Imagino q a grande maioria dos q o Danilo postou já sejam exemplos do q vc busca.. Esse Danilo é caprichoso no que posta, e tem Estilo no que renderiza... :)...
Mas realmente, fazer um filme 3d passa por uma questão tecnológica, que vai ser a de geração das animações..
A \'Animação\' é a expressão de um comportamento... Uma pedra, que nada faz, não tem comportamento, ela pode ter caracteristicas físicas, mas não apresenta comportamento..
Mas, um personagem, tem características físicas e comportamento.. E o comportamento vai ser definido até onde puder o artista e modelador, por uma redução da realidade (vai tentar fazer os musculos se contraírem de uma maneira visualmente crível, por exemplo...).. Isso é dado pelo Rg, e se pronuncia \'Rig\'...
O Rig vai ser a criação, manutenção e conclusão logistica dos comportamentos dos personagens ou entes animados, q vc vier a fazer em 3d..
No Rig-Veda (escritura Hindú) se diz que o \'Supremo\'(termo Religioso.. pode entender como \'Deus\') criou os objetos celestiais, o sol e as estrelas.. os objetos e as criaturas, e, destemidamente os \'controla e mantem\'.. \"e que atravez d\'Este venham, os nascimentos e poentes solares...\"... (ex: \"Atravez desse Supremo Exclelente, os dias vem e vão\")
Mas, pensando muito bem e de maneira muito sensata.. É muito improvável um mero artista obter a divina precisão do que é o Real... Um velho me explicou sobre Shiva uma vez comentando sobre animação antigamente.. Disse q se não fosse esse Excelente Shiva a \'destruir\' o \'frame\' anterior da \'Realidade\', estaríamos sempre na \'mesma situação\'(ex:\'no mesmo frame\')(uma questão filosófica q passaria pelos aspectos femininos da Realidade, como por exemplo a Dhumavati, cuja forma mais conhecida são os \'Langoliers\')...,...,...,...,... Tentamos com o tangenciamento de keyframes, animação com rollback, etc.. Mas quanto à animação em sí, ninguem ainda teve a coragem ou petulância de dizer \'esta\' ou \'outra\' é a \'tecnica realistica\' (como o fazem em renders puros parados exclusivamente)..
É.. e.... Assim.. Adoro o filme Beowulf e tal.. =D.. Mas não o considero realista.. É surrealista de fato... E é exatamente o que eu gostei no filme =DDD..
O Beowulf (filme acho q 2009) me \'atingiu\' como um \"imenso cinematics de game\".. saca?.. O grande \'tesão\' do filme Beowulf (pra mim) foi q, ao invés de \'realistico\', ele era como um cinematics de game de duas horas =D...
Mas.. Enfim né.. mesmo o Beowulf.. Ele não foi feito exclusivamente \'Num\' programa.. C pode ter certeza q no Beowulf foram articulados programas de animação coordenada, no minimo um \'MotionBuilder\' por exemplo.. Pra gerir capturas de pontos e transladação pra morph targets, etc etc... Alem de rigs minimamente bons pra gerir os comportamentos dos personagens etal :)...
A direção do filme vai, meio q, passar por todas essas coisas e tal.. Aí, caso o diretor tiver mais afinco com essa questão do 3d e tal, a qualidade do filme vai ser mais pronunciada nessa questão, não tenha dúvida..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..