Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
Vinicius Paciello: oi Vinicius!! tudo bem?? O que acontece realmente é que no Brasil, por conta dos escritórios de Arquitetura e Engenharia civil, acabam que tendo muitos, mas muitos projetos de Arquitetura e Engenharia para serem construídos, e sempre precisam de maquetes eletrônicas para os clientes visualizarem melhor e principalmente entenderem melhor o que será construído.
No Brasil infelizmente nem sempre o mercado valoriza muito a \"criatividade\", e sim a produção em massa, por causa do Capitalismo, que mais atrapalha do que ajuda.
Em tempos antigos se incentivava muito mais a \"criatividade\", como teve seu auge máximo na época do Renascimento.
Mas mesmo assim, ainda existem ótimos artistas gráficos no Brasil que valorizam muito a \"criatividade\" em detrimento da \"produção em massa\", em detrimento da limitação do uso da Computação Gráfica somente aplicada a maquete eletrônica.
Mas realmente o artista gráfico que faz somente uso da Computação Gráfica para produção de imagens para usos em maquete eletrônica aplicada às áreas de Arquitetura e Engenharia, é para propósito único e exclusivo de sua sobrevivência. ( sua e de sua família )
Mas realmente, acho que no Brasil ainda falta muito o que ser feito, para se criar, difundir, e principalmente divulgar a produção de ideias em massa, para aplicabilidade de outras áreas da Computação Gráfica, que não seja a de \"Archviz\" ( Architectural Visualization ).
Um dos grandes problemas do artista gráfico se manter somente na área de \"Archviz\" ( Architectural Visualization ), é que os trabalhos são muito repetitivos e monótonos.
A única coisa que muda é o projeto ( tanto o de Arquitetura quanto o de Engenharia ) que é diferente, requer obviamente uma modelagem diferente, porém as ferramentas de modelagem 3d são geralmente as mesmas.
Mesmo que os materiais sejam diferentes, usam-se texturas diferentes, mas no geral, o uso de ferramentas 3d pra produção de imagens da área \"Archviz\" ( Architectural Visualization ), são quase sempre as mesmas ferramentas. ^^
Uma das coisas boas que se pode inovar na área de \"Archviz\" ( Architectural Visualization ), seria a criatividade para modelar projetos de forma ousada, com uma criatividade mais aguçada e técnicas de modelagem mais rápidas, no sentido de criar um fluxo de modelagem único e definitivamente seu.
Na minha opinião, um bom domínio do uso da tecnologia \"BIM\" para produção de projetos tanto de Arquitetura quanto de Engenharia, de uma forma rápida e eficiente, já é um ótimo começo pra desenvolver uma certa criatividade.
Pois mesmo que não queiramos, a tecnologia \"BIM\" é ótima para acelerar os nossos projetos, mas infelizmente não serve para alunos que ainda estão aprendendo Desenho técnico, pois acaba que engessando o raciocínio espacial.
============================================================================================
Um dos impasses que vejo no Brasil, é que me parece, não tenho certeza ao certo, se estiver errado, me corrijam, por favor, mas me parece que o mercado de \"Publicidade e Cinema\" para 3d no Brasil, não é tão grande e principalmente difundido como o mercado de \"Archviz\" ( Architectural Visualization ).
As grandes construtoras, imobiliárias, incorporadoras grandes, sempre precisam de prestação de serviços da área de \"Archviz\" ( Architectural Visualization ).
Portanto este mercado de \"Archviz\", é um mercado bastante promissor, financeiramente bem lucrativo, tem muita [b]procura e portanto tem muita oferta de mercado, e é um mercado que está sempre aquecido[/b], porque quer queira ou não, o mercado de \"Archviz\" ( Architectural Visualization ) está \"diretamente\" ligado ao mercado de Construção civil.
Mas resta a nós artistas gráficos, pesquisarmos mais por conta própria nossa, estudar coisas novas a cada dia, que fujam mais dos padrões de ferramentas 3d que usamos cotidianamente, tudo bem??
Muito boa mesmo sua pergunta, Vinicius.
Parabéns.
Abraços e sucesso.