Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

cleitonedy   Portugal - AC
hunterkoon   sao paulo - AC
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
Fabio   Tubarão
Gustavo Rangel   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

bronoo   Taubaté
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP
Ruben   Santa Isabel - SP
luizhmj   Capivari de Baixo - AC

Guia do Ilustrador II

Por: salomaojunior  

Em: 09/11/2007 10:52

Eu estou organizando meus arquivos de backup, e, entre eles, achei o Guia do Ilustrador, e tava dando uma olhada, o post foi feito pelo Marcão: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24070&highlight=guia+do+ilustrador Um dos trechos que chamam atenção, e vêm de encontro a um dos maiores questionamentos que temos aqui no fórum, que é: 'quanto cobrar...' o guia não estabelece valores porém, alerta o profissional para que tenha bom senso e equilíbrio na hora de elaborar seus orçamentos. Vale a pena dar uma olhada. Abaixo, uma pequena amostra: "COMO NEGOCIAR Essa é a parte mais difícil mas essencial e que define um ilustrador profissional. Saber negociar significa antes de tudo valorizar o seu trabalho e a você próprio como profissional e junto ao cliente que o contrata. Não se esqueça, apesar da paixão e do amor ao desenho, estamos falando de negócios. Ser um grande e talentoso artista mas um negociante tímido e inocente fará de você um grande e talentoso inocente, presa fácil na mão de qualquer cliente mais esperto. PEQUENAS DICAS, GRANDES NEGÓCIOS 1) Nunca faça um trabalho de graça. É uma armadilha comum um ilustrador iniciante estar com a maior... ...pode acabar aceitando propostas estranhas disfarçadas de oportunidade... E você estará colocando um carimbo de "trabalho por qualquer coisa" e essa mensagem pode acompanha-lo por muito tempo... Trabalhar também por algo miserável não ajuda muito, é preciso saber se valorizar... É compreensível e até certo ponto justa a idéia de que, por ser iniciante, pode-se oferecer um valor mais baixo para se cativar clientes e entrar no mercado... Mas é preciso entender que esse valor mais baixo não... ...Cobrando sempre tão baixo vai ter com certeza muitos clientes, até o dia que você precisar subir o preço para algo justo, daí no mesmo dia você deixa de trabalhar para esses mesmos clientes... Além disso, cobrar excessivamente baixo é uma prática comercial desleal chamada "dumping" (procure na net as definições mais detalhadas), mas basicamente é cobrar 5 por uma camisa que para fabricar custa 20 e é vendida a 50 no mercado. Ninguém deveria cobrar menos do que o preço de produção..." É isso aí turma, um abraço e até mais.
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
muito bom, serve pra balizar a garotada que tá começando

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1447, sendo 15 membro(s) e 1432 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, HALTTEMBERG, Anderson Miguel, sandrosp5, marcelo de moraes, JesusEnzo , Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, Frederico Wagner N. R., Luis Antonio, new, Fernando Cunha, Osires Mathoso, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.