Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Danilo   Teresina-PI - PI
the borba   santa catarina
MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
marciocmoraes   bento gonçalves
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

JACKEI   Manaus - AM
marcinhudiaz   rio de janeiro - AC
Ed Olliver   Brasil - MA

Curiosidade

Por: Saulo  

Em: 27/09/2013 17:39

Pessoal só uma curiosidade, como é desenvolvido o max?

Qual é a linguagem de programação?

Abs!
sei lá! hehe!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos.

Saulo Morais: oi Saulo!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta, não tenho muita certeza, mas acho que a linguagem base para criação do 3ds Max, seja a linguagem C++.

Usando essa poderosa linguagem C++ com um compilador, você pode desenvolver qualquer aplicativo. Claro que não é usada só uma linguagem pra desenvolver um único software, mas um conjunto de linguagens de programação, que usadas em série irão produzir excelentes resultados.

Na verdade tudo depende de como se quer este tipo de software 3d, de como serão desenvolvidos os algoritmos seja em qualquer linguagem de programação para fazer ou efetuar a tarefa que você deseja.

Podem ser usadas linguagens mais simples até linguagens mais complexas. Na parte de scripts do 3ds Max, é usada uma linguagem de programação própria para os scripts- maxscripts. Geralmente é C++.

Na parte de criação de shaders para a Autodesk, quem os cria é o mestre Zap Mental ray ( Hakan Zap Andersson ), e ele cria todos os shaders tudo em linguagem C++.

Um exemplo de linguagem C++ é esta aqui:

#include -->> biblioteca de linguagem C
#include -->> biblioteca de linguagem C
main() -->> Corpo principal da linguagem C
{
float n1, n2, media;
-->> float é um operador que lê um número real ( número decimal )
printf(\"Digite a 1ª nota: \"); -->> função Imprimir da linguagem C
scanf(\"%f\", &n1); -->> função ler da linguagem C
printf(\"Digite a 2ª nota: \"); -->> função Imprimir da linguagem C
scanf(\"%f\", &n2); -->> função ler da linguagem C
media=(n1+n2)/2;
printf(\"A media e: %2f\", media);
if (media >=5.0)
-->> condição \"se\"
printf(\"Aluno aprovado\");
else
printf(\"Aluno reprovado \");
getch();
}


Esta linguagem C++ ai em cima, é um tipo de linguagem que lê as duas notas de um aluno qualquer ( n1,n2 ) e depois calcula a média dele com base somente nessas duas notas.

A linguagem C sempre começa com uma chave aberta ( { ) e no final com uma chave fechada ( } )

Espero ter sido o mais claro possível.

Forte abraço e sucesso, Saulo.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Valeu Danilo!!

Muito interessante na verdade é que até hoje, fico intrigado com construção de um soft como o 3ds max, a física simulações etc...é muito complexo...e como uma coisa se liga a outra...

Gostaria de saber mas sobre como são feitos os cálculos de refração etc...mais é sempre difícil achar material sobre isso...


Valeu abs!!!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Saulo Morais: oi Saulo!! tudo bem?? Sua pergunta foi muito interessante, mas existe um certo dilema e vejo certamente como um problema nisso, o fato de empresas de tecnologia de modo geral, especialmente as de Computação Gráfica, famosas como a Autodesk, ILM, esconderem mesmos os seus feitos, triunfos e grandes descobertas.

Lembro bem que certa vez, um artista gráfico no youtube, fez uma pergunta sobre como era produzido o efeito especial pro Dave Jones do filme: \"Piratas do Caribe\", no canal direto da ILM no youtube.

O artista da \"ILM\" que foi lá visitar o tópico e responder a pergunta deste artista gráfico, foi debochado e infeliz na minha opinião, muito mal educado com a resposta que ele deu pra esse leitor.

O artista da ILM falou que um lápis de madeira produz desde desenhos simples até desenhos mais complexos, só depende de quem ( artista ou pessoa comum ) usa esse lápis de madeira.

Esse artista gráfico da ILM não respondeu a pergunta do artista gráfico sobre os efeitos especiais gerados pelo Dave Jones e deu uma resposta super vaga e sem nenhum dado em especial e pelo menos interessante no filme \"Piratas do Caribe\", e ainda não deu uma resposta plausível pro leitor, ou seja, não respondeu nada com nada.

Sobre a sua pergunta, Saulo,também sempre me pergunto porque as tecnologias estrangeiras ( não só de Computação Gráfica ) não explicam mesmo a criação de tais ferramentas, mas neste ponto concordo com eles, porque se fornecessem a \"prova viva\" das suas criações, qualquer pessoa especialista em programação, poderia criar qualquer efeito que quisesse e todo o esforço deles terá sido em vão.

Sobre as produções da Autodesk, há o Autodesk labs, em que a Autodesk mostra um pouco de seus laboratórios, suas pesquisas e produções, mostra os plugins do mês eleitos pelos artistas gráficos, mostra ainda o desenvolvimento de novos scripts e plugins pro 3ds Max e pros outros softwares da Autodesk, mostra o desenvolvimento de ferramentas de AEC ( Arquitetura, Engenharia e construção ), ferramentas para media & entertainment, ferramentas para os consumidores da Autodesk, ferramentas para manufatura, ferramentas para Engenharia natural, pesquisas e infraestrutura...etc.

** http://labs.autodesk.com/ ( Site- Autodesk labs ).

Espero ter sido útil de alguma forma, Saulo.

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Danilo,

Legal.
Então sobre a historia do lápis, tenho que concordar com o cara, realmente quem está atrás do lápis é que faz a diferença ....assim como quem está atrás do computador.

Mais também concordo plenamente com você, que ele poderia ter sido mais explicativo, na parte técnica.

Afinal é só uma curiosidade da parte técnica... e como as cosias se ligam etc.
Imagino tb que o max já tem hoje quase que toda sua estrutura formada, e só vão adicionando e editando algumas coisas.

Mais mesmo assim é interessante saber como chegamos até aqui...


Mais é isso ae grande abraço!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 955, sendo 10 membro(s) e 945 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, Gabriel.C, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Rodrigo, Junior, ale.bs1, Duda, Pedro Juliato, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.