Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leochung   Londrina PR - PR
Mtatagiba   Brasil - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC
dami   João Pessoa pb - AC
silvaserik   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

charles_camp   Rio de Janeiro
Beri   RJ, Rio de janeiro - RJ
hunterkoon   sao paulo - AC
Antonio   São Paulo - AC

Trabalho da pixar passo a passo

Por: Raul Chaparral  

Em: 08/11/2010 15:26

O software utilizado com certeza foi o Realistic Renderman, nao utiliza nenhuma especie de iluminacao global como Final Gather ou Photons, utiliza outro tipo de GI q funciona mais como um AO colorido, Point Cloud Indirect Light, eles deram palestra sobre isso no Google Summer of Code 2010. Este processo de GI nao e fisicamente correto, so serve mesmo para animacoes pq e rapido, estao implementando este mesmo processo no Blender 2.60.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
luz é tudo ..... a diferença do penultimo e o ultimo quadro é absurda ....
"Kornlu" disse: O software utilizado com certeza foi o Realistic Renderman, nao utiliza nenhuma especie de iluminacao global como Final Gather ou Photons, utiliza outro tipo de GI q funciona mais como um AO colorido, Point Cloud Indirect Light, eles deram palestra sobre isso no Google Summer of Code 2010. Este processo de GI nao e fisicamente correto, so serve mesmo para animacoes pq e rapido, estao implementando este mesmo processo no Blender 2.60.
Kornlu - Não sei se ja viu esse DVD http://www.thegnomonworkshop.com/store/product/185/ do Jeremy Vickery q trabalhou na Pixar ele mostra esse esquema de AO Colorido no Mental Ray usando Maya, deve ser o mesmo esquema q vc ta falando
Portfólio - http://www.tokis-art.com
Blog - http://tokis-art.blogspot.com
Flickr - http://www.flickr.com/photos/tokis
Tokis, nao e o mesmo esquema nao, tem diferencas, o do Mental Ray e so AO mesmo, esse esquema calcula bounces de luz tbm, mas nao e fisicamente correto como um GI tipo pathtracing, photon mapp ou final gather. Eles decidiram colocar esse mesmo esquema de calculo de indirect light no renderizador interno do Blender, por ser rapido e bom para animacoes, e nao causa flickers na imagem. EU tinha o pdf aqui explicando mas nao sei mais onde esta.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
quem liga se é fisicamente correto não é mesmo?! O importante é ficar bom!!! heheh
Sim Andeciuala, e e muito rapido, por isso os caras estao usando isso em animacoes, ainda por cima nao causa flickers como outros meios de calculo de GI, se nao me engano foram os caras da Pixar q desenvolveram esta maneira tbm, e agora estao implementando no Blender, fiz uns testes com versoes beta e ate q e bom, mas ainda falta trabalharem bastante.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Raul Chaparral: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu comentário e a sua contribuição, meus Parabéns, adorei as imagens com um dos longas mais famosos da Pixar: o Toy Store. Realmente a diferença das imagens mais especificadamente, a penúltima e a última é bem gigantesca mesmo. Iluminação em Computação Gráfica é tudo. Se o artista gráfico tiver que fazer uma opção entre uma cena bem modelada e mal iluminada e uma cena mal modelada e bem iluminada, é melhor ele escolher uma cena mal modelada e bem iluminada, porque uma boa iluminação mostrará muito mais detalhes e sombreamentos de uma mal modelagem do que uma cena com uma boa modelagem mas com uma ILUMINAÇÃO RUIM que não tem o que mostrar. Agora sobre os comentários do renderizador, com certeza como falou bem o nosso amigo e colaborador "Kornlu" eles usaram o Renderman da Pixar. Só existem dois super renderizadores antigos que foram usados na maioria do cinema mundial: um é o grande Renderman da Pixar e o outro é o Mental Ray da Mental images. Mas eu digi uma coisa: TUDO O QUE PODE SER FEITO NO RENDERMAN PODE SER FEITO TAMBÉM NO MENTAL RAY. Isso tudo por um simples motivo: o Mental ray não é um renderizador, ele é um SOFTWARE DE RENDER A PARTE como o grande Renderman da Pixar , exatamente pelo fato do Mental Ray ser um software de render de linguagem aberta, QUALQUER EFEITO QUE VC QUISER GERAR E O MENTAL RAY NÃO REPRODUZIR, O QUE É MUITO DIFÍCIL, É SÓ ABRIR UM BLOCO DE NOTAS E ESCREVER UM SHADER PARA FAZER TAL EFEITO, SÓ PRECISA SABER PROGRAMAR EM LINGUAGEM C++. O software de renderização Mental ray 3.8 ® gera imagens de excelente qualidade e realismo insuperável. Ele combina fisicamente correta a simulação de luz com a programação completa que permite a criação de qualquer efeito visual imaginável. O RealityServer 3D é a plataforma web de serviços de software que é altamente escalável para milhares de servidores. É ideal para criar e implantar serviços web 3D para aplicativos interativos e colaborativos 3D. Além disso, o software de render Mental Ray usa aceleração avançada e técnicas de sampleamento para tornar mais rápido, mesmo menor, as máquinas de um único processador. Durante os últimos 20 anos o Mental Ray se tornou o padrão de processamento em diversas indústrias, tais como animações, imagens em movimento, efeitos visuais, Computer Aided Design (CAD), criação de conteúdo digital (DCC) e muito mais. Com as tecnologias de Reality Server, Mental mill, MetaSL, Mental Mesh, Iray e o novo Dice ( Distributed Computing Environment ) QUASE todas as necessidades de se suprir uma animação com iluminação avançada serão feitos, mas isso ainda é uma projeção bem longinqua, porque não conseguiram renderizar animação com raytracing em Avatar, tiveram que fazer outras alternativas a essa técnica. Abraços e Parabéns pelo tópico pessoal. __________________________ [i:9885fc5395]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:9885fc5395]
Muito boa informação, legal compartilhar.
Eu estou aprendendo a usar o MR, já havia lido sobre o que este render é capaz. Quanto ao RenderMan, só de saber quem o criou já dá para imaginar que é bom, hehe

Só uma curiosidade sobre a Pixar, não sei se cabe aqui no tópico, mas tem gente que não sabe. Aí vai:

Resumindo, esta empresa era de propriedade de George Lucas mas tinha outro nome. Ele estava passando por dificuldades financeiras (quem diria) e a vendeu para ninguém menos que Steve Jobs (que nesta época não pertencia mais à Apple) por dez milhões de U$. Jobs a renomeou como Pixar e a gerenciou com maestria tendo como primeiro fruto deste trabalho a animação Toy Story. As outras nem preciso citar, todos conhecemos e sabemos que foram sucessos. Well, depois de uns dez anos voltou para a Apple (ainda bem!) mas antes vendeu a Pixar para os estúdios Disney por +- 7.3 bilhões de dólares! Nada mau para 10 anos de empresa, né?

É isso, um abraço a todos.
eITA ceninha leveeeee sooooohhh rsrsrs... show
\"A maior luta da vida é vencer a si mesmo.\"http://felipekennedydesigner.blogspot.com/
Caraaca.. muito massa a cena...
Mas o bom da computação Gráfica é que o povo não envelhece né?
Não acham que a Barbie tá um \"piteuzinho\" pra uma cinquentona? kkkk
Massa o post.
Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1200, sendo 13 membro(s) e 1187 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.