Procedural boolean plugin para o Modo!

Por: prata  

Em: 01/12/2013 15:14

Fantástico!

https://www.youtube.com/watch?v=0m7qJKPnJC4

http://www.youtube.com/watch?v=XfARavzcQgw
Eu preferiria se tivesse alguns recursos a mais no groboto (dizem q vai poder importar coisas e alterar os booleanos de outras maneiras num proximo), mas de plugin pra um programa maior é bem legal também..

E acho q os caras lá dão uma exagerada também, até porque fazem propaganda disso e tal.. Na minha opinião não é uma coisa que venha a mudar o workflow, etc.. É um jeito bem diferente de modelar, apenas.. É melhor pra algumas coisas, mas pra maioria a modelagem classica em polys eu considero como sendo melhor..

Deve ser bem bacana o plugin, mas acho q deve estar num nivel bem rudimentar ainda, senão não iam mostrar o furo num objeto (no Groboto vc altera e combina os booleanos, etc..), mas combinar, no mesmo objeto a modelagem num paradigma de poly com uma modelagem baseada em booleanos talvez traga coisas bem diferentes..

Acho que o mais relevante ali é a questão de animação, por exemplo poder animar as diferenças e tal (como na viewport do groboto)..

Pena q só a Braid Labs pensa em booleanos.. É uma maneira bem legal de se modelar, e, no caso do groboto, dá models muito bons na questão de geometria \'comportada\', e, se tendo um pouco de pratica, dá pra fazer até coisa de menos polys (pra games, etc..), apesar de ser, no meu entendimento, um programa pra model high poly (o groboto)..

Aí por exemplo, tem coisas q são extremamente faceis de se fazer no groboto e ficam muito bonitas, como por exemplo um capacete, ou uma peça de robô, de carro ou de maquina, uma roda de carro etc.. E tem coisas q c nem vai pensar no groboto .. Vai ser interessante ver models com os 2 \'paradigmas\' sendo aplicados ao mesmo tempo..

obs: Se vc gosta de groboto e modo, pegue o plugin (de modo) \"Groboto-to-modo\".. (se é q já não pegou, etc..).. Vai gostar bastante desse plugin...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
plugin é uma mão na roda. Para o max até tem um também
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/modelagem-com-power-nurbs
Eu preferiria se tivesse alguns recursos a mais no groboto (dizem q vai poder importar coisas e alterar os booleanos de outras maneiras num proximo), mas de plugin pra um programa maior é bem legal também..

E acho q os caras lá dão uma exagerada também, até porque fazem propaganda disso e tal.. Na minha opinião não é uma coisa que venha a mudar o workflow, etc.. É um jeito bem diferente de modelar, apenas.. É melhor pra algumas coisas, mas pra maioria a modelagem classica em polys eu considero como sendo melhor..

Deve ser bem bacana o plugin, mas acho q deve estar num nivel bem rudimentar ainda, senão não iam mostrar o furo num objeto (no Groboto vc altera e combina os booleanos, etc..), mas combinar, no mesmo objeto a modelagem num paradigma de poly com uma modelagem baseada em booleanos talvez traga coisas bem diferentes..

Acho que o mais relevante ali é a questão de animação, por exemplo poder animar as diferenças e tal (como na viewport do groboto)..

Pena q só a Braid Labs pensa em booleanos.. É uma maneira bem legal de se modelar, e, no caso do groboto, dá models muito bons na questão de geometria \'comportada\', e, se tendo um pouco de pratica, dá pra fazer até coisa de menos polys (pra games, etc..), apesar de ser, no meu entendimento, um programa pra model high poly (o groboto)..

Aí por exemplo, tem coisas q são extremamente faceis de se fazer no groboto e ficam muito bonitas, como por exemplo um capacete, ou uma peça de robô, de carro ou de maquina, uma roda de carro etc.. E tem coisas q c nem vai pensar no groboto .. Vai ser interessante ver models com os 2 \'paradigmas\' sendo aplicados ao mesmo tempo..

obs: Se vc gosta de groboto e modo, pegue o plugin (de modo) \"Groboto-to-modo\".. (se é q já não pegou, etc..).. Vai gostar bastante desse plugin...

Esta num nivel rudimentar pq ainda nem foi lançado, isto é um video de sneak peak do plugin, e a intenção é dele funcionar exatamente como o groboto pois a desenvolvedora desse plugin é a mesma do groboto.

O Modo já tinha um plugin para importar modelos feitos no grobotoe podendo editar alguns parametros no proprio Modo. Apesar de poder exportar do groboto para obj e abrir em qualquer software 3D como o 3dmax, no Modo se tinah mais opções pro conta do plugin.

Com esse novo plugin o que querem fazer é nem precisar mais do groboto, é uma parceria com a desenvolvedora do groboto com a The Foundry pra trazer o groboto pra dentro do Modo.

Mas já é possivel animar booleans com o render boolean, que faz o boolean somente na hora do render.

