Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
gustavo_pch   Algum Lugar
ti_roc   Mauá, SP - AC
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

weberton santos   Rio de janeiro - RJ
g2guilherme   Curitiba-PR - PR
pamps   sbc - SP
Tiago Barrozzo   Fortaleza - CE

Boolean: usar ou não usar?

Por: Leandro  

Em: 06/06/2008 13:45

Galera, Tenho visto muita discussão a respeito do uso do Boolean aqui e seria legal pensarmos em algumas coisas. Dizer que NUNCA deve-se usar boolean, é radical. As técnicas de modelagens mais usadas atualmente são Poly Modelling (Box modelling, Poly by Poly) e NURBS. Isso não significa que ninguém deva usar Patch, Surface gerada por Spline Tools e Mesh Modelling (edição de primitivas Hi-Poly ou malhas geradas a partir de formas bidimensionais). A técnica de modelagem vai depender do projeto e do usuário, pois cada se sente mais à vontade com determinada técnica. Agora, o mais importante é que existe a possibilidade de mesclar as técnicas. Nos meus projetos, uso em larga escala Poly Modelling. Mas também uso Mesh Modelling e também, em determinadas situações, extrudo um shape e depois converto em poly pra continuar a modelagem... É muito mais versátil. Mas por que estou falando disso? Porque o Boolean pode entrar nessa. O maior problema da operação Booleana com polígonos, é quando vc usa dois objetos com número de vértices diferentes e localizados em diferentes locais da malha. Quando vc faz uma operação, acaba dando defeito e até inversão de algumas normais de faces. Isso tudo, até a versão 8 do Max, pois da 9 em diante, existe o Proo Boolean que ficou muito, muito melhor. Eu uso operação booleana em 3 situações: 1 - Objetos que são fáceis de resolver com boolean e que não são o foco da cena, ou seja, estão distantes da câmera e não serão vistos detalhadamente. 2 - NURBS é ótimo pra peças mecânicas, mas o do Max parou no tempo (a não ser que vc use plugins de NURBS no Max). Então, determinadas peças mecânicas, podem ser facilmente resolvidas com Boolean, deixando as quinas vivas mesmo e depois aplicando um material Arch&Design com arredondamento. Isso, se vc for usar o MR pra renderizar. Dá pra fazer em Poly? Dá, mas é mais lento que Boolean. Cada caso é um caso, cada projeto é um projeto. 3 - Para iniciar um modelo Low-Poly que será convertido em Poly para depois ser suavizado com MeshSmooth ou TurboSmooth. Como, nesse caso, os objetos envolvidos são Low-Poly, fica fácil de corrigir as imperfeições causadas pela operação Booleana, soldando os vértices para corrigir o Edge Loop da malha. Segue um exemplo dessa aplicação no seguinte tutorial na 3D Total: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials/bracercom/bracercom.asp Bom gente, repetindo: cada caso é um caso, cada projeto é um projeto e cada usuário tem suas preferências. Não vamos ser radicais, ok? Eu também não uso Boolean com muita frequência, mas que pode ajudar em determinadas situações, desde que vc conheça a ferramenta e conceitos do software, ajuda sim. Grande abraço a todos.
Acho que qualquer técnica de modelagem é válida, inclusive boolean e toda gama de opções que a paleta "Compound Objects" oferece. É importante dizer que quem domina todos os recursos de modelagem do Max jamais recorreria a plugins pra modelar o quer que seja.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
O SILVARUDO falou tudo ,,, existem situações e situações !!! Dependendo do objeto e da cena , um boolean pode oferecer um bom resultado!! Não pode é ficar na mesma ,,, não vou usar Boolean , por causa disso e daquilo, tem que usar se for ajuda-lo e se o resultado for obtido > FINISH!! Abraços
Foi o que eu disse. Concordo com vcs. Conhecer as técnicas, suas vantagens e limitações é essencial. Abraços,
Concordo plenamente. Usar boolean num modelo hy-Poly que será animado é suicídio... Mas em muitos casos pode ser bem útil por otimizar o tempo de modelagem. Mas eu particularmente prefiro modelar na mão mesmo. A última vez que usei o Boolean foi quando tinha dois meses de Max...
Doe medula óssea! Doe vida!
acho que o mais importante é vc se ajudar, pois vc ta num projeto, sente necesidade de boolean, mais nao usa pq acha isso muito iniciante, e acaba perdendo horas de modelagem e não chegar ao resultado que quer, eu uso mesmo, e mesmo qdo for pro no max, vou continuar usando, independente do que digam, eu tenho que ver oque é melhor pra mim, isso sim
