Gráficos 3D ao vivo para televisão

Por: Tony  

Em: 08/12/2009 18:02

Olá, eu tinha uma dúvida misturada com curiosidade e profissão que já deixava de orelha em pé rsrs, a dúvida era, como inserir animação 3d no meio do campo, entre os intervalos de jogos. está ai a resposta! encontrei uma artigo sobre o tal assunto, e quero compartilhar aqui, já que ninguém deu uma resposta concreta a minha dúvida rsrs. O sistema Morpho 3D da Orad é um gerador de caracteres 3D que assegura rapidez de processamento em tempo real e total liberdade criativa. O Morpho 3D é uma ferramenta que integra numa caixa não apenas a componente de controle, como também a componente de render engine e de playout. Aproveitando os desenvolvimentos mais recentes da Orad em termos de hardware gráfico, na mesma estação estão disponíveis uma solução extremamente poderosa do ponto de vista de geração de gráficos e bastante simplificada do ponto de vista funcional. Habitualmente, os geradores de caracteres 2D usados pelas emissoras de televisão visam dar resposta a operações repetitivas sem grande grau de criatividade. Quando se passa para o domínio 3D, as emissoras estão condicionadas a usar soluções muito mais caras para produzir os gráficos, normalmente com recurso de rendering ou então gerados a partir de templates predefinidos. O objetivo da Orad com esta nova solução é que as pessoas que venham da área de geração de caracteres 2D possam, muito facilmente, transitar para este tipo de plataforma. Com o Morpho 3D, a empresa pretende atingir um mercado diferente, que passa por pequenos canais de televisão regional, por trabalhos gráficos específicos em estúdios, pela utilização em unidades de externas, pela geração de gráficos para esportes, pelas salas de edição de noticiários, etc., com preços próximos ao de uma estação 2D. Numa comparação simplificada, pode-se dizer que a empresa tentou fazer a operação tão simples quanto a de um PowerPoint. Apresentação mundial Prevendo uma excelente aceitação no mercado para uma solução 3D avançada deste tipo, a Orad tem apostado em eventos como o que acompanhamos em Portugal para promover todo o seu potencial. O Morpho 3D surge como um gerador de caracteres completo que cobre todo o fluxo de geração de caracteres desde a fase de criação, até à fase de playout. Em termos de hardware é uma unidade de 2RU, que apesar de pequena foi criada com a preocupação de se tornar compatível com operações broadcast – aproveitando a experiência da marca em integração de soluções gráficas on-air. O objetivo consistiu em que não se tratasse de mais uma workstation convencional, evitando que, em caso de falha da fonte de alimentação, por exemplo, o usuário ficasse sem os gráficos no ar. Por isso a Orad controla todo o hardware contido nesse equipamento compacto, especificado segundo as normas broadcast. Por outro lado, a empresa não esqueceu a importância da interface do software nas operações de televisão e ela estará disponível em quase todos os idiomas, incluindo o português com corretor ortográfico. A interface de usuário, para quem conhece sistemas como o Orad 3Designer ou o gerador de caracteres Maestro para a estação HDVG, é um mix simplificado dos dois produtos, para que, na mesma ferramenta, se consiga ter tanto a criação como as ferramentas de playout. Mas isso não quer dizer que o Morpho 3D só consiga fazer coisas simples. A solução tem a possibilidade de importar modelos e projetos mais complexos que tenham sido feitos em 3Designer e que podem rodar no Morpho 3D, portanto o render engine do Morpho é compatível com o 3Designer. Durante a apresentação da Orad, ficou claro que o Morpho 3D é um produto em que a empresa está trabalhando há alguns anos com o objetivo de criar uma solução que responda às mudanças que se sentem no mercado de broadcast. Isso tem a ver especialmente com a forma como as pessoas vêem televisão, que mudou radicalmente na área de notícias, por exemplo, na qual é muito difícil que as pessoas se sentem às oito horas da noite para assistir a um jornal inteiro. A Orad trabalha com a realidade de um momento em que as pessoas vêem as notícias e os resumos do futebol na Web e os próprios canais de televisão sentiram necessidade de colocar esses conteúdos na Web, não sabendo ainda muito bem como os capitalizar. A Orad considera que a resposta para estes desafios é o Morpho, que é uma ferramenta que se posiciona num nível de preço acessível e por outro lado tem a capacidade de operação suficiente para poder massificar o 3D nas emissoras. Trabalho 3D simplificado Deste modo, no