Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
auliach   Rio de Janeiro - RJ
Walter   Cascavel - PR - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

cicero andre   rio de janeiro
Discipulo   São Paulo - SP
Ed Olliver   Brasil - MA
goiabinha   Sumaré - AC

Retorno do Golpe do "Teste" - CUIDADO

Por: ScreamingFox  

Em: 05/03/2018 14:14

Olá pessoal da 3d1.. Esse assunto desagradavel me veio (ou voltou, realmente) à atenção esses dias, quando eu e também um colega fomos convidados a fazer "testes" (seria a produção de models 3d completos), como maneira de o cliente saber se estariamos aptos a fazer determinados trabalhos freelance.. (para areas e "empresas" diferentes no caso, eu e esse amigo)..
 
Quando se pensa em coisas como portfolios, geralmente se pensa na exibição de amostras de trabalho e qualidade do trabalho do artista, e da solidez do curriculo do mesmo.. E quem pensa dessa maneira está correto. O portfolio de um artista (de qualquer tipo) é, realmente, um elemento para a tomada de decisão do contratante, delineando quais expectativas a ter quanto ao produto desejado do artista em questão, e quais as expertises dominadas pelo mesmo. 
 
Porem, para alguns clientes de moralidade, no minimo, duvidosa, a apresentação de um portfolio extenso não é o suficiente, sendo requisitado, do artista, a produção de algo, como meio de determinar a capacidade ou incapacidade do artista de satisfazer às expectativas do produto que o cliente teria em mente.
 
Na minha experiencia como artista 3d, e nas experiencias de diversos colegas também artistas 3d, e outros, ilustradores, redatores, programadores e designers de produto, embora o "objeto-teste" tivesse sido feito de maneira excelente e dentro ou, geralmente, abaixo do prazo estipulado para o "teste", pouquissimas vezes se "passa" nesse "teste" (principalmente em casos de freelance).. Estranho, pois, certo tempo depois estes mesmos colegas ficam sabendo, de uma maneira ou outra, que esse produto "teste" estava sendo usado comercialmente, e sem o devido credito.
 
Por outro lado, dos clientes que tive, por meio de sites de freelance e de contatos pessoais e profissionais, entre 75 a 80% me pediram outros trabalhos, e nenhum destes jamais me pediu a realização de um "teste". 
 
Certamente que a avidez dos profissionais, principalmente os mais iniciantes, é grande quando se trata de compor um portfolio de trabalhos, se adquirir contatos, e simplesmente obter uma oportunidade de ganho financeiro. Articulando engenharia social e pelo uso de sites de freelancing, o "cliente" moralmente torpe consegue, de maneira gratuita, ao produto que deseja (inclusive muitas versões disso, em muitos casos). 
 
Esse tipo de artimanha era bastante comum com ilustrações, e com visualização arquitetonica (e redação) a uns anos atras.. O artista fazia uma imagem como "teste" para determinado "cliente", e nunca mais recebia resposta (ou lhe era respondido que, resumidamente, "não passou no teste"), e depois de alguns meses, ficava sabendo que, em outra cidade, seu trabalho esta sendo usado num outdoor de uma marca de moveis planejados (no meu caso foi exatamente isso, porem há inumeros casos similares).. 
 
Fiquei um tempo sem ver anuncios de freelances com esse "verniz" de golpe, até porque não se punha mais esse detalhe nas descrições dos trabalhos; em sites, esse pedido, de fazer "teste", por parte do cliente, vem geralmente em trocas de emails ou mensagens privadas.. Mas, agora no começo do ano, recebi "propostas" de provaveis freelances futuros, e que eu teria que produzir objetos de "teste".. e me lembrei dessa artimanha, um tanto baixa, de determinados clientes, pra me fazer trabalhar de graça..

Esse tipo de artimanha, alem de desestimular ao engajamento do artista, o entristece, enquanto não esta ciente, e o irrita profundamente, quando desta se tem conhecimento.

Portanto, fica a dica para os colegas, desse tipo de golpe. Se o "cliente" pede (depois do artista ter apresentado portfolio, depois de trocas de mensagens sobre as possibilidades do artista) um "teste", a ser realizado às expensas do artista, esse "cliente" é digno de muita desconfiança, realmente. 
 
Ou seja, é recomendado desconfiar muito desse tipo de cliente. (exceto se o artista deseja trabalhar de graça, e não precisa gastar com contas, alimentação, etc.. se o sujeito gosta de trabalhar de graça essa é uma ótima oportunidade realmente..)
 
 
Abraço para todos e deixem claro essa questão também para seus alunos, caso dêem aulas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
frown
Novamente, e, etc e tal, como se diz... Xd..

Mas, amanhã, um lindo dia vai naiscer..

(video)
https://www.youtube.com/watch?v=x6x8xGobAAE
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707478.

Total de membros registrados: 135143

Últimos membros registrados: alicahelen, niaylorhj, Hedden0, Bruma, rivaldosilva1198, [email protected], Herr.eduardo, dsan btha.

Usuário(s) on-line na última hora: 892, sendo 5 membro(s) e 887 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Juvencio Simbo, Junior, Willmitnick, Carlos E. Nogueira, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.