Então.. Todo livro de historia da arquitetura tem varios exemplos legais e tal, mas é \'detalhe\' e não o tópico principal então tem poucos exemplos de cada cultura, realmente...
Tava vendo o segundo filme do \'hobbit\' e vi os pilares dos elfos lá e lembrei desse assunto... No \'mundo-real\' mesmo, em todas as culturas, os pilares, com seus detalhamentos estéticos, evocam as tonalidades da verve, da cultura de um povo... Por exemplo na India antiga, tem os pilares com detalhes de elefantes, na França pré-revolução tinham os pilares com detalhes rocaille florais, e, no filme aí do Hobbit, os elfos tem os pilares cujas bases imitam raízes de árvores.. o que eu achei muito chique e \"com forte sotaque irlandês\" (na verdade, tem desenhos \'celticos\' (influencia celtic), com os \'nós\', etc...)...
(me sentí bem ao \'evocar as tonalidades da verve\' =D... (gostei da frase XDD))
Alguem poderia indicar algum livro conhecido ou \'referencia\' sobre o assunto \"Pilares\", em específico???
Tipo assim, um livro SÓ sobre pilares, etc... (to falando no sentido artistico/estético, não no sentido fisico/estrutural.. xd.. é claro =D...)
Alguem se lembra de um livro desse?
PS: Tem um \'buraco\' na minha estantezinha de livros q tem o formato de um livro exatamente desse tipo e sobre isso xd... Caso alguem tenha e se disponha a vender tbm a gente pode fazer um negócio legal (vc-me-vender-o-livro) =D..(faço uma refeição agradável caso a gente more perto, etc..))...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..