Dicas do Tio Mansa...
Olá amiguinhos,
Bueno, normalmente eu penso... Será que não vou falar sobre o que todo mundo já sabe? De qualquer forma, sempre pensei assim, e sempre me surpreendi com as respostas que venho recebendo...
Porém, esta dica é um estudo recente que venho fazendo. E acho, bom, pelo menos, acho que está dica irá servir para um número maior de usuários....
Então vamos lá...
Area to Render / Region - Semana 5
05/04/2009
Uma das coisas que mais me ajudam no momento em que vou criar uma textura é usar uma região apenas para o render. Desta forma eu consigo manter todas as configurações de iluminação e aproveitar os bounces e sombras dos objetos que estão espalhados na área total do render.
Olhando a nova versão do Max, 2010... acredito que esta dica vai cair por terra. Uma vez que as texturas vão poder ser criadas em tempo real na viewport... é isso mesmo. Vai facilitar para cara....mba...hehehe.
A dica então é selecionar apenas a região que a gente esta trabalhando no momento determinado material. Na figura abaixo eu mostro um exemplo onde o meu interesse era apenas no material "cromo" no farol da frente de um carrinho qualquer.
Vejam que a tela no entorno esta preta porque não tinha feito nenhum render anteriormente. Se não, o último render "total" seria preservado. A marcação da região pode ser retirada mudando na propria tela do render de "region" para "View". Isso quer dizer que é possível renderizar toda a imagem... e depois substituir apenas parte da cena. Sem precisar renderizar tudo de novo.
É não é mole não...hehehe. Confiram a troca do farol que fiz para exemplo. Vejam que eu alterei o cromo do farol. O interessante que o cromo do farol é o mesmo das rodas e de tudo mais que tem cromo na cena. Sendo que os demais itens não serão alterados. As próximas 3 gravuras demonstram todo o processo.
Render do carrinho normalmente...
Render da região onde existe a necessidade de troca...
Ilustração de como retirar a marca de região para aproveitar a cena toda...
O que acham?
Para setar a região que deseja renderizar. Basta ir até o Setup do render e setar "region" conforme figura abaixo. Então basta ir até a viewport e demarcar o lugar onde será renderizado.
Bom galera, por hoje é só...
Espero ter ajudado!!!
OBS:Galera, aqueles que ajudei com esta dica, se puder responder com um: Eu não sabia... me ajudaria saber se está valendo ou não a pena essas dicas. Que no caso, me incentiva a continuar. Desde já agradeço!!!
Ricardo Mansilha