que diz respeito às suas características, o Morpho 3D tem como prioridade transformar os gráficos 3D em algo fácil e de uso diário em televisão. Para isso, contribui o fato de ter, por exemplo, apenas três níveis de layers (back, middle e front) de fácil utilização. A seleção dos itens está claramente inspirada no PowerPoint. A rotação de objetos também é simplificada. Na verdade a rotação não é feita em janelas com visões tridimensionais (mais familiares para animadores 3D), mas sim tratada como uma simples perspectiva (conceito que os profissionais têm como familiar no 2D). O scanning de objetos também está simplificado e pode ser feito, por exemplo, em caixas de texto onde se lançam os valores manualmente. A configuração de tabelas de cor (LUT) também está simplificada, existe uma espécie de combo-box que permite fazer a seleção de LUTs standard, um conjunto pré-definido de valores sobre os quais se podem selecionar tabelas de cor específicas. Além disso, a solução dispõe de uma biblioteca de assets totalmente pesquisável. Permite criar pastas com assets próprios, possibilitando que outros elementos gráficos, projetos ou modelos que sejam criados sejam gravados para reutilização posterior e com um tipo de interface que é familiar e relativamente simples de utilizar e de pesquisar. A mesma coisa acontece com as páginas, o Morpho permite criar um pacote completo e exportá-lo de uma só vez, de uma forma simples. Em termos de geração de caracteres, a Orad também tentou simplificar a tarefa. Independentemente da sofisticação gráfica dos demais elementos, existem apenas dois tipos de texto: decorativo 2D e extrudido 3D. Desta forma os resultados obtidos estão otimizados para visualização em televisão SD ou HD, assim como para resoluções web. O sistema permite total controle sobre o tempo das animações, bem como a entrada e a saída controlada pela exibição. Movimentos típicos de roll e crawl estão disponíveis da direita para a esquerda e vice-versa e em sentido ascendente e descendente, o que permite utilizar a plataforma para fazer todo o grafismo de um determinado programa ao vivo. Os movimentos das animações são gerados totalmente em tempo-real, a partir de opções predefinidas, mas permitem controlar a direção em 360º, permitindo colocar um segmento de movimento em loop, por exemplo, com a possibilidade de se temporizar todo os movimentos em função do timecode determinado pelo usuário. É possível ainda definir movimentos separados de entrada e de saída dos gráficos do ar. Texto em vários línguas Como dissemos, não apenas a interface do Morpho 3D está disponível em diferentes línguas como o sistema tem um corretor ortográfico integrado para os idiomas: alemão, chinês, espanhol, francês, inglês, japonês, português e russo. Este é um elemento importante, especialmente na área da informação, onde os jornalistas manifestam relutância em utilizar a automação do grafismo, que lhes permite, no momento em que estão editando matérias, introduzir os dados dos gráficos sem a preocupação de deixar passar erros ortográficos. No entanto, o usuário pode ativar o idioma que preferir, o que para quem está habituado a trabalhar com interfaces em inglês pode ser uma opção agradável. O Morpho 3D baseia-se numa arquitetura 100% Unicode e por isso suporta todo o tipo de caracteres de todos os idiomas. Das características mais ligadas ao hardware destacam-se as entradas SDI que podem ser SD ou HD e que pode ser utilizada para mapear em qualquer objeto. O vídeo, tal como em outras ferramentas tradicionais da Orad, é encarado como uma textura. Usualmente é utilizado para a construção do painel de vídeo virtual em que depois vai ser mapeado o sinal dessa entrada de vídeo, mas pode ser usado, por exemplo, para uma espécie de DVE ou num gráfico que entre em overlay. O sistema permite também reproduzir clipes de múltiplos formatos (AVI, Quicktime, DV, DV25 e MPEG) a partir da rede ou a partir do disco local. Os clipes de vídeo podem ser integrados no grafismo que está sendo exibido no momento. No fundo, podem existir até três conteúdos de vídeo distintos no grafismo que sendo gerado com o Morpho 3D num determinado momento. Um que é originado na fonte de vídeo física e outros dois que são clipes que podem ser reproduzidos a partir da rede. Em termos de controle de som é possível associar efeitos sonoros com gráficos. O Morpho 3D suporta até oito canais de áudio, reproduz arquivos formatos tradicionais como MP3 ou WAV e possibilita a entrada progressiva (fade in) do efeito sonoro junto com o gráfico. Entrada de