Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

andersonflat   Bauru/SP - SP
An3dre   Araras / SP - SP
marcio castro   sao paulo - AC
Lucas Rafael   Parana - PR
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

biomarx   São Paulo - AC
rgdesign   chapeco - SC
IlacielArq   Rio de Janeiro, Brazil - RJ
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC

Dicas do Tio Mansa - Semana 5

Por: mansilha  

Em: 06/04/2009 00:12

Dicas do Tio Mansa... Olá amiguinhos, Bueno, normalmente eu penso... Será que não vou falar sobre o que todo mundo já sabe? De qualquer forma, sempre pensei assim, e sempre me surpreendi com as respostas que venho recebendo... Porém, esta dica é um estudo recente que venho fazendo. E acho, bom, pelo menos, acho que está dica irá servir para um número maior de usuários.... Então vamos lá... Area to Render / Region - Semana 5 05/04/2009 Uma das coisas que mais me ajudam no momento em que vou criar uma textura é usar uma região apenas para o render. Desta forma eu consigo manter todas as configurações de iluminação e aproveitar os bounces e sombras dos objetos que estão espalhados na área total do render. Olhando a nova versão do Max, 2010... acredito que esta dica vai cair por terra. Uma vez que as texturas vão poder ser criadas em tempo real na viewport... é isso mesmo. Vai facilitar para cara....mba...hehehe. A dica então é selecionar apenas a região que a gente esta trabalhando no momento determinado material. Na figura abaixo eu mostro um exemplo onde o meu interesse era apenas no material "cromo" no farol da frente de um carrinho qualquer. Vejam que a tela no entorno esta preta porque não tinha feito nenhum render anteriormente. Se não, o último render "total" seria preservado. A marcação da região pode ser retirada mudando na propria tela do render de "region" para "View". Isso quer dizer que é possível renderizar toda a imagem... e depois substituir apenas parte da cena. Sem precisar renderizar tudo de novo. É não é mole não...hehehe. Confiram a troca do farol que fiz para exemplo. Vejam que eu alterei o cromo do farol. O interessante que o cromo do farol é o mesmo das rodas e de tudo mais que tem cromo na cena. Sendo que os demais itens não serão alterados. As próximas 3 gravuras demonstram todo o processo. Render do carrinho normalmente... Render da região onde existe a necessidade de troca... Ilustração de como retirar a marca de região para aproveitar a cena toda... O que acham? Para setar a região que deseja renderizar. Basta ir até o Setup do render e setar "region" conforme figura abaixo. Então basta ir até a viewport e demarcar o lugar onde será renderizado. Bom galera, por hoje é só... Espero ter ajudado!!! OBS:Galera, aqueles que ajudei com esta dica, se puder responder com um: Eu não sabia... me ajudaria saber se está valendo ou não a pena essas dicas. Que no caso, me incentiva a continuar. Desde já agradeço!!! Ricardo Mansilha

www.trace3d.com.br
olha cara....essa eu não sabia .....muito boa...economiza muito tempo msm.....e o bom eh q vc naum precisa ficar baixando qualidade da imagem para ficar vendo os upgrades...hehehehe acho q a galera vai gostar dessa^^ muito boa msm cara....mas isso eh possivel em qualquer max?? abraços...
portfolio/blog http://guivesgo.blogspot.com/
pow.. muito legal... rss parabéns mansilha... forte abraço.
boa cara, isso vem do vue até onde sei,, no max 2009 faz tb, interessante e prático rápido,, muito bom mansa.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Guivesgo, não sei te responder se é possível em qualquer max. Tenho o Max 2009, vou dar uma olhada em casa no max 2008.... Mas por enquanto o que tenho a dizer é isso! Forte abraço e valeu da presença!!! Chthome... Valeu ai dos meu!!! hueheuhe. Forte abraço!!! Wagner.... Do Vue é??? masssss. Brigadaum meu velho. Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
sei lá cara.. naum sei a quanto tempo tem isso no max, mas no vue vc seleciona a área de render hehehe
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
opa, legal wagner.... brigado pela informaçao...:) Bueno galera respondendo a pergunta que não quer calar.... esse recurso funciona para max anteriores ao 2009. Voltando pra tras até o 9 sim.... O amigo pedrosa contribui neste link que estou passando....para quem tiver dúvidas... deem uma olhada. Lá em baixo...quase no rodapé da página!!!! http://www.cg-auto.com.br/forum/viewtopic.php?f=55&t=586 Forte abraço

www.trace3d.com.br
Boa mansilha! guivesgo, no max 2009 fica perfeito, nos outros as vezes aparece uns pixels brancos em volta da região.
V-Ray 1.5 Addict
Eu tinha vontade de fazer isto. Agora já sei. Obrigado.
nao eh tao novo assim.. se nao me engano desde o 7 ja eh possivel fazer isso.. a partir do 8 eu tenho certeza... abraco!
------------- Vinicius "Guiado pelo liquido negro que jorra das tetas da aranha-mãe"

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707898.

Total de membros registrados: 135468

Últimos membros registrados: Saturo026, Joc.Olie, juliovanzella, rhita, glauberjr, natan7767, araoa, gavafelipe.

Usuário(s) on-line na última hora: 466, sendo 3 membro(s) e 463 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Saturo026, claro_lima, Joc.Olie.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.