Oi gente, tudo bem?
Estou postando esta mensagem para dar uma posição sobre o modelo de teste de material.
Eu refiz o mapeamento, que é uma parte trabalhosa e nenhum modelo veio com o mapeamento correto, mas na modelagem não foi necessário fazer nenhuma modificação, o modelo do Silvarudo é muito bom.
Apenas adicionei 3 pés pequenos de borracha branca para apoiar e deixar distante do piso, permitindo ver melhor sombras e Caustics.
Também coloquei a faixa com tons de cinza no interior da base, ocupando uma parte menor para ver melhor os efeitos do material sobre o piso.
Dentro eu criei bolhas com partículas para deixar mais rico com materiais transparentes.
A esfera com o nome da 3D1 em alto relevo foi uma ótima sacada do Silvarudo, pois assim dificulta o uso do modelo por outros sites, enquanto que todos os outros modelos de testes usam apenas imagem para colocar o logo do site, permitindo a troca facilmente.
E a saliência que ele criou, dando a impressão de ter uma esfera menor dentro da esfera maior, é justamente o logo do site, eu adorei.
Então, para ficar mais evidente eu aumentei essa saliência e apliquei material de cromo e dourado igual o logo do site.
Eu já preparei os materiais e a iluminação da cena no Mental Ray para o Max 8 e 9.
Agora estou preparando a versão para o V-Ray, só falta refinar o Caustics, que é bem chato no V-Ray. Mas a luz ficou bem próxima, a cena está levemente mais clara no V-Ray, mas vou tentar deixar idêntico.
Nestas imagens da cena no Mental Ray dá para ver que a iluminação ficou uniforme e está exatamente com 25% de preto no piso, como a cor da textura.
Lembrando que aparece ao contrário no conta gotas, aparece com 75%.
Aqui estão os testes com os principais efeitos de materiais no Mental Ray.
Veja no teste com SSS como o modelo ficou perfeito para isso
No teste de cromo com caustics gerou glare corretamente sem exagero e um leve Caustics no interior da base.
No caustics eu testei várias posições para as luzes até o efeito ficar bem visível e acabou formando um "M" devido a forma do modelo. :)
Este é o teste com displacement leve
Este é o teste com displacement hardcore!!
Ainda fiz estes testes com alumínio, pintura vermelha e car paint vermelho
Estes são os primeiros testes no V-Ray, a luz, materiais e displacement já estão ajustados, falta só o Caustics.
No teste com displacement hardcore foi muito bem.
E este é um teste de material colorido para ver o GI na iluminação.
Também foi bem e medindo a cena como eu mostrei nas primeiras imagens, ficou uniforme com 76%, precisa diminuir só um pouquinho para chegar nos 75%.
O granulado na pintura é pelo baixo subdivision que usei no material, as luzes e as sombras estão bem suaves e não geram granulado.
Agora eu preciso renderizar todos os materiais com a cena nova para colocar na seção de materiais do site.
Quando terminar de fazer isso, vou reformular a seção trocando tudo pelas imagens novas e as cenas de teste ficarão disponíveis para download.
Abração