Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!
MarcioBottega: oi Márcio!! tudo bem?? Não se preocupe porque a maioria dos profissionais no Brasil já pegou algum tipo de \"calote\", seja grande ou pequeno, mas a maioria já pegou algum tipo de prejuízo, sabe??
Durante uma negociação de prestação de serviços de qualquer natureza, é muito importante mesmo que você documente tudo, que faça um pequeno contrato de prestação de serviço, com algumas poucas cláusulas com seus direitos, deveres e com os direitos e deveres do seu contratante ( cliente ).
Nós que não somos diretamente ligados a área jurídica ( advogados ), não conhecemos totalmente nossos direitos em todas as instâncias, como um bom advogado os conhece, mas nós podemos tomar algumas precauções para evitar algum tipo de \"calote\" conosco.
Uma coisa que aprendi é que você jamais deve entregar a sua imagem final renderizada para o seu cliente antes dele te pagar, fazendo essa simples atitude, é impressionante como você evita grandes dores de cabeça em fazer qualquer serviço que seja, não só de maquete eletrônica 3d, tudo bem??
Pode parecer simplório ou trivial, mas ainda tem alguns profissionais de maquete eletrônica 3d que entregam sua imagem final renderizada, antes do cliente pagar ao profissional.
Com todos os anos que sou autodidata em Computação Gráfica, sempre estou fazendo pequenos contratos de prestação de serviços, com poucas cláusulas, e em uma delas eu coloco até em negrito e com uma fonte maior: \"A imagem final renderizada só é entregue ao cliente depois do acerto e do recebimento total dos honorários\".
Quando o cliente lê essa informação não tem nem o que ele questionar, ele já sabe que só receberá a imagem depois que me pagar pelo meu serviço. Não importa que ele queira ver a imagem antes e me pagar depois, como muitos clientes tentam fazer, cansar a gente pela conversa deles, jamais entregue a imagem final renderizada sem o cliente te pagar totalmente pelo seu serviço.
Você pode fornecer no seu pequeno contrato de prestação de serviço, os seus dados bancários, como o número da sua conta corrente, agência e nome do favorecido ( nome e sobrenome ) e informe todos estes dados no seu contrato de prestação de serviço, assim você evita que o cliente fique te ligando toda hora pra te perguntar qualquer coisa sobre a forma de pagamento, ok??
Mas a verdade mesmo é que nunca estamos livres de caloteiros, quando você menos espera aparece um ou outro. Desconfie quando um cliente te pede muitas coisas e não fala de jeito nenhum em quanto ele irá investir e o quanto você irá cobrá-lo por tudo o que ele deseja. Esse é provavelmente, possivelmente um caloteiro à vista.
Depois que comecei a fazer pequenos contratos de prestação de serviços e só mandar a imagem final depois que me pagarem integralmente ( 100 % ) pelos meus serviços 3d, o número de calotes diminui consideravelmente, é impressionante.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...