Concurso do Artstation- Metropia 2042

Por: J.F.Verissimo  

Em: 02/02/2019 22:50

Ola pessoal.

Alguem daqui do site esta participando deste concurso? Eu me inscrevi na categoria de cidades do futuro. Quero relembrar os tempos em que participei de alguns concursos por aqui na internet e aprimorar meu trabalho. Espero não ser o único daqui da 3d1

Estou com algumas duvidas:

-Tem que entregar somente a renderização "pura" do software ou pode fazer alguns ajustes no PS?

-Pode usar plugins como o Greeble e forest pack para fazer a modelagem?

Se alguem puder me ajudar ou aproveitar esse tópico para trocar informações e ajuda sobre esse concurso será ótimo pois podemos nos ajudar.

Grande Abraço a todos.
Oi Verissimo, tudo bem?

Segundo o que está descrito na parte Deliverables, precisa entregar um Beauty Shot, que é um render puro.

Mas também precisa entregar o que eles chamaram de Render de apresentação, então, acho que nestas imagens de apresentação pode ter pós-produção.

Ainda tem que fazer um texto explicando os principais elementos, adicionando wireframes, renderizações de teste e texturas usadas.

Além de postar todo o processo lá no Artstation.

Porém, apesar de no início do texto eles falarem que pode ser visualizações de cidades, pessoas, veículos e interiores, nesta ordem, no Deliverables eles falam só de Character e olhando no Submissions parece que todos estão fazendo personagens.

Dá uma olhada no Submissions neste link: https://www.artstation.com/contests/nvidia-metropia-2042/challenges/61/submissions


Este é o texto original da apresentação do Contest:

The theme of the this first NVIDIA Challenge is Metropia 2042. A place and time in the near future where humanity has benefited from revolutions in AI, robotics, autonomous transport, augmented reality and environmental protections. In this challenge, you can choose to visualize the cities, people, vehicles or interior spaces of the near future. We're not looking for dystopian visions of the future. Facing global challenges like climate change and pollution require smart solutions and we encourage you to design characters that inhabit a problem-solving society.

Este é o texto original do Deliverables:

One (1) beauty shot of your rendered character - 1,920px+ on longest edge. e.g. landscape should have 1,920px+ width, portrait should have 1,920px+ height

Presentation renders of front, back and side views of the character - 1,920px+ on longest edge. e.g. landscape should have 1,920px+ width, portrait should have 1,920px+ height

A callout sheet presenting the major elements such as wireframes, clay renders, and texture sets.

Work-in-progress artwork to show the development of your entry including wireframes and progress shots.


Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ola André.

Muito obrigado por responder ao tópico. Realmente, o desafio é grande de fazer o 3d de uma cidade. Quero testar meu limite de modelagem.

Como estou participando na modalidade de cidades, fica dificil para mim,como para todos, modelar arvores, arbustos e gramas. Acho que isso não vai influenciar no resultado. 

Recentemente, um administrador de lá escreveu aos participantes que ponham o pé no chão pois a grande maioria esta concebendo Mega cidades com alto grau de tecnologia. Acho que ele esta certo pois o titulo é METROPIA 2042. Minha proposta é mais humilde e está de acordo com o texto. Estou propondo uma intervenção urbanistica num bairro daqui de minha cidade que é rodeado de rios e tem um lagoa onde, atualmente, são depositados dejetos de toda especie. 

Quero postar o WIP por aqui no forum. Sera que serei desclassificado?
Oi Verissimo, tudo bem?

Eu que agradeço pela sua participação e pelas ótimas imagens que posta no fórum.

Sobre a competição, eles não especificaram os programas e Plug-ins que pode usar, então, é possível fazer vegetações rapidamente com o SpeedTree, importar no Max e não poderão ser consideradas como biblioteca.
Já os recursos de Plug-ins iguais o Forest Pack, que possui biblioteca própria, eu não sei como eles vão tratar.

Sobre postar os WIPs aqui no fórum ou em outros lugares, creio que não tem problema, pois os WIPs são públicos no ArtStation e qualquer um pode copiar a imagem e postar em outro lugar.

Desejo toda a sorte para você no concurso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ola Mestre André Vieira.

Obrigado pela dica do Speedtree, realmente, eu não conhecia esse; também não conhecia o forest pack até começar a frequentar o forum da 3d1. 

Comecei a fazer a base para minha imagem. Ainda bem que estou com um tempo livre aqui pois vai dar um baita traballho a modelagem.

Estou escrevendo o memorial definitivo para o concurso. A priori, vou destacar a implantação dos jardins filtrantes como maneira de tratamento para aguas dos esgotos daqui de Recife. Todos os dejetos vão parar nos rios daqui e vou apostar que os jardins filtranttes serão o futuro tecnologico. :)
Oi Verissimo, tudo bem?

Realmente é uma área bem grande, mas tenho certeza que vai ficar lindo igual todos os seus trabalhos.

Sobre o SpeedTree, ele não é muito conhecido na área de maquete, mas é um ótimo Soft e fácil de usar, você apenas cria Nodes como tronco, galhos, folhas e tem os parâmetros para configurar a aparência de cada parte.

Sobre a modelagem de tantos prédios, você pode fazer de forma modular igual é feito em muitos Games.

Por exemplo, você modela 3 tipos de paredes do primeiro andar com vãos de portas e janelas diferentes, mas sem as portas e janelas.
Depois modela 3 tipos de paredes do segundo andar com janelas diferentes, mas sem as janelas.
Dai modela 6 tipos de janela, 6 tipos de porta e mistura os vários tipos de paredes com os vários tipos de portas e janelas.

Assim, vai modelar, mapear e texturizar duas dezenas de objetos, mas criar trocentas variações ainda mais aplicando variações nos materiais com o modificador Material By Element ou outro método similar como o Shader VRayMultiSubTex.
Nos dois casos você consegue alternar aleatoriamente entre os materiais de um Multi/Sub-Object.

Qualquer dúvida no que eu disse é só falar que explico melhor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ola André.

Valiosas dicas. Vou adota-las com certeza pois , realmente, tem um monte de casa e predio para fazer. A sorte que esse local tem uma tipologia arquitetonica simples e humilde. Dai posso fazer esses low para as casinhas e deixar a modelagem detalhada para os predios principais que vou inserir.

Muito Obrigado 

Oi Verissimo, tudo bem?

Fico feliz que gostou da idéia e qualquer coisa que eu puder ajudar é só falar.

Outra coisa que pode ser útil para as fachadas de alguns prédios é o Substance para imitar prédios de vidro, está neste link: https://3d1.com.br/recursos/259/fachada-de-predio-procedural

E você pode baixar o Substance Player para modificar o Shader e extrair as texturas neste link: https://www.allegorithmic.com/products/substance-player

Ele é levinho e fácil de usar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 994, sendo nenhum membro e 994 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.