Dicas do Tio Mansa...
Olá amiguinhos,
Bueno, tive uns empecilhos cotidianos e não pude comparecer no sábado. Mas conforme combinado, para aqueles que vem acompanhando esta partilha de informações. Sabem que estou em tempo ainda para colar meu post...
Então vamos lá...
Reference Cordinate System - Semana 4
30/03/2009
A dica desta semana contribui um pouquinho com versatilidade na modelagem. A idéia é deixar de lado a preocupação com objetos rotacionados. Lembro que costumava anotar os "graus" dos giros de peças que poderia querer alterar em escala, para poder retornar a 0 graus para poder usar as coordenadas do "mundo virtual". Ou seja da viewport em questão.
A primeira figura demonstra um cilindro rotacionado a 45 graus no centro da viewport através de uma perspectiva.
Uma peça rotacionada não precisa voltar a sua posição natural para ser alterada. Basta usar a referência certa para o sistema de coordeanas desejado. Eu uso muito a opção "Local", por exemplo. Converti o cilindro em "editable Poly" selecionei uma face de topo do objeto e com a referencia "Local" abilitada arrastei a face mais para cima. Veja que arrastei através do "Gizmo". E qeu a trajetória seguiu as referencias de coordenadas do objeto e não no ambiente. Como de costume.
Também é possível escalanonar a peça sem perder as suas simetrias....
E era isso, espero mais uma vez ter ajudado em alguma coisa... :D
Forte abraço!!
Ricardo Mansilha