cara seu render ta massa
Valeu, Humberto! Este trampo, infelizmente, me rendeu nada muito além de um calote e alguns meses de árduo trabalho em vão, mas que me serviu de aprendizado (cai-se uma vez, mas ganha-se imunidade contra \"clientes\" de má fé - a propósito, o sujeito é daqui da comunidade TresD1). Por outro lado, me sinto satisfeito com o resultado estético de ambas as imagens.
Sinistro, cena gigante né fez proxy das vegetações?
Na verdade, não. Na vista aérea oblíqua, a modelagem contemplou apenas o viaduto e o trem. O restante foi uma mescla de foto-inserção e ilustração livre em Photoshop. Julguei que distribuir vegetação, mesmo utilizando proxy, e depois renderizar, seria demais para meu tímido PC huahaha (o problema seria mesmo renderizar)
Aproveitando a pergunta, deixo aqui uma breve síntese do processo de elaboração de cada cena:
Vistas aéreas obliquas 1 e 2 (imagens 2 e 3 deste tópico, respectivamente):
- Modelou-se o viaduto estaiado e o trem, em 3ds Max, renderizando-os em MentalRay.
- A Montanha ao fundo foi extraida de uma fotografia de paisagem do meu acervo pessoal, tendo sido borrada com o efeito Gaussian Blur, no Photoshop.
- O plano da superfície (solo e rodovia) foi extraido de uma perspectiva do Google Earth/Maps como \"molde\" para o desenho mais aprimorado das vias, contendo as faixas de rodagem, e demais itens de sinalização, que foram extraidos, por sua vez, de outras fotografias, também de meu acervo pessoal.
- A vegetação provém, também, de fotografias de árvores, tendo sido estas devidamente recortadas e placeadas de forma aleatória ao longo da cena, tendo sido respeitada a proporção e a perspectiva com cautela.
- Os edifícios espalhados pela cena e os veículos também foram extraidos de fotografias pessoais, tendo algumas de suas características sido modificadas na aplicação.
- Sombras foram desenhadas com o auxílio de uma mesa digitalizadora.
- Por fim, adicionou-se blur em determinadas partes da cena, a fim de gerar o efeito \"Tilt Shift\", o desfoque também conhecido como Depht of field, que tem relação com o alcance focal da lente simulada.
- Demais efeitos e ajustes na atmosfera, correção de cor, brilho e contraste, adição do filtro Diffuse Glow também foram realizados no próprio Photoshop.
Vista do carro na rodovia (imagem 1 deste tópico):
- Os elementos modelados foram reaproveitados da cena anterior (trem e viaduto, porém, os estais do viaduto foram modificados) e novos objetos foram adicionados ao \"esqueleto da cena\", tais como as palmeiras, o canteiro central, os dois veículos em primeiro plano.
- Fez-se uma versão em monotrilho do mesmo trem presente no viaduto estaiado.
- Novamente, houve tracking de cena, para encaixar a modelagem na fotografia oferecida pelo \"cliente\".
- O céu não pertence à imagem fornecida, mas sim, foi extraido de uma foto de meu acervo pessoal.
- Sombras e demais efeitos foram desenhadas com auxílio de uma mesa digitalizadora.
Abç, galera, e desculpem minha ausência nestes últimos meses kk