Eu não sei se alguém não usa porque acha que é técnica de iniciante. Acho isso idota, pois não creio que exista "técnica de iniciante"... Mas pra quem quer aprender a modelar poly de verdade, nunca vai aprender se para qualquer dificuldade que pintar no caminho apelar pro boolean. Daí quando precisar de uma malha certinha, pois o objeto é passível de modificações, vai ter de refazer... Por isso disse que é um recurso útil, dependendo do caso.
Doe medula óssea! Doe vida!
Bom tutorial Leandro, gostei da técnica que o cara ensina de alinhar os polígonos antes de subtrair. Mas eu acho que ainda não vale a pena, porque se a pessoa tem que editar as faces para ficar certo, dá quase na mesma editar as faces para criar as formas que precisa no modelo. Hoje em dia com o Bridge o cara pode fazer os dois objetos, deletar as faces que vão sobrar de cada um, coloca um dentro do outro e usa o Bridge para conectar e formar a subtração sem boolean. Eu sofri muito com boolean no max quando começei no programa e depois que aprendi modelar em poly, nunca mais usei.
Mental Ray User
Pois é Gutão. Mas é como eu disse, cada caso é um caso. Não é só uma questão de saber modelar em Poly, e sim, de necessidade e tempo. Se a operação Booleana vai ajudar a acelerar o processo, por que não usá-la? Digamos que vc tenha uma cena cheia de ojetos em terceiro e quarto planos. Vc vai modelar tudo em Poly, aplicar subdivisão aumentando o número de polígonos e gastando tempo modelando objetos que não serão vistos detalhadamente? É claro, vc pode querer fazer isso. Eu fiz muito isso. Hoje eu gasto tempo naquilo que eu preciso gastar. E economizo polígonos ao máximo. Mas não estou indo contra sua forma de trabalhar. Cada um trabalha do jeito que acha melhor. Alcançando o objetivo, tá blz. Sou só contra o radicalismo, ok? Grande abraço,
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Ai pessoal! eu li todos os comentários e achei muita gente radical como fala o nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira" com relação ao uso do "boolean".Também sou adepto de conhecer todas as técnicas de modelagem porque em casos específicos vc conhecendo todos os recursos de modelagem pode prever e escolher qual opção de modelagem vc opte.É por isso que é importante conhecer todos os recursos de modelamento e até o "boolean" pode ser eficaz em situações específicas; usar recursos simples de modelamento não implica que o usuário seja somente iniciante; até os mais avançados usam recursos simples de modelamento dependendo da situação é claro.Depende de cada caso como fala o nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira".Eu venho notando a tempos pessoal que o nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira" e o "Ramon Zancannaro" são os dois participantes mais sensatos e com bom senso aqui na família 3d1; com todo o RESPEITO aos demais é claro; eu vejo muita gente radical aqui na família 3d1 condenando as coisas e os renders; as coisas não podem ser assim; cada pessoa tem que RESPEITAR o modo como as outras trabalham e usam seus recursos; se a pessoa modela só com "splines" e gera a extrusão eu não vejo problema nenhum desde que ela saiba o que está fazendo e que use outros recursos quando necessário. Não vamos ser extremistas pessoal; Por favor!! bom senso é tudo que um artista gráfico precisa ter e isso vale para qualquer profissão ok?? ;) Abraços pessoal e "boolean" e importante sim; mas tem outras opções como o "Pro boolean"; se o "boolean" não fosse importante a Autodesk não teria colocado esses recursos no Max....vlws!! "FORÇA E CORAGEM SEMPRE''...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707726.

Total de membros registrados: 135325

Últimos membros registrados: Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng, unaarq, kene1981, leticiabarros.

Usuário(s) on-line na última hora: 493, sendo 25 membro(s) e 468 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: modena3d, Carlos E. Nogueira, Victor Mendonça, Vladis, JMDesign, Fabio Catelleno, Reinaldo Silva, magster, Abilio, claro_lima, Baldo, marcola, nandao, gago, Adriano, Adalberto Rocha, Nuno, Hot, Thiago Couto, [email protected], Felipe Duarte, new, Fernando Cunha, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.