Olá pessoal, estou aqui para atormentar vocês novamente..rsrsrs... como num outro tópico escrevi muito e disseram que escrevi muito para dar sermão, desta vez vou procurar escrever menos. Se já tiver algum tópico semelhante a esse, peço desculpas adiantado.
Bom o tema é como descobrir o preço da sua hora de trabalho... primeiramente temos que analisar algumas coisas, como contas, gastos e outras coisas. Todos nós temos contas a pagar, temos gastos com alimentação, condução, água, luz e etc.
Então para definir nossa hora de trabalho temos que pegar alguns valores já definidos, como:
- Contas de luz;
- Contas de água;
- O quanto tem gastado com alimentação;
- Contas de telefone (aqui também colocamos o preço do speedy, net virtual e etc);
Obs: com relação à água, luz, alimentação, telefone pegue as contas dos últimos 3 meses para tirar uma média com os gastos.
- O quanto gasta com condução, mesmo sendo um serviço freela você tem um gasto para ir até o cliente, para ir até lugares que te fornecem as coisas que você precisa para conseguir dar andamento ao projeto;
- Vestimenta, pode parecer estranho, mas creio que quando se trata de cliente, se você for visitá-lo de chinelo de dedo, bermuda, boné e camisa regata provavelmente ele não irá gostar. Resumindo se ele quer ver você bem vestido, então ele tem que pagar;
- O preço do seu hardware, todo o equipamento que você usa para fazer o trabalho (pc, tablet, monitor, etc);
Se esqueci algo POR FAVOR me ajudem!
Agravantes
Se você fez cursos, faculdade, se matou de estudar você tem que acrescentar isso no preço da sua hora. A pergunta é “COMO?”, através de seus investimentos com isso:
- Pegue os valores das mensalidade dos cursos, faculdades. Use somente as mensalidades de cursos relacionados à área de atuação do projeto, seria injusto cobrar o cliente por você ter cursado um curso de gastronomia se sua atuação no projeto será a criação de site;
- Preço com livros, revistas sobre o assunto;
Lucro
Veja o quanto você gostaria de ter como lucro. Nessa hora lembre-se das noites mal dormidas, por que estava estudando, lembre-se de como foi sofrido fazer faculdade/curso e trabalhar ao mesmo tempo, lembre-se de todo o esforço que você fez para chegar onde está;
Experiência na atividade
Quanto maior a sua experiência, maior será a sua facilidade em realizar a atividade, por isso, você provavelmente fará o serviço em um tempo relativamente menor.
Vamos calcular os gastos, vou citar alguns valores baseado em minhas contas:
- Luz = R$180,00;
- Água = R65,00;
- Telefone = R$120,00;
- Alimentação = R$250,00;
- Condução = R$130,00;
- Vestimenta = R$450,00/6 = R$75,00 (juntando todas as peças, camisa, sapato, calça, blusa, terno ou seja lá o que você use), neste item lembre não da roupa que você usa para ficar em casa ou a de ir para festa e/ou balada, e sim da que você usa para ir visitar o cliente. Agora pegue o valor e divida por 3 ou por 6, pois comprar roupa a cada mês, em suma maioria não é necessidade e sim luxo;
- Hardware: R$2.600,00 / 12 = Aprox. R$217,00. Mesmo que você tenha pagado a vista, imagine que você parcelou por um período de 12 meses (1 ano) ;
Total Gastos: R$1037,00 mensal.
Agora os agravantes:
Faculdade = R$650,00 - mensalidade;
Cursos técnico = R$350,00 - mensalidade;;
Curso = R$170,00 - mensalidade;;
Livros = R$90,00/12 = R$7,50. Faço o mesmo que fizemos com o hardware.
Total Investimentos: R$1.177,50.
Total = R$1.037,00 + R$1.177,50 = R$2214,5. Agora divida por 22 (os dias trabalhados no mês) e depois por 10 horas de trabalho direto.
Valor Mínimo da hora = Aproximadamente R$10,10.
Agora pegamos à experiência na atividade e usamos ela da seguinte forma (*), ela será um multiplicador, vamos supor que você antigamente levava 30 horas para ir da idéia até o email marketing completo. Hoje com maior experiência você leva 10 horas. Então você pega o tempo que você levava e o que você leva e faz a seguinte conta:
- 30/10 = 3
Agora você pega o valor mínimo e multiplica pelo valor resultante:
- R$10,10 * 3 = R$30,30;
Se você achar que esse valor ainda é pequeno demais ai você acrescenta o lucro. Tipo, você olha e fala a quero ter R$10,00 de lucro por cada hora. Então, o valor da sua ora fica:
- R$ 30,30 + R$10,00;
- Valor da Hora = R$40,30.
Bom agora você tem um meio para definir os valores para os seus projetos.
Tome cuidado, pois o bom senso deve ser considerado, pois se você leva 40 horas para fazer um email marketing não adianta quero cobrar cada hora R$70,00, pois é provável que o cliente acabe indo falar com outra pessoa, ainda mais se seu portfólio for fraco do ponto de vista do cliente.
Bom pessoal, espero ter ajudado, lembrando isso não é regra, é só uma dica para ajudar a definir valores. Outra coisa, não subestime o tempo para realizar um serviço!
Para definir o tempo que leva para fazer o serviço lembre-se das etapas do projeto, desde a idéia até a produção.
Obs: através desse método o ganho será através do conjunto, principalmente do lucro, a experiência (como agente multiplicador) e das horas que levará para realizar o projeto. Bom, se mesmo após todos esses cálculos considerar que o valor é baixo, converse com conhecidos, pergunte para empresas quanto elas costumam cobrar pelo serviço.
Agradeço a todos os que tiveram paciência para ler. No fim escrevi uma bíblia novamente.
Caso eu tenha esquecido de algo, gostaria que vocês complementassem este tópico. Também gostaria que se possível algum moderador fixasse este tópico, até que alguém monte um melhor e mais completo.
ps: Desculpem-me pela bíblia, mas acho que um tópico menor não seria tão proveitoso.