Veio teu FG esta errado... use o Diagnostics pra setar corretamente o FG, O Pimentel3D aqui do site meu deu umas dica execelentes sobre como setar FG, só para tu ter uma noção uma cena minha com Density 0,2 e 128 Samples levou 9min, já fazendo correção com o Diagnostics usei Density valor 1 e Reys FG Point 356 e levou apenas 6min... nos matamos o MentalRay quando setamos mal a cena e essa ferramenta é essencial para rapidez no render e qualidade.
Só complementando um pouco sobre o Final Gather e Diagnostics, pelo help nos fala que o raio devemos partir de 1/10 da circunferência da cena. Esse valor de 1/10 sera o raio máximo do FG, já o raio mínimo costuma ser 1/100. Porem raio com valor menor aumenta muito o tempo de render, mais ganha-se detalhes. A solução apresentado é aumenta o raio mínimo próximo ao raio máximo do FG e para compensar o diferença aumentamos o Reys FG Point valores autos 256, 356, 512 e o Density cerca de 1.
Na analize do Diagnotics vera q o mapa de FG com a sua setagem em cantos escuros, geometria, sombra ficara totalmente vermelho. O ideal é que fiquei todo verde, em imagens Still não há tantos problemas de ter baixo FG porem em animação pontos vermelhos gerados pelo Diagnotics informam que haverá problemas durante a animação e flicks.
Espero ter sido claro na explicação!
Abraço