15 Dicas e Truques – Iniciantes

Por: extra3d  

Em: 02/11/2009 19:27

Olá pessoal da 3d1 resolvi traduzir umas dicas para 3DSMAX e compartilhar com todos aqui, serve mais para iniciantes, mas como nem todo mundo sabe tudo, essas dicas podem servir para os mais experientes também, abraço a todos. 15 da Dicas & Truques mais utilizados na FLORENCE DESIGN ACADEMY. Link do meu post http://leandroportfolio.wordpress.com/2009/11/02/15-dicas-e-truques-iniciantes/ no final do meu post original encontra-se o link original em inglês. Abraço a todos. Ps: qualquer crítica sobre a tradução será bem vinda, já que meu inglês não é dos melhores. 1. Dica: Você sabia que architectural materials e self-ilumination são os materiais emissores de luz (Mental Ray e Vray)? Se você aplicá-los em uma caixa, que você vai ter um efeito semelhante a uma photometric area light ou uma VrayLight. 2. Dica: Tente usar sempre sombras suaves em seus renderings, se possível. Sombras pesadas quase sempre dão uma aparência mais falsa. Com as luzes "MR Omni /Spot" a escala do tamanho da luz está nas “area light parameters” (mentalray). No Mental Ray você deve usar as sombras "Raytraced"! No Vray habilitar Omni Spot na area shadow e dimensionar o tamanho da luz. As sombras soft shadows levaram mais tempo de render! 3. Dica: Para simular sombras reais é importante que os objetos da cena estejam na sua escala real ou proporções exatas. 4. Dica: Como reduzir o tempo de render para testes: a) A opção principal para diminuir o tempo de render é o tamanho da imagem. Normalmente eu uso 150x112 pixels de tamanho. É demasiadamente pequeno para ver os detalhes do objeto, mas é perfeito para compreender as condições da luz. b) Baixe a qualidade da sombra ! c) Reduzir o número de polígonos dos objetos (experimente usar o modificador OPTIMIZE nos objetos que não tem MESHSMOOTH aplicados )! d) Reduzir o número de fótons e / ou dos "SAMPLES" Na setagem do seu renderizador. Vray / MentalRay / Brasil / RS finalRender / etc. e) Tenha cuidado com a quantidade de luzes (luzes demais vai fazer com que o render se torne mais lento)! 5. Dica: Evite usar Editable Mesh mas sim EDITABLE POLY. Editable Poly é otimizado para a modelagem avançada, deixa a malha muito mais estável ocasionando menos erros na malha, com a vantagem de ter muito mais recursos de modelagem. 6. Dica: ao invés de você usar MESHSMOOTH em um BOX, use a CHAMFERBOX das Primitivas Extendidas (Extendeds Primitives), pois ela com nenhum modificador ficar com menos polígonos que a primeira. 7. Dica: às vezes, alguns vértices desaparecem durante o processo modelagem de um objeto. Para corrigir esse erro tente algumas destas opções: a) Converta o seu objeto novamente para um Editable Poly, ou; b) Converta o seu objeto para Editable Mesh e depois para um Editable Poly. c) Salve o arquivo, saia do 3dsMax e abra novamente o arquivo. d) Salve o arquivo, saia do 3dsMax e de um MERGE do objeto num novo arquivo. 8. Dica: a melhor luz para criar highlights (luzes, brilhos, destaques), são as Omni Lights (ou MR Omni) 9. Dica: não use area shadows no MentalRay, elas são muito lentas e não são otimizadas para o mesmo. O resultado melhor/rápido é mais visível quando você usa sombras Raytrace. Se você está trabalhando com o LIGHTRACER (Skylight) , você pode usar area shadows. O resultado é o mesmo que no MentalRay com sombras Raytrace. 10. Dica: (Para iniciantes) Quando você está trabalhando, às vezes você não consegue mais mover o objeto. Provavelmente você tenha pressionado a tecla X . Pressione novamente X para ativar a ferramenta MOVE (GIZMO). Problema semelhante: Você pode selecionar somente um objeto, todos os outros objetos não podem ser selecionados mais: provavelmente você tem pressionado ESPAÇO e bloqueado o objeto. Pressione novamente ESPAÇO para desbloqueá-lo. 11. Dica: Quando você cria um objeto com splines com loft, pode acontecer que no final ou início do objeto tenha um erro. Para corrigir o problema que você deve escolher CORNER no modo vertex, no primeiro e último vértice do seu spline. 12. Dica: Baixe SEMPRE o último servicepack para sua versão do 3dsMax. Ele irá corrigir erros importantes. 13. Dica: Só pode haver 2 erros quando você faz uma extrusão (spline ou modificador extrude): a) Pode estar havendo sobreposição de segmentos em sua spline. b) Ou forma não esta fechada, verificar onde os vértices não foram soldados. 14. Dica: Se você for construir objetos com SPLINES, tente construir com um número mínimo de vértices. Se você converter os vértices em smooth/bezier/bezier-corner, poderá criar muito formas orgânicas e arredondadas com um número bem pequeno de vértices. 15. Dica: Se os ícones da interface do seu 3DSMAX sumiram, tente as dicas abaixo: a) Talvez você esteja no MODE EXPERT, pressione CONTROL + X b) Customize> Customize User Interface> Toolbars> e clique em Reset! c) botão "Iniciar" do Windows> Autodesk> 3Ds Max> change graphics mode! d) Reabra uma nova interface para o MAX ... Customize> Load Custom UI Scheme.
www.behance.net/araujoxyz
legal cara, eu tinha lido um tempo atrás , agora deu uma reforçada . valeu pela iniciativa !
Pena que tem algumas furadas nessas dicas, que eu ja tinha notado quando vi a versão original: 1. fala do material architectural e cita o mray e o vray... mas nos dois ele não funciona direito, o ideal é usar o arch&design com o self illuminte ligado no mental ray e o vraylightmtl no vray. 2. o ideal é usar area light real, photometric no mray e vraylight no vray. 8. essa mesmo não faz sentido nenhum... o ideal é esquecer o highlight e usar area light visivel no render para produzir reflexos reais das luzes.
Bom, seguinte muito legal sua explicações Fla3d, terei q corrigir estas informações então, desculpem me o equívoco, sobre a oitava tb achei meio estranho mas nao quis duvidar da "academy" hehehe, apenas traduzi, abraço ai, valeu.
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É meio complicado alterar ja que vc traduziu o artigo... talvez deixe como comentarios mesmo. ;)
Claro não vou alterar, serão apenas resalvas heheeh, valeu abraço.
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