os Warps Drag, Wind e o Deflector Basta configurar de acordo com a imagem abaixo. 6-Passaremos agora para as configurações dos operadores do Particle Flow. Em Viewport deixe em 1% para que não pese quando você estiver testando 7-Delete e adicione os operadores como mostra a imagem abaixo. 8-A quantida de particulas fica a critério de vocês, ou melhor, de suas máquinas. Para aumentar vá em Birth e em Amount coloque o quanto seja necessário No Emit Stop coloque 60 9-Em Force adicione o Wind e o Drag. Em Sync By existem três opções distintas. Eu deixei em particle Age, mas vocês podem testar nas outras opções. Cada uma delas tem atividades diferentas associadas a outros operadores, mas não vou aprofundar muito neste assunto, pois o foco do tutorial não é este. 10-Em Position Object adicione o Teapot e marque as opções Density By Material, Use Sub-Material e Delete Particles. Em Use Sub-Material coloque Mtl ID 2. 11-Em colision adicione o Deflector. 12-Em Shape coloque algo em torno de 0,003. Fica a seu critério. 13-Em Display mude a seu gosto. Eu deixei em Dots Agora iremos criar o material que vai simular a dissolução do objeto. 1- Va ao Material Editor e em Standard adicione um Mult/Sub-Object. 2- Set Number coloque 2. 3- Clique na primeira caixa de material e em difuse coloque um Gradient Ramp. 4- Clique em Gradient Ramp e configure da forma que mostra a figura abaixo. Desloque o segundo Flag do gradient Ramp parameters para o lado esquerdo e coloque todos de cor branca. 5- Acione o botão de animação e coloque a Time Line no Frame 5 e mude a cor do primeiro e segundo Flag para preto e no Frame 60 desloque o segundo Flag para o lado direito e coloque algo em torno de 1 no Phase como mostra a imagem abaixo. 6-Após isso entre no Track View Curve Editor e desloque os pontos de animação do Color Flag 3 do Gradient Ramp, isso mesmo, Flag 3. Isso pode dar confusão, pois quando eu me refiro ao Flag 2, me refiro a ordem de distribuição da esquerda para a direita na barra Gradient Ramp Parameters, mas lá no Track View vocês berceberam que ele é o 3. Que loucura não é? 7-Arraste o material criado para o canal Opacity e deixe em instance caso queria fazer alguma modificação depois. No Frame 24 provalvelmente ficará como mostra a imagem abaixo. A função Grayscale do PF serve para orientar a emissão das particulas como na maioria das funções de orientação em relaçao ao 3D, como Bump Displacement, reflexos, hair, entre outras várias finalidades. Então devido a isso, gora vai o grande segredo do efeito. Lembra da ID da configuração lá no PF? Pois é!!! Ai é que esta o segredo!!! Em Multi/Sub-Object arraste o material que você acabou de criar para a segunda caixa de material e deixe em Copy. Vá ao Gradient Ramp deste material e adicione mais um Flag entre o primeiro e o segundo e mude a cor do primeiro e terceiro para preto. Anime o Flag criado de acordo com o já animado respeitando um certo espaço entre eles. As particulas serão emitidas da parte braca, então o segundo materia Gradient serve para limitar a área de onde as particular serão emitidas, e como este material ja esta animado de acordo com o primeiro gradiente que serve de base para Difuse, dará a impressão que realmente o objeto esta sofrendo dissolução. A imagem abaixo mostra como fica o segundo Gradient. Espero que gostem e assim que eu tiver mais um tempinho mostro mais alguns truques que aprendi com PF.
Aceitar críticas constroi!!!
Blz evandro? Muito bom o tuto cara!!! Ta de parabens! :) Mais um de PF muito legal! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Nossa! Essa foi... Parabéns, Evandro! Ótimo tutorial!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135504

Últimos membros registrados: Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam, boyerbarry, xxncsxx, nexaslimanmeldel.

Usuário(s) on-line na última hora: 619, sendo 17 membro(s) e 602 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Fsoares, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, Gabriel.C, marcel.souza, Le_Andro, Nuno, Renatto, Fabio Amorim, Moura, Junior, Eber.Silva, Abilio, Hot, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.