Bem, a discussão começou por causa do que eu escrevi, e por isso gostaria de terminar...Em primeiro lugar eu disse : \" Se valer a pena\"....ja tenho 30 anos, acho que sou grandinho o suficiente para entender se algo vale ou não a apena.Como dito em outro tópico, 6mil se for liquido, em Sampa ainda da pra viver tranquilo, porem...6Mil aqui em Fortaleza da pra viver muito bem, to falando de por filho em colégio particular, trocar de carro a cada 4 anos, viajar final de ano com a família e talz,dar entrada na \"minha casa minha vida\"....e se sua mulher trabalha tbem, então vc vive sem problemas.
Porem estamos falando da área de 3D...aqui em Fortaleza so ha espaço na área de arquitetura, e acho difícil alguém que so faz 3D ganhar mais que 3Mil aqui, eu mesmo pra ter uma melhoria tive que partir pra pós produção em photoshop e after...mas não são meu forte e outra, agora com o Revit o 3D ta sendo mais utilizado pra apresentações em escritórios grandes, em escritórios medianos eles se viram so com um sketchup de #!@%*# ou revit, pq eles não precisam de apresentações megalomaníacas, com animações e efeitos especiais.
A situação aqui ta tão preta, que mesmo tendo algumas empresas de 3D aqui, que trabalham para construtoras e escritórios de arquitetura grandes, não me arriscaria a sair de uma empresa de arquitetura onde eu sei que o fluxo de trabalho é constante e maior(nem que seja so pra modelar uma base pra ser utilizada por ilustradores para desenhar por cima ou para estudo de formas) que numa empresa especializada em 3D da minha cidade, pq eu sei que os caras so contratam quando tão no perrengue, dpois que entregam os trabalhos, tu leva um pé na bunda pois a demanda de projetos grandes pra essas empresas não é constante por aqui.
Nossa profissão não é regulamentada, não existe um piso base fixado por lei...é tudo baseado no\"acho que mereço tanto\"...se vc viver em um local onde o custo de vida é baixo,ainda mais sendo solteiro sem filhos... vc vai achar 6 mil bom pra BARALHO....mas ultimamente nem um Arquiteto com mais de 5 anos de formação ta ganhando isso nas empresas da aqui e olha que o arquiteto tem piso fixado pelo CAU, uma pessoa recém formada, sem experiencia deve receber no minimo 4mil reais por 6 horas de trabalho...mas infelizmente o mesmo não faz seu papel de fiscalização e as empresas pintam e bordam...
Não ter que provar nada a ninguem,nao significa que vc não tenha que provar algo a si mesmo!!!