TAV Campinas - São Paulo - Rio de Janeiro

Por: Kassio Massa  

Em: 06/04/2012 03:05

Ultimo UP
Alteração completa do cenário base. A via elevada foi aplicada em um cenário real: a Rodovia Dom Pedro I, em Campinas, local onde pretende-se implantar o sistema.

cara seu render ta massa
Sinistro, cena gigante né fez proxy das vegetações?
cara seu render ta massa


Valeu, Humberto! Este trampo, infelizmente, me rendeu nada muito além de um calote e alguns meses de árduo trabalho em vão, mas que me serviu de aprendizado (cai-se uma vez, mas ganha-se imunidade contra \"clientes\" de má fé - a propósito, o sujeito é daqui da comunidade TresD1). Por outro lado, me sinto satisfeito com o resultado estético de ambas as imagens.

Sinistro, cena gigante né fez proxy das vegetações?


Na verdade, não. Na vista aérea oblíqua, a modelagem contemplou apenas o viaduto e o trem. O restante foi uma mescla de foto-inserção e ilustração livre em Photoshop. Julguei que distribuir vegetação, mesmo utilizando proxy, e depois renderizar, seria demais para meu tímido PC huahaha (o problema seria mesmo renderizar)

Aproveitando a pergunta, deixo aqui uma breve síntese do processo de elaboração de cada cena:

Vistas aéreas obliquas 1 e 2 (imagens 2 e 3 deste tópico, respectivamente):

- Modelou-se o viaduto estaiado e o trem, em 3ds Max, renderizando-os em MentalRay.
- A Montanha ao fundo foi extraida de uma fotografia de paisagem do meu acervo pessoal, tendo sido borrada com o efeito Gaussian Blur, no Photoshop.
- O plano da superfície (solo e rodovia) foi extraido de uma perspectiva do Google Earth/Maps como \"molde\" para o desenho mais aprimorado das vias, contendo as faixas de rodagem, e demais itens de sinalização, que foram extraidos, por sua vez, de outras fotografias, também de meu acervo pessoal.
- A vegetação provém, também, de fotografias de árvores, tendo sido estas devidamente recortadas e placeadas de forma aleatória ao longo da cena, tendo sido respeitada a proporção e a perspectiva com cautela.
- Os edifícios espalhados pela cena e os veículos também foram extraidos de fotografias pessoais, tendo algumas de suas características sido modificadas na aplicação.
- Sombras foram desenhadas com o auxílio de uma mesa digitalizadora.
- Por fim, adicionou-se blur em determinadas partes da cena, a fim de gerar o efeito \"Tilt Shift\", o desfoque também conhecido como Depht of field, que tem relação com o alcance focal da lente simulada.
- Demais efeitos e ajustes na atmosfera, correção de cor, brilho e contraste, adição do filtro Diffuse Glow também foram realizados no próprio Photoshop.

Vista do carro na rodovia (imagem 1 deste tópico):

- Os elementos modelados foram reaproveitados da cena anterior (trem e viaduto, porém, os estais do viaduto foram modificados) e novos objetos foram adicionados ao \"esqueleto da cena\", tais como as palmeiras, o canteiro central, os dois veículos em primeiro plano.
- Fez-se uma versão em monotrilho do mesmo trem presente no viaduto estaiado.
- Novamente, houve tracking de cena, para encaixar a modelagem na fotografia oferecida pelo \"cliente\".
- O céu não pertence à imagem fornecida, mas sim, foi extraido de uma foto de meu acervo pessoal.
- Sombras e demais efeitos foram desenhadas com auxílio de uma mesa digitalizadora.

Abç, galera, e desculpem minha ausência nestes últimos meses kk
[Update]

Posteriormente, fiz algumas modificações na imagem da vista do carro. As seguintes modificações foram feitas:

- Adicionado novo paisagismo ao canteiro central, feito na própria cena, no 3ds Max.
- Adicionado um avião, extraído de outra cena 3d.
- Aumentada a altura da estrutura elevada do monotrilho.

Bem, é isso ;D
Gostei muito da imagem e do projeto, parabéns! Só o primeiro carro aqui da direita que ficou um pouco estranho, mas o resto está muito bom.
Gostei muito da imagem e do projeto, parabéns! Só o primeiro carro aqui da direita que ficou um pouco estranho, mas o resto está muito bom.


Valeu, Fernando!
Realmente, achei tb que o carro da direita está com iluminação um pouco estourada..
Assim que possível, posto mais ups com corrções.
Valeu!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707119.

Total de membros registrados: 134880

Últimos membros registrados: joaoddt, Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva.

Usuário(s) on-line na última hora: 515, sendo 20 membro(s) e 495 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: arquiluc, Reinaldo Silva, Abilio, Sergio1987, magster, Le_Andro, Vladis, Hot, Ricardo Paranhos, Duda, JMDesign, Thiago Couto, Lucas Reis, Osvaldo Arquiteto, Carla Franco, Pedro Juliato, Frederico Wagner N. R., Fernando Cunha, ricardo duarte, Danilo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.