Bom, nessa segunda metade do ano, pulei minhas sete primeiras marolas do mar do Rigging, por assim dizer (\"risos\").. Eu até q fazia uns personagenzinhos pra games, mas pra mim, \"fazer um rig\" era, simplesmente, criar uns bones ou cat ou biped e aplicar physique ou skin (eu venho mexendo com 3ds desde bem antes de ser \'max\', intermitentemente, desde \'moleque\'.. então as vezes eu falo de coisas meio arcaicas como se fossem relativamente novas, e tenho mais pratica com o physique e hierarquia mesmo, do que com bipeds, etc... só de evocar essa epoca \'pré-max\' já me lembro das minhas infinitas viagens com uma navezinha de booleanos em paisagens importadas do épico Vistapro.. de entortar toroides.. de tentar miseravelmente copiar a cobrinha que saía da mão do Scorpion, só com morhps, e de conseguir relativamente bem copiar a bolinha de gelo que saía do Sub-Zero, só com morphs também.. é... enfim...)..
(mas até hoje em dia eu valorizo muito mais a modelagem, do que qualquer outra coisa.. aliás, hoje em dia mudou né... hoje em dia eu valorizo mais a modelagem com a qual seja \'perfeitamente praticavel\' a animação.. Eu não modelo personagem em pose.. eu modelo um personagem, rigo, e, na pose, renderizo =DDD)
Então.. Postem aqui considerações sobre o rig que consideraram o mais dificil que já fizeram, e a razão por terem considerado dificil..
(=D)
Bom eu vou começar, podem descrever como eu, mas também é sempre melhor a eloqüencia pessoal então, descrevam como achar mais confortavel...
Model: Carro, um \'mustang generico\' de um amigo.
Rig:Rodas com giro, controle de velocidade e aceleração e vinculadas ao movimento do carro (roda gira conforme carro anda, roda da frente se gira para os lados quando vai fazer curvas..)
Dificuldade: Fazer o sistema de aceleração e \'marchas\' e vincular de maneira crivel as rodas da frente às curvas do caminho.
Ah lembrei de outro q empata =D:
Model:: Dragão/dino \'Örm\' (AKA: \"Dragão Malvado\" na 3d1)
Rig:: Rig das asas (em especifico, do fechamento das asas e sua posição em estado fechado)
Dificuldade: As asas são anatomicamente \'completissimas\', são baseadas em asas de morcego mas tem 2 \'dedos\' a mais.. Fazer o fechamento delas foi \'terrivel\'.. consegui com o reaction manager =D..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..