Eu andava com dúvida de qual o melhor modo de salvar uma cena e economizar espaço no disco, então resolvi descobrir por mim mesmo e fazer uns testes. Como achei interessante o resultado, decidi postar aqui para talvez ajudar alguém.
Eu montei uma imagem bem simples com uma boa quantidade de [i:cece60d480]Polys[/i:cece60d480] (simplesmente uma imagem com vários [i:cece60d480]Teapots[/i:cece60d480]). Isso para ver o melhor modo de salvar uma cena, para que a cena fique com o menor tamanho no disco.
A dúvida era se manter os objetos com todos os ajustes deles ou converte-los para [i:cece60d480]Editable Poly[/i:cece60d480] ou em [i:cece60d480]Editable Mesh[/i:cece60d480] era melhor para ter uma cena menor no disco. Com esta e outras cenas parecidas eu fiz vários testes, para ter uma margem de erro menor.
Mas a cena base, que é esta que esta logo em cima, tem um total de 32.768 polys e eu vou usa-la de referencia para o resultado.
Aqui um breve procedimento do teste:
Primeiro eu criei os objetos e salvei, depois eu converti para Edit Mesh e salvei novamente. Para que o histórico não atrapalhasse eu reabri a imagem original e converti os objetos para Edit Poly.
Resultados:
Teste1 Objeto.Original = 376 Kb
Teste2 Editable.Mesh = 1.904 Kb
Teste3 Editable.Poly = 2.952 Kb
Eis o resultado que me surpreendeu. O Edit Poly simplesmente é 9 vezes maior que o objeto original, e o Edit Mesh é melhor que o Edit Poly para salvar, mas nem chega perto do original.
Sugestão: É obvio que quando possível deixe o objeto criado sem converte-lo em nada. Mas quando for um objeto Editable Poly, procure antes de salvar converte-lo para Editable Mesh, para economizar espaço no seu disco.
Por enquanto é só isso, já que é um teste simples e também o minha primeira colaboração para o fórum.
Abraços a Todos, e obrigado por lerem.[/i]