New, o PowerNurbs é uma ótima feramenta (ou a melhor) para trabalhar com Nurbs no 3dMax, mas é uma coisa completamente diferente desse plugin para o Modo. Nesse plugin os modelos continuam sendo SubDs e nãose tranformam em nurbs, pois o modo nem se que suporta nurbs. O boolean no caso é feito proceduralmente e depois é gerado a malha subd. No powerburbs do max não da pra vcoltar pra subd de forma satisfatoria depois que da converte pra nurbs e da algum boolean. Isso é claro de o boolean acontecer totalmente on the fly no plugin do Modo neh, vc pode editar e mover rapidamente qualquer peça em tempo e ver o boolean ocorrer em tempo real

O Modo já até possui um recurso de boolean parecido chamado render boolean, mas o resultado do boolean só é visto na hora do render. Nesse caso fizeram o booblean aparecer na viewport também e como o groboto sera possivel geral a malha subd depois.

Procura por groboto no google pra vc ver como é o esquema.

É q o paradigma de modelagem do Groboto é diferente dos demais.. No caso, imagino que o New não conheça tanto, é que a modelagem é baseada nos conceitos geometricos, e apenas quando se exporta que vai existir uma \'malha\', etc.. Mesmo se modelando via curvas e pela interação das curvas, de uma maneira similar, o paradigma ainda é diferente..

Um exemplo bastante evidente disso é que, se tentar por exemplo mover um furo num objeto q não seja uma primitiva, e seja mais high poly, com certeza vai ser muito pesado mesmo numa questão de performance de maquina, uma vez que o model \'já está concretizado\'..

Ou seja, um \'plugin de groboto\' seria legal pra qualquer programa de 3d, mas imagino que seria um pouco diferente, algo como uma edição de UVW no 3ds e tal..

Aí por essas coisas assim que eu preferiria que houvesse até, por exemplo, um plugin pra converter um objeto em \'ideais geometricos\', de maneira a que se pudesse editar no Groboto.. Mas ao mesmo tempo, imagino como não muito necessário (até por já ter essa possibilidade de bezier os objetos com nurbs, etc.).. O Groboto mesmo, com mais opções e ferramentas do que o atual (por exemplo, dar \'bend\', \'taper\', (ou até um scale só num eixo, etc..) nos objetos e booleanos, acho melhor até q um plugin.. O Groboto em sí acho q tá meio q no começo ainda.. Pro Groboto em si ainda falta bastante coisa, mas mesmo assim já dá pra fazer um monte de coisa legal muito facil com ele..

Dá até pra fazer uma \'louca arquitetura\', como uns coretos muito interessantes, umas colunas.. E fazer uns models \'matadores\' com uma interação Groboto + ZBrush/Mudbox..

Tipo, nunca mexi naqueles negócio de \'motion graphic\' q o Groboto tem (também não me interesso muito nisso).. Só usei pra modelar mesmo XD..

Ou seja, enfim.. o Booleano e a modelagem com Booleano, que é uma coisa que eu considero um tanto quanto classica na modelagem 3d.. Talvez tão ou mais classico ou \'canônico\' quanto a extrusão.. é muito mais que \'um buraco\' ou \'fazer um buraco\', mas, de fato, uma modelagem desse tipo é praticavel com perfectibilidade apenas numa situação previa a existencia de uma \'malha\'(ou numa situação high poly onde a malha se ajusta (mudbox ou zbrush)), daí a solução bastante elegante que é o Groboto, etc...

Ou seja.. Fundamentalmente assim, considero o Groboto um programa mais de criação do que de edição.. etc..

@edit: Só pra terminar.. Uma observação importante, que eu tinha esquecido.. É que, no caso de robôs, amigaveis ou beligerantes, o Groboto é MUITO forte, mesmo.. Pra quem gosta de robôs, o Groboto realmente é uma experiência muito positiva, de fato.. (ééé.. até o nome lembra robô né heuheuuhe)..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Então mas o uso desse futuro plugin não significa que vc precise modelar tudo via boolean, o programa groboto funciona assim mas o plugin dentro do Modo é apenas uma feramenta a mais. Vc pode modelar com o mesmo workflow de sempre, e para alguma coisa que seria bem mais simples com um boolean usar ele.

O que tem de fantástico nesse plugin é justamente vc poder modelar em subdivisão e usar de booleans quando precisar de maneria simples, rápida e indolor.

O primeiro video que eu postei ele apenas faz um furo no cilindro, mas é claro que não é só isso que se podera fazer, o que ele quis mostrar é a facilidade de se fazer aquele furo com esse plugin em comparação a modelagem tradicional. No segundo video ele mostra um modelo mais bem interessando de uso do plugin

PS: E vamos combina neh, vc acha mesmo tão facil criar o modelo do segundo video modelendo somente no tradicional subd? O booelan ali da uma mão na roda fenômenal!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710369.

Total de membros registrados: 137789

Últimos membros registrados: Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira.

Usuário(s) on-line na última hora: 389, sendo 3 membro(s) e 386 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NunoGarcia, Genevievebonds, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.