Fala Osires, agora que eu entendi que vc queria saber entre os dois métodos de interpolação.
Bom, o FG sempre é calculado primeiro sem interpolação, com pontos que ele cria no espaço com informação da irradiação da luz (por isso em alguns softwares é chamdo de irradiance) e depois no render final é feita a interpolação. Essa interpolação é necessária pois ele não calcula um ponto para cada pixel, mas ele tenta definir onde precisa de mais e onde precisa de menos pontos, basta ligar o diagnostico do mental ray que vc ve os pontos do final gather. Essa é a diferença básica que eu comento no artigo dos métodos aproximados para a força bruta, neste cada pixel é calculado independente do outro sem interpolação, e por isso que se colocar 0 no interpolate do FG ele passa a trabalhar por força bruta.
Portanto no método aproximado nós temos a quantidade de samples (os pontos do FG) que serão calculados independentes e depois a interpolação, que é fazer a média da intensidade final para cada pixel. O método antigo usava um raio para interpolar, semelhante ao que o photon mapping faz: pega um ponto, traça um raio minimo e um raio máximo em torno dele e faz a interpolação, sendo que o raio pode ser medido em pixel ou em tamanho real da cena. Ja o método padrão atual, interpolate over num. fg point, não depende da distancia: ele pega um ponto e procura um numero N de pontos próximos. A vantagem é que ele escalona junto com a qualidade do FG sem precisar mexer na interpolação, já que o ideal é ter muitos pontos e pouca interpolação para não perder detalhe. Já com o raio, se vc melhora a qualidade do FG vc tem que manualmente diminuir o raio pra não jogar fora esse aumento de detalhe.
Resumindo: o interpolate over num. FG point é como se fosse um raio automatico:
- se vc tiver uma baixa qualidade do FG, os pontos ficam mais espaçados, ele vai ter que ir mais longe para achar o numero N de pontos = raio maior
- se vc tiver uma alta qualidade do FG, os pontos ficam mais próximos, ele não precisa ir longe pra achar o numero N de pontos = raio maior
A interpolação por raio ainda tem o problema de aplicar o mesmo tamanho por todos os espaços, lembra que o FG é adaptivo, colocando mais pontos onde necessita demais detalhes como nos cantos, por isso o método por numero de pontos é mais eficiente.
O problema é que as vezes ele interpola de forma errada algumas áreas com poucos pontos, onde ele tem que ir muito longe procurar pontos pra interpolar pode gerar manchas, então tem que sempre tentar ajustar a interpolação de acordo com a qualidade. A vantagem é que vc pode salvar o mapa de FG e testar diversos métodos de interpolação sem precisar calcular tudo de novo. ;)