Caro Silvio Toledo,
Entendi o teu ponto de vista, não tinha me dado conta de um detalhe, um longa, custa caro, não é como um comercial que já se tem o valor do \"lucro\" definido por contrato, um filme para cinema depende de muitos fatores para ter um bom lucro, e esse sempre foi o problema, da produção de cinema no Brasil, faltava filmes que se vendam, que o publico goste e queira ver. Hoje isso mudou com boas produções, mas ainda falta ter uma maior quantidade de gêneros de filmes, falta mais produções de ação, fantasia, ficção cientifica, terror e animações... A maioria das produções são comédias românticas, ou dramas...
Me lembro nos anos 70 aqueles pseudos cineastas que faziam filmes apenas para mostrar pros amigos: \"Olha como eu sou culto e genial\" mas era impossível fazer dinheiro com aquelas aberrações cinematográficas. E tudo era financiado pela Embrafilme, uma \"panelinha\" de cineastas que não tinham nenhuma obrigação de devolver o dinheiro publico!
Por incrível que pareça filmes que davam lucro eram os dos Trapalhões, por exemplo!
Cinema é uma Industria, e precisa dar lucro, e para isso, tem que ser atrativo para o grande publico. Sinto falta de ver animações em CGI, de qualidade no Brasil, tanto para cinema quanto para TV, animações para crianças e também animações para adultos, pois o brasileiro em geral acha que \"desenho animado\" é só para Criança! E não é... Mas o publico infantil e juvenil é um ótimo mercado para o cinema de animação.
Sobre a Argentina fazer mais animações que o Brasil, isso é a mais pura verdade... Em 1990 eu fiz um curso de animação 2d, aqui em Porto Alegre, em uma escola de Argentinos, que eram os \"terceirizados\" que faziam as animações dos Smurfs para a TV.
Desculpa se pareci grosseiro, no meu post anterior, não foi minha intenção. Já te aviso que estarei no cinema quando esse filme estrear.
Abraço
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS