Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
Ronaldo   São Paulo - SP - SP
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Colli   Maringá - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

mse   Novo Hamburgo
KikoGarcia   São Paulo - AC
Silvio Peters   Rio de Janeiro - RJ
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC

teste 3ds max - IBL Mental Ray 3.11 - interna

Por: jeff  

Em: 16/07/2013 20:11

bom fiz um teste com o modo ibl do 3ds max 2014 com hdri em uma interna. como nao vi nada que falasse de usar esse modo nas internas resolvi fazer o teste. na maioria dos tutoriais e reviews que andei vendo mostra externas. como não sei praticamente nada desse modo e tb vi que mudou varias configurações do max 2014. alguém aii ja fez algum teste assim de internas?

primeira imagem 3dsmax2014 + GI e IBL MODE
segunda imagem 3dsmax2013 + GI E FG
Mais um teste !!
Muito bons os testes jeff, posta mais informações acerca dos testes, talvez dê tempo para fazer uns também.
O New abriu um grupo de estudos bacana acerca desse tema, posta lá os seus teste também.

http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/85838
Boa tarde freenando !!
assim que der tempo vou postar as configurações.

eu vi esse grupo que o new fez. só que como disse vejo bastante coisas de externas com o IBL Mode e nada de interna. não sei se não é certo usar nas internas ou testes com externas são mais rápidos, sempre tenho essa duvida de como usar certo o IBL, por isso resolvi fazer esses testes. aa e outra coisa eu usei o GI e não difuse bounces até achei que não ia ficar bom pq todos os testes que vi foi com difuse bounces e praticamente nenhum com GI. ai as vezes isso me confunde.

se você conseguir fazer alguns testes ai tb seria muito bom pq eu to indo com a cara e coragem ahahha. praticamente aprendendo de novo a usar o mental ray.

Ahh e se o New Estiver \"ouvindo\" essa conversa quem sabe ele também não possa nos dar uma Luz hehehe
nao tinha visto as ultimas paginas do grupo de estudo !!
Haeow!

fiz este tutorial mostrando as funções do modo IBL disponíveis no Mental Ray do 3ds Max 2014.
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-dos-tutoriais/88765/

Na verdade, eu tenho uma certa dúvida sobre o uso do modo IBL com DIffuse Bounces e/ou Photons. Mas de qualquer forma, o mais importante é o resultado. hehe!

Se vc reparar bem, nesse modo, normalmente, partes mais internas costumam ficar com muito granulados. Nisso achava que o mais adequado seria em cenas mais abertas. Mas depois que vi esse seu teste aí com Photons, achei bem legal o resultado e sem granulados.
Ola new !!! Valeu pelo comentario vou postar as configurações para voces darem uma olhada. Fiz uns testes em baixa mais a configuração final foi essa. como tenho um core 2 quad demorou por volta de 4 hrs. se tiver alguma coisa errada ou que possa melhorar o tempo de render comentaa aii !!!
No modo IBL não há necessidade de de valores além do LOW para o FG. O raio (RADIUS) também não precisa de valores muito baixos, pois já no modo IBL o sombreamento já é bem detalhado.

vc pode deixar com valores de
INITIAL FG POINT DENSITY: 0,1
RAYS PER FG POINT: 50 a 120 no máximo

RADIUS: 40 a 60cm

nos PHOTONS deixe o parâmetro MAXIMUM NUM. PHOTONS PER SAMPLE com valor 100 (não há necessidade ser maior que isto).

Isso são configurações para diminuir o tempo de renderização. O modo IBL não depende de valores altos do FG.
Veio teu FG esta errado... use o Diagnostics pra setar corretamente o FG, O Pimentel3D aqui do site meu deu umas dica execelentes sobre como setar FG, só para tu ter uma noção uma cena minha com Density 0,2 e 128 Samples levou 9min, já fazendo correção com o Diagnostics usei Density valor 1 e Reys FG Point 356 e levou apenas 6min... nos matamos o MentalRay quando setamos mal a cena e essa ferramenta é essencial para rapidez no render e qualidade.

Só complementando um pouco sobre o Final Gather e Diagnostics, pelo help nos fala que o raio devemos partir de 1/10 da circunferência da cena. Esse valor de 1/10 sera o raio máximo do FG, já o raio mínimo costuma ser 1/100. Porem raio com valor menor aumenta muito o tempo de render, mais ganha-se detalhes. A solução apresentado é aumenta o raio mínimo próximo ao raio máximo do FG e para compensar o diferença aumentamos o Reys FG Point valores autos 256, 356, 512 e o Density cerca de 1.

Na analize do Diagnotics vera q o mapa de FG com a sua setagem em cantos escuros, geometria, sombra ficara totalmente vermelho. O ideal é que fiquei todo verde, em imagens Still não há tantos problemas de ter baixo FG porem em animação pontos vermelhos gerados pelo Diagnotics informam que haverá problemas durante a animação e flicks.

Espero ter sido claro na explicação!

Abraço
Cara! A muito tempo não uso o Diagnostics, mas sei o quanto é útil. Valew por me lembrar da ferramenta. Vou uma olhada novamente no curso de Mental Ray e olhar no help também.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710368.

Total de membros registrados: 137788

Últimos membros registrados: sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir .

Usuário(s) on-line na última hora: 359, sendo 3 membro(s) e 356 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LipozemSouthAfricaReview, sugardefenderprijs, pokebal02.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.