Piscinas

Por: Max Idalgo  

Em: 07/06/2020 02:04

Oi Pessoal, tudo blz. Compartilho aqui o último estudo meu do Corona ( o renderer rs ), fiquei testando efeitos de cáustica agora que tenho um pc que dá conta kk. Vlw
Obs: A cena noturna tá com ruido pq só vi agora, e agora já foi kk
Obs2: Não sei se entendi bem a cáustica, pq eu queria aqueles raios bem legais da vida real, mas como eu queria a agua calma, tive que fazer gambiarra com render elements ( photoshop ) de uma agua turbulenta num render de agua calma ( acho que não sei explicar rs ). A agua pra ficar real mesmo deveria ter movimento pra luz fazer os pirocoptero corretos de refração? Nos tutos que vejo a cáustica fica boa, mas os caras usam um #!@%*# bump alto pra gerar o efeito, nada a ver com a agua de piscina ( obs: a gua é um box, não um plane ). Se alguem souber me dar uma dica agradeço.
Tudo bem Max, eu acho que o noise da sua água está pequeno, se comparar com a escala dos copos, garrafas, etc parece muito pequeno.
Eu sempre uso um plane para fazer a água, nunca fiz com box, tem alguma razão para você ter utilizado uma box?
Se puder mostre as configurações do seu material, porque eu consigo boas caustics com numeros baixos de bump, entre 0,02 e 0,05 funciona bem para mim.

Oi Fernando, tudo blz? Então, eu queria uma agua calma, quase parada, mas agora que vc falou eu acho que deixei o scale da agua muito pequeno. O material de agua tem nada de anormal não ( bump 0,2 ), e eu nem uso IOR certo, eu mudo de acordo com o que quero na cena. Eu uso box só pra dar uma corzinha verde na profundidade da agua ( como na cena anexo ). Eu queria mesmo era poder controlar a caustica de forma isolada, acho que viajei kk

Eu utilizo sempre plane e controlo a cor da água no volumetric scatter, coloco a cor que quero no absorption e aumento o distance até chegar no resultado que quero.
Outra coisa que tem muita influência é a luz quanto mais pontual melhor as causticas, um dia nublado não vai dar umas causticas como um dia de sol.
Eu uso o absortion ( na imagem anexada mostra ), mas fazendo um box não vai mudar só a cor, a agua começa transparente e vai ficando verde no fundo, é um detalhe que gosto muito. Realmente a luz pontual é que faz a cáustica, mas eu queria poder manipular isso kk
Nessa outra imagem ( que hoje eu faria diferente ) que também postei aqui fica mais evidente, repara como a agua é transparente na borda e vai ficando azul. Por isso o box. Talvez isso interfira na cáustica, vou fazer uns testes depois.
Mas era o que eu dizia, não precisa de ser um box porque o plane tem esse comportamento, talvez no exemplo da piscina não seja tão evidente mas veja essa imagem.
Tu tem razão, fiz um teste aqui ( e a cáustica ficou como eu queria ). Não sei de onde raio eu tirei essa ideia do box kk. Vou fazer mais uns testes na cena pra entender melhor a cáustica. Vlw
Max eu gosto de modelar tudo como se fosse na realidade então faz sentido a água ser um box, se for um copo com água só um plane não fica bem, mas em piscina e mar eu sempre usei planes e sempre ficou bom.

Abraço
Vlw Fernando. Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707120.

Total de membros registrados: 134881

Últimos membros registrados: Knkuro026, joaoddt, Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos.

Usuário(s) on-line na última hora: 485, sendo 5 membro(s) e 480 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Knkuro026, KEYUR007, Edu_Sousa, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.