Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael   Carlos Barbosa RS
Kassio Massa   São Paulo - SP
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Portfólios Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
Matheus   Itapetinga - BA
graciano   Indaiatuba

O rig mais dificil?

Por: ScreamingFox  

Em: 01/11/2013 21:43

Bom, nessa segunda metade do ano, pulei minhas sete primeiras marolas do mar do Rigging, por assim dizer (\"risos\").. Eu até q fazia uns personagenzinhos pra games, mas pra mim, \"fazer um rig\" era, simplesmente, criar uns bones ou cat ou biped e aplicar physique ou skin (eu venho mexendo com 3ds desde bem antes de ser \'max\', intermitentemente, desde \'moleque\'.. então as vezes eu falo de coisas meio arcaicas como se fossem relativamente novas, e tenho mais pratica com o physique e hierarquia mesmo, do que com bipeds, etc... só de evocar essa epoca \'pré-max\' já me lembro das minhas infinitas viagens com uma navezinha de booleanos em paisagens importadas do épico Vistapro.. de entortar toroides.. de tentar miseravelmente copiar a cobrinha que saía da mão do Scorpion, só com morhps, e de conseguir relativamente bem copiar a bolinha de gelo que saía do Sub-Zero, só com morphs também.. é... enfim...)..

(mas até hoje em dia eu valorizo muito mais a modelagem, do que qualquer outra coisa.. aliás, hoje em dia mudou né... hoje em dia eu valorizo mais a modelagem com a qual seja \'perfeitamente praticavel\' a animação.. Eu não modelo personagem em pose.. eu modelo um personagem, rigo, e, na pose, renderizo =DDD)

Então.. Postem aqui considerações sobre o rig que consideraram o mais dificil que já fizeram, e a razão por terem considerado dificil..

(=D)

Bom eu vou começar, podem descrever como eu, mas também é sempre melhor a eloqüencia pessoal então, descrevam como achar mais confortavel...

Model: Carro, um \'mustang generico\' de um amigo.
Rig:Rodas com giro, controle de velocidade e aceleração e vinculadas ao movimento do carro (roda gira conforme carro anda, roda da frente se gira para os lados quando vai fazer curvas..)
Dificuldade: Fazer o sistema de aceleração e \'marchas\' e vincular de maneira crivel as rodas da frente às curvas do caminho.

Ah lembrei de outro q empata =D:

Model:: Dragão/dino \'Örm\' (AKA: \"Dragão Malvado\" na 3d1)
Rig:: Rig das asas (em especifico, do fechamento das asas e sua posição em estado fechado)
Dificuldade: As asas são anatomicamente \'completissimas\', são baseadas em asas de morcego mas tem 2 \'dedos\' a mais.. Fazer o fechamento delas foi \'terrivel\'.. consegui com o reaction manager =D..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
o rig mais difícil é aquele que eu ainda não sei fazer. hehe!
Bom! Como não consigo fazer quase nada com rig, então ele todo se torna difícil pra mim e não há como eu dizer que tipo de rig é o mais difícil. hehe!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

ScreamingFox: oi ScreamingFox!! tudo bem?? Primeiramente gostaria de te Parabenizar pelo ótimo tópico criado por você sobre \"rig\" de personagens 3d.

Acredito eu, que para usuários avançados de \"rig\", o mais complicado que deve ser, é realmente aquele que você nunca tenha feito e que o nível de dificuldade seja bem elevado.

Personagens 3d com mais de duas patas, mais de dois braços e principalmente mais de duas cabeças, creio que o nível de dificuldades, em termos de \"rig\" seja bem complexo.

Fazer \"rig\" de animais também como aranhas, pernilongos, apesar do \"CAT\" do 3ds Max já ter essas ferramentas para \"rig\" de animais quadrúpedes, como um cavalo, por exemplo, mas \"rigs\" de animais como aranhas, centopéias, por exemplo, é relativamente complicado de se fazer.

