Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
Julio Cesar: oi Júlio!! tudo bem?? Muito obrigado mesmo por ter compartilhado esse ótimo vídeo de um cartonista fera e experiente, dando dicas de como se deve acertar os \"honorários\" com o seu cliente.
Realmente vivemos em um país aonde as coisas são muito complicadas, tem profissionais demais no mercado, uma grande parte sem grandes qualificações técnicas para se trabalhar com excelência, atingindo resultados que deixe o cliente super e hiper satisfeito.
Claro que temos ótimos profissionais de todas as áreas, mas infelizmente ainda existem muitos profissionais que cobram preços muito baixos do padrão pelos seus serviços. Nós mesmos já estamos \"carecas\" de saber isso. ^^
Com relação a esses preços, realmente precisa-se atingir um nível de \"honorários\" definidos como um patamar mínimo, obviamente de acordo com a realidade específica de cada região do Brasil.
Com relação aos preços cobrados por imagem, também concordo com todos. Mas acertar um preço com um cliente só por R$ 200,00 é muito pouco para qualquer artista gráfico que faça imagens realistas.
Tem que ver a questão também da experiência do profissional 3d na área, a qualidade dos seus trabalhos, o realismo das suas imagens, em quanto tempo o artista gráfico leva para fazer uma imagem realista, se o artista gráfico modela tudo na sua cena ( o valor da maquete é mais caro ), caso o artista não modele tudo na sua cena, use muitos models, o valor deve ser abaixo se comparado com o valor acertado com o cliente pelo artista que modela tudo na sua cena 3d.
Enfim, são muitas as variáveis que se tem que levar em conta para se orçar um preço final de uma maquete eletrônica. Mas uma coisa super fácil que ajuda a montar um orçamento de imagens 3d, é fazer uma espécie de um \"cronograma\" ou uma \"planilha\" com os itens de suma importância e bastante relevantes para se cobrar um valor financeiro por qualquer trabalho 3d que seje.
=============================================================================================
** Vou atrever-me... rsrs e ariscar-me a \"tentar\" colocar alguns itens que julgo bastante importantes para se elaborar um \"honorário\" para um cliente que queira um trabalho 3d de qualidade.
1.0- Modelagem. ( modelagem simples, intermediária ou complexa. Depende do projeto. )
2.0- Criação de texturas ( caso necessite*. )
3.0- Criação de materiais.
4.0- Iluminação.
5.0- Vegetação 3d**. Esse item eu acho crucial, pois se for um projeto de paisagismo, acho que o preço cobrado pode subir um pouco mais, haja visto que hoje tem-se que trabalhar com árvores 3d para gerar um realismo legal na imagem.
Caso seja um projeto de Paisagismo complexo, em que se tem que colocar espécies vegetais específicas do projeto, e se nós precisarmos modelar alguma espécie vegetal em específico, pelo fato de não haver nenhum model disponível \"free\", ai acho que o preço sobe também.
6.0- Rig ( criação de rig pra um personagem 3d. )
7.0- Render.
8.0- Pós edição de imagem ou vídeo, caso este último haja. Diferenciar financeiramente uma pós edição de uma imagem em relação a um vídeo.
9.0- Animação ( criação de uma pequena vinheta, animação curta, intermediária e longa. )
OBS.: Com certeza isso foi só um palpite meu de alguns itens que julgo importantes pra tentar elaborar um \"honorário\" pra um cliente, mas vocês todos podem acrescentar muito mais itens e/ ou retirar alguns que não concordem, dando ideias, sugestões, críticas construtivas...etc.
=============================================================================================
Acho que o mínimo mesmo, isso é uma opinião pessoal, mas o valor mínimo por se cobrar de uma imagem realista em grande resolução ( 3500 x 3500 ou 4000 x 4000 pixels ) teria que ser algo em torno de R$ 500,00 por uma \"ÚNICA\" imagem.
Claro que esse valor também depende se o projeto de Arquitetura/ Engenharia é muito detalhado/ complexo ou não. Se o mesmo for muito detalhado, pode-se ver ou vislumbrar um valor maior ainda que R$ 500,00, mas sempre de acordo com a realidade da condição financeira do seu cliente.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Parabéns por indicar este vídeo, Júlio.
Abraços e sucesso.