Eniack blz cara, cara na verdade o mercado de trabalho para maquete é como qualquer outro, depende muito do local, onde tem muita procura, com certeza terá muita oferta e também mais locais para aprender e estudar, e onde tem pouca procura, pouca oferta e mais difícil acesso ao aprendizado.
Na verdade creio que a chave para o sucesso será sua persistência, amor pelo que faz, e estudar, estudar, estudar ... se vc esta entrando nisso pelo dinheiro ou porque gosta mesmo do trabalho.
No meu caso, a um ano e meio atraz eu tinha um trabalho com uma renda razoavél para minha região, fiz um investimento de uns 5.000,00 em cursos em São Paulo, e recentemente mais uns 7.000,00 com PC , mesa p/ escritório e tal, na época todos falavam que eu era doido, com exeção da minha esposa que sempre me apoiou.
Mas hoje com menos de 2 anos na área, ja consegui cobrir os investimentos e tenho uma renda até melhor que a que tinha, prestando serviços para um escritório de Arquitetura, onde montei meu escritório de Maquete eletrônica e projetos técnicos, atendendo os clientes deles e os meus.
E o bom de não ter muita procura aqui , é que só tem eu quem faz isso, ai o pouco que tem vem tudo para mim, mas acontece que o pouco é o suficiente para eu tenha uma renda bacana e fazendo o que gosto, ou seja nem sempre o local com maior quantidade de trabalho será o melhor para você.
Lembrando que isso aconteceu comigo, tenho certeza que com muitos foi melhor e com outro pior.
Aconselho vc a fazer como eu se quer mudar de ramo vai aos poucos, começa pegar uns freelas, trabalhando até a madrugada rsrsrs, ( tem que ter sacrifício ), ai quando sentir que da para se manter só de 3d, ai vc o faz.
Tem os cursos aqui da 3D1, são ótimos, e com um custo muito bom, eu comprei o de maquete e o de Pós-produção, se não tem recomendo.
Espero ter ajudado.
" Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida " (Confucio)