O bom de criar \"rigs\" é que nunca tem uma tarefa repetitiva, como é muito repetitivo o processo de modelagem 3d para Arquitetura e Engenharia. Esses processos são repetitivos e geralmente bem \"mecânicos\" também e as ferramentas \"geralmente\" são as mesmas.

Quanto ao processo de rig, é sempre uma ideia complexa e \"inovadora\" que o CR ( character rig ) e o \"TD\" ( technical director ) tem que pensar, isso sem falar nos controladores novos que tem que ter, e quais os tipos de movimentos que o seu personagem irá fazer.

Essas ideias todas de \"rig\" são bem complicadas e quando passa para animação, ai a complicação aumenta \"exponencialmente\".

Gostaria de contribuir com este maravilhoso tópico, postando uma entrevista bem legal e interessante com o \"TD\" Danilo Pinheiro ( mais conhecido como \"nilouco\" ), em que o mesmo se especializou em \"rig\" usando o Autodesk Maya. Atualmente o Danilo Pinheiroaulas de \"rig\" simples, médio e avançado e atualmente mora em Quebec, Canadá.

Espero que todos que aqui entrarem, deem uma lida nessa entrevista bem legal, do Danilo Pinheiro. E para quem quiser aprender \"rig\", o Danilo Pinheiro disponibiliza vídeos no Youtube sobre \"rig\" para quem quiser aprender ( usando o Maya, obviamente ).

http://www.nimbocg.com.br/danilopinheiro/ ( Entrevista com o TD- Danilo Pinheiro- NimboCG ).

======================================================================================

Parabéns por criar este maravilhoso tópico.

Forte abraço e sucesso, ScreamingFox.

Valeu =D..

Conceitualmente considerando o titulo do tópico, evidentemente que o conjunto das coisas que ainda não fizemos certamente contem algo que é mais dificil de se fazer do que qualquer coisa no conjunto do que já fizemos.. Isso é uma consideração inteiramente sensata, de fato, e logicamente elegante e humilde. Sendo assim, retifico-me quanto à eloquência; o que quis dizer seria o rig mais dificil que a pessoa já tenha feito..

Mas é legal também uma opinião ou consideração teórica sobre algo que não tenha feito também...

Um rig que ainda não fiz, ou que fiz parcialmente seria:

-O wrap-up de um rig completo para \'puppeteering\' com controladores MIDI.

Ou seja, ao invés de controlar os movimentos direto nos controladores, controlar parametros dos movimentos, com os controladores, assim o movimento vai ficar muito mais perfeito, crivel e facil de produzir..

Aquele dragão \'Örm\' já tinha o Motion Capture com MIDI, mas o rig não tinha comportamentos (o controle era \'diretão\' no MIDI), e seria necessário uma coordenação motora quase sobrehumana pra se controlar movimento por movimentos nos faders alí na gravação (ele grava os movimentos em tempo real, apesar de dar pra gravar uma parte, e depois dar play numa parte gravando a outra, etc.. mas fica muito mais pratico e natural se gravando tudo ou quase tudo ao mesmo tempo..).

Vou tentar fazer quando a minha raposinha crash tester de rigs estiver mais funcional.. Esse wrap-up é pôr de maneira 100% ergonômica os controles paramétricos do comportamento para controladores MIDI, de maneira a que se controle os comportamentos de um personagem com os botões e faders (ex: imagina q vc faz um \'lango-lango\' e põe position constraint do controlador da mão num helper q tem position constrain (com % controlavel) num helper q tem path constrain numa spline que resume o movimento de soco do lango-lango, e então vc põe o controle do % do caminho do path constraint pra ser controlado pela pressão de um botão MIDI, então, quando vc apertar o botão o soco vai ir e voltar, etc..) .. Vou fazer rigs cada vez mais aprofundados pra com esse tipo de wrap-up fique extremamente facil pra qualquer um criar uma animação de um personagem com esse tipo de rig..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711050.

Total de membros registrados: 138520

Últimos membros registrados: Miltonsroberts, degmon026, Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen.

Usuário(s) on-line na última hora: 1196, sendo 3 membro(s) e 1193 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: snake6969, Miltonsroberts, degmon026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.