Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
Rene   Pedro Leopoldo MG - MG
Igor   Uberlândia - MG
Fabio   Tubarão
renatoconti   Londrina - PR - AC

Portfólios Ver Mais

estebanXRK   Brasilia - DF
saibel   cascavel - PR
Eme-M   São Paulo - AC
Hamt   São Paulo - AC

Técnicas de Modelagem - Monografia

Por: rafa3d  

Em: 06/07/2010 18:18

Olá galera! Tudo bem?? Então, estou no ultimo ano do curso de Design Digital, e preciso fazer uma monografia. Porém, na minha facul não tem nada sobre 3d, não tem artigo, livro.. nada.... E gostaria de saber se vcs sabem ou indicam algo. Antes, deixa eu falar sobre ela. Minha monografia vai ser sobre como modelar faces humanas. Mas antes de chegar ai, preciso mostra o que é o 3d, as possibilidades .... logo abaixo é mais ou menos o que vou trabalhar: 1- conceitos, história e evolução da tecnologia 3D, além de benefícios, dificuldades e uso; 2- conceitos de modelagem, sua origem, utilidade, tipos de modelagem e processos; 3- descrever e analisar as principais técnicas de modelagem nas quais irei selecionar, que são: box modeling (modelagem por caixa), poly by poly (modelagem de polígono por polígono) e NURBS - Non Uniform Rational Belzier Spline (modelagem através de linhas de superfície); Aqui eu posso mudar ainda, vai depender do andamento. 4- análise das técnicas descritas no capítulo anterior, e comparação dos resultados com os dados obtidos em questionários aplicados em profissionais 5- conclusão dos conceitos analisados e dos resultados obtidos. Creio que deu para entender. Se alguém puder ajudar! Agradeço!! Ah.. lembrando.. eu já tenho um material, e já comecei a escrever.... porem preciso de mais fontes.... ^^ Obrigado!!! Até mais!! Rafael Ferrarezi
Cara, tu ja deu uma conferida nesse site? www.mgrote.com www.itamarnunes3d.blogspot.com
Não tinha visto!! Muito bom!! vlw!! Se tiver mais algum! ^^ Obrigado até mais!
Então, minha principal referencia, é o Dzung Phung Dinh. http://www.phungdinhdung.org/Realistic_face_modeling_by_PhungDinhDzung.htm O material dele é muito bom !! ^^ até mais!
Tópico movido. Perguntas Comp. Gráfica > Buteco. Abraços.
Vlw renankogut, estava com duvida aonde eu poderia colocar! Até mais!
Então, estou fazendo uma pesquisa sobre como os profissionais de CG trabalham, para colocar na minha monografia. Gostaria que algumas pessoas respondessem um questionário, referente a técnicas de modelagem e work flow (fluxo de trabalho) na modelagem de personagens.. Quem puder ajudar !! agradeço! É só entrar aqui: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dG80UFlPT01xY0tHTzZvWGk2RkhqRlE6MQ E responder as perguntas!.. Agradeço desde já! Até mais!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) rafa3d: ai cara!! tudo bem?? sobre a sua pergunta, vou te mandar uns links bem interessantes que falam sobre a evolução da Computação Gráfica 3d, ok?? http://www.next-gen.biz/features/a-brief-history-3d?page=0%2C0 ( HISTÓRIA DO 3D- PARTE 1) http://gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=154 ( UMA BREVE HISTÓRIA DO 3D- PARTE 1) http://gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=159 ( UMA BREVE HISTÓRIA DO 3D- PARTE 2) http://gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=170 ( UMA BREVE HISTÓRIA DO 3D- PARTE 3) http://gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=177 ( UMA BREVE HISTÓRIA DO 3D- PARTE 4) http://gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=189 ( UMA BREVE HISTÓRIA DO 3D- PARTE 5- FINAL) http://www.edge-3d.com/ ( EXCELENTE SITE SOBRE COMPUTAÇÃO GRÁFICA) http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.htm A maioria dos artistas hoje em dia só está interessado em tutoriais e textos que ensinem a produzir efeitos mirabolantes, animações e efeitos visuais em ferramentas de modelagem e pintura. Poucos se interessam por história da Informática- Computação Gráfica, sendo esse assunto inclusive apresentado com certa resistência, em aulas e apresentações. Saiba que esse é um tópico muito importante, para qualquer profissional. Assim como em eventos