Comece por aqui: http://www.guiadoilustrador.com.br/Guia_do_Ilust.pdf
Acho que todo mundo tinha que ler isso, sendo inciante ou não da área.
É um guia gratuito escrito por alguns ilustradores.
Eu sugiro mto teste e mta observação para fazer os trabalhos, bastante referência de fotos. Os melhores ilustradores que conheço nunca fizeram curso, e Tutorial pode ajudar um pouco mas normalmente tem settings absurdos e não são mto praticos pra um "job corrido"... Mas pode ser bom pra ter uma base do programa.
Então além dos tutoriais que vc possa baixar ou comprar, seria legal fazer seus próprios testes aos poucos e ir vendo o que é melhor de usar.
Por exemplo, quem usa vray mtas vezes pega tutorial de evermotion... Bem, se tiver um PC com mais de 12GB de RAM e processador bom como o Corei7 Extreme, vale a pena... Mas se tem um pc comum, seus renderes vão demorar mais de 5h ou 6h... não é mto prático.
Quem começa com o 3DMax, normalmente começa com o MR, e se for o seu caso, o site vende uns DVDs que podem te ajudar e dizem que são bons.
Sempre é bom começar com leituras e tutoriais, mas segui-los fielmente não dá mto certo. Para melhor seu trabalho depois de um tempo, vc tem que entender o programa e vc criar seus próprios settings, shaders, luzes e etc com base em testes.
Behance: https://www.behance.net/andre3d