Em resposta ao caro Zulmar Junior ( E olha que ele ta me pedindo essa a uns 2 meses ) Mais ou menos como o prometido, ja abri um tópico fazendo uma introdução à idéia de lightmap, logo em seguida vou explicar alguns macetes sobre shadowmap e em seguida partirei para um pequeno tutorial passo a passo. Eis o Link:
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=284150#284150
Sobre o Tutorial de Zbrush.. vai rolar, aguardem... vou tratar de planejar bem a idéia e passar um e-mail para os amigos que me ofereceram ajuda nele... ( não percam a paciência comigo, eu não tenho muito tempo mas o pouco que sobra estou trabalhando nas idéias )
(Wake.. vou pra UVA sim cara ... xD Ja fiz a prova, ja passei.. só to arrumando um lugar pra morar no Rio.. mas to indo.)
chthome, se eu não me engano esse é exatamente o tema que o André aborda no CD que ele está prestes à lançar, e o material que ele estará disponibilizando lá é infinitamente superior ao que eu poderia fazer em um tempo curto, a sua idéia é ótima, mas eu não quero de forma alguma criar algo que concorra com o material criado pelo próprio André. ;)
cesarfg, essa é uma boa idéia, pra falar a verdade alguns desses shaders da Lume são extremamente bobos, e nem necessários hoje em dia.. mas alguns deles são muito úteis e valem à pena explicar mesmo, na verdade alguns dos mais úteis são os que o André ja explicou, mas mesmo assim, vou anotar a sua sugestão e pensar nela.