históricos, podemos aprender muito com os erros e acertos, cometidos por empresas e profissionais ao longo do tempo. Para as pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre a história da computação gráfica, além da sua relação com a animação, existe um web site muito interessante da universidade de Ohio, mostrando a evolução tecnológica da informática. Com enfoque na computação gráfica e animação que é a nossa área. O material é dividido em capítulos, sendo que o texto começa explicando como surgiu o computador, assim como as Aplicações Militares da Computação Gráfica. O que se mostra como sendo um padrão para quase tudo na história, até da informática. Os processos de visualização e animação primeira aparecem como aplicações militares, para depois de certo tempo aparecer aplicações na esfera civil. As coisas começaram a ficar mais profissionais, na esfera civil com o aparecimento de empresas especializadas em produzir material de Computação Gráfica, para comerciais e filmes. Algumas produções clássicas como Tron, exigiram que as empresas tivessem que reunir forças para produzir todas as seqüências filme. Coisa que acontece até os dias de hoje, com os efeitos especiais sendo elaborados por várias empresas ao mesmo tempo. Com o avanço dessa tecnologia gráfica, hoje com os computadores que temos em casa, poderíamos facilmente elaborar os mesmos efeitos produzidos para Tron. Hoje em dia ainda é assim, a maioria dos aplicativos gráficos de última geração são usados primeiro pelos militares em simulações, para depois a tecnologia ser liberada para uso comercial. Com certeza a próxima geração de aplicativos gráficos e hardware já existem em instalações militares, depois e certo tempo aparece algo melhor e a tecnologia pode ser usada para fins civis. Como o texto é dividido em vinte capítulos, não vou me prolongar na descrição de cada um deles. Uma parte que pode interessar aos artistas mais recentes é o surgimento das grandes empresas desenvolvedoras de ferramentas gráficas como Alias, Softimage, Maya entre outras. O processo culmina com a popularização das ferramentas de animação e computação gráfica. Se você precisa fazer algum tipo de pesquisa sobre o assunto, se prepare, pois o material é muito bom. Caso você seja um artista, não deixe de conhecer como essa indústria começou a se desenvolver. Minha melhor contribuição para vc está nesse link aqui, com tudo o que eu escrevi anteriormente. http://design.osu.edu/carlson/history/lessons.html ( MELHOR SITE QUE EU JÁ LI SOBRE HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA) Espero que te ajude de alguma forma. PS: Se fizer alguma ênfase de como surgiu alguns softwares específicos como o 3ds Max, aqui vai um link bem interessante sobre o pai do 3ds Max- Gary Yost http://www.alphachannel.com.br/blog/2010/09/entrevista-em-video-com-gary-yost-o-pai-do-3ds-max ( ENTREVISTA COM O PAI DO 3DS MAX- GARY YOST ) Abraços e sucesso!! __________________________ [i:80280695b0]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:80280695b0]
danilo_icf: Obrigado pela ajuda. ^^, Seu texto vai contribuir para minha apresentação XD.. Essa parte eu consegui fazer, porém estou fazendo a análise, que é a parte mais importante para uma monografia.... Mas para isso preciso de opiniões dos profissionais... como modeladores... ou diretores de arte....algo assim... para isso, estou enviando esse formulário para os profissionais responderem.... https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dG80UFlPT01xY0tHTzZvWGk2RkhqRlE6MQ se conhecer algum que pode ajudar... ou se vc mesmo trabalhou no desenvolvimento de personagens 3d... seria de grande ajuda.... ^^ Obrigado!! Ate mais!
O Glauco Longhi respondeu, muito obrigado! Porém preciso de mais resposta para analisar, quem puder ajudar!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1229, sendo 8 membro(s) e 1221 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Roberto Movanni, Negreiroscg, billypaul, Gebio, Starter, Osvaldo Arquiteto, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.