informação Em termos de fontes de dados externos o Morpho 3D revela-se na sua plenitude, surpreendendo de forma positiva, porque além de continuar no caminho da simplicidade ao nível funcional, permite a integração com praticamente todas as fontes possíveis, quer sejam RSS, SMS, MS Excel, SQL ou outras, permitindo ações como drag and drop diretamente de um browser de Internet para a janela de criação. O sistema pode inclusive reproduzir automaticamente um ticker alimentado por RSS, se for esse o caso. No entanto, a inserção de dados pode também ser feita com ações baseadas em valores programáveis. Ainda ao nível de integração, o Morpho permite uma ampla variedade de importação de objetos 3D do sistema Orad 3Designer, de modelos 3D no formato Collada (atualmente um XML royalty free suportado pelo Khronos Group que permite a troca de assets digitais interativos na área de 3D, suportando até 45 mil polígonos deste tipo de objetos, o que é extremamente interessante), de arquivos de Photoshop com layers (permitindo importar os nomes e ativar ou desativar os layers que se pretender para posicionar cada um deles em back, middle ou front) e importa apresentações em PowerPoint. Ele também importa qualquer tipo de formato de imagem. Para usuários de soluções Orad com sistemas tradicionais que trabalhem com 3Designer é possível rodar esses objetos no Morpho ou em conjunto objetos e animações. Por exemplo, um estúdio que na maior parte do tempo gere gráficos de última hora, pode em qualquer momento usar o Morpho 3D para colocar um projeto no ar feito pelo Departamento de Gráficos que não exige alterações de última hora. O playout pode ser feito de forma seqüencial com preview, ou de forma controlada pelo usuário, que pode determinar a ordem de surgimento dos elementos. Outra característica vantajosa do Morpho 3D está no fato de incluir tutoriais no sistema, bem concebidos, com informação detalhada que permite ao usuário perceber rapidamente os passos para concluir a sua criação. Versões disponíveis No que diz respeito aos chassis, o Morpho 3D é na verdade uma solução que integra duas máquinas com processadores Intel: uma estação Linux que é o render engine e um PC de controle que inclui a interface gráfica Windows XP e que controla as conexões em rede para outra estação. Apesar de ser uma estação de baixo custo, a Orad quis usar uma versão simplificada do Linux só com os processos essenciais para rodar o render engine, mas que o deixasse livre de vírus. Como é uma estação SD e HD, suporta genlock blackburst e trilevel para garantir sincronismo em infra-estruturas de alta definição. Ambas as máquinas dispõem de portas Gigabit Ethernet, tendo o render engine seis portas USB (quatro à frente e duas atrás), 2 entradas de vídeo ( u m a SD/HD-SDI e outra SDI) e 3 saídas (duas SDI mais key) mais saída DVI/VGA para preview e contém um disco interno de 500GB, o que permite armazenar muitos conteúdos na própria emissora sem que ela tenha que estar ligada a um servidor em rede. O áudio está disponível em S/PDIF e saída analógica 5.1, assim como embebido na saída SDI (4 canais). Quanto às versões, o Morpho 3D está disponível para aplicações SD nos modelos 2100 e 3100, tendo como diferença no 3100 a correção de cor em tempo-real, reprodução de clipes em rede e 8 pistas de áudio, enquanto o modelo 2100 apenas suporta áudio estéreo simples. Além disso, há uma ligeira diferença de integração com o sistema 3Designer: o 2100 só integra modelos 3Designer, enquanto o 3100 também importa as animações. Os modelos Morpho 3D 2200 e 3200 apresentam as características básicas dos modelos anteriores com a diferença de que são HD. Para simplificar a evolução nas instalações, o que existe é uma simples diferença de licenciamento, sendo todo o hardware Morpho 3D capaz de suportar HD e todas as funcionalidades, mas de acordo com a licença que o usuário adquirir é dada uma chave referente ao HD ou ao SD. Se tiver o usuário uma licença SD pode, a qualquer momento, fazer o upgrade da sua licença, após o que receberá uma chave que permite acessar o software onde estão as funcionalidades HD. Na visão do fabricante, a Orad conseguiu assim alguma poupança construindo apenas um modelo de hardware, atualizável segundo as necessidades do cliente. Espero que tenham gostado, abraços até mais.
nossa, mto legal. ótmia contribuição, hehe, programinha poderoso esse hein :D ... esse é um caminho sem volta, o 3d cada vez mais vai estar associado à essa interatividade... mto boa a matéria.

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