Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

exagero   São Paulo - Brasil - SP
rafaelboliver   Goiânia - AC
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
Shal   São Paulo
Lucas Rafael   Parana - PR

Portfólios Ver Mais

JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA
NickBoy3D   Breves-Pa - PA

Teste de tamanho de cena

Por: baliuz  

Em: 21/12/2008 15:36

Eu andava com dúvida de qual o melhor modo de salvar uma cena e economizar espaço no disco, então resolvi descobrir por mim mesmo e fazer uns testes. Como achei interessante o resultado, decidi postar aqui para talvez ajudar alguém. Eu montei uma imagem bem simples com uma boa quantidade de [i:cece60d480]Polys[/i:cece60d480] (simplesmente uma imagem com vários [i:cece60d480]Teapots[/i:cece60d480]). Isso para ver o melhor modo de salvar uma cena, para que a cena fique com o menor tamanho no disco. A dúvida era se manter os objetos com todos os ajustes deles ou converte-los para [i:cece60d480]Editable Poly[/i:cece60d480] ou em [i:cece60d480]Editable Mesh[/i:cece60d480] era melhor para ter uma cena menor no disco. Com esta e outras cenas parecidas eu fiz vários testes, para ter uma margem de erro menor. Mas a cena base, que é esta que esta logo em cima, tem um total de 32.768 polys e eu vou usa-la de referencia para o resultado. Aqui um breve procedimento do teste: Primeiro eu criei os objetos e salvei, depois eu converti para Edit Mesh e salvei novamente. Para que o histórico não atrapalhasse eu reabri a imagem original e converti os objetos para Edit Poly. Resultados: Teste1 Objeto.Original = 376 Kb Teste2 Editable.Mesh = 1.904 Kb Teste3 Editable.Poly = 2.952 Kb Eis o resultado que me surpreendeu. O Edit Poly simplesmente é 9 vezes maior que o objeto original, e o Edit Mesh é melhor que o Edit Poly para salvar, mas nem chega perto do original. Sugestão: É obvio que quando possível deixe o objeto criado sem converte-lo em nada. Mas quando for um objeto Editable Poly, procure antes de salvar converte-lo para Editable Mesh, para economizar espaço no seu disco. Por enquanto é só isso, já que é um teste simples e também o minha primeira colaboração para o fórum. Abraços a Todos, e obrigado por lerem.[/i]
Converter em editable mesh é importante nao so para baixar o tamanho do arquivo salvo, mas ao menos no caso de quem usa MentalRay é importante para economisar algum tempo no render. Pois quando ele vai fazer o render ele converte tudo para Editable Mesh, assim se a cena e grande d +, vale converter os editable poly para mesh... a diferença pode parecer pouca, mas no caso de uma animação o somatorio dos tempos pode resultar em varios minutos.
É isso ai baliuz, continue estudando e nunca perca a motivaçao.... Conhecimento nunca é demais. O Edit. Mesh é mesmo mais leve do que o Edit Poly, assim se tratando de uma sena complexa é aconcelhavel passar para Edit Mesh. Abraços.
Você pode fazer a mesma coisa agora com o Compress on Save ligado, na guia Files, no Customize>Preferences. Faz tempo que não uso por uma questão de comodidade. Mas me lembro q qndo usava o tamanho do arquivo baixava de 3 a 6 vezes... Testa aí...
O Editable Mesh é melhora que o Poly é melhor porque o mesh não esconde os edges tringulares como faz o poly. Bela contribuição. Parabéns! Abraços.
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) baliuz: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE COM A GENTE E QUE GOSTE MUITO! ;) gostaria de parabenizá-lo pelo seu ótimo tutorial; por incrível que pareça nunca parei pra pensar sobre o tamanho dos arquivos, salvando em "editable mesh" ou "poly"; se bem que se fosse parar pra racionar o arquivo em "poly" realmente seria muito mais pesado porque é a melhor e mais robusta forma de modelagem no Max, aonde o artista gráfico tem total liberdade de modelar objetos complexos como uma modelagem automotiva ou de objetos bem mais complexos; sempre que puder é bom antes de salvar o arquivo converter tudo para "editable mesh". Parabéns pelo ótimo tutorial e por ter publicado aqui na família 3d1; nós agradecemos pela sua ajuda e por ter compartilhado o seu conhecimento conosco. Abraços! ___________________________ [i:ab72b8de07]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:ab72b8de07]
nossa que bacana... tbm nuca tinha pensado em e economizar espaço no disco dessa forma...muito interessante essa informação parabens ae baluiz
www.pehde3d.blogspot.com

http://wellingtongb.deviantart.com/

Para o alto, e avante!!!!!
muito interessante! Agora testei a dica do Danilo Carlos e foi radical a compressão, com ela, em poly o mesmo arquivo passou de 271 Kb para 71 Kb, será que perde qualidade???? :00:
Galera fiquei curioso com os testes do nosso amigo baliuz e realizei alguns. Percebi algo bem interessante. -Criei um TEAPOT com 1 metro e 20 segmentos, e salvei. O arquivo ficou com 200kb. -Criei um TEAPOT com 1 metro e 20 segmentos, converti para Editable Poly e salvei. O arquivo ficou com 1.99mb. Agora eu criei um TEAPOT com 1 metro e 20 segmentos, mais inveis de converter para "Editable Poly" eu apenas apliquei o modificador "Edit Poly" e salvei. O arquivo ficou com 216kb. Se o modificador "Edit Poly" faz a mesma coisa de converter para "Editable Poly", e o arquivo fica bem mais leve, não é melhor fazer dessa forma? Abraços
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Ae galera alguem viu meu teste?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135263

Últimos membros registrados: spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi, graceholan64.

Usuário(s) on-line na última hora: 548, sendo 5 membro(s) e 543 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: spiceland, RAPH, cadwillem, deathstars, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.