Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
An3dre   Araras / SP - SP
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Marcilio3D   Recife - PE - AC
deluca   Rio de Janeiro-RJ - AC
Valmor   Blumenau-SC - SC
Iel   São Paulo

Estudo de Mental Ray e CD da 3D1

Por: Marco A.Artacho  

Em: 18/03/2007 09:29

A quantidade de fotons ideal para uma cena varia conforme a resolução escolhida? Para ficar mais claro, a mesma cena em que uso 600000 fotons em 800 x 600 precisaria de mais fotons quando renderizada em 2400 x 1800? Marco.
rapaz, nao sei te dizer com certeza, mas acho que nao influencia a iluminação o gi nao, mas sim a qualidade dessa iluminação, porque num render menor, tipo 800x600 um numero x de photons cobre direitinho a cena toda, nao aparecendo artifacts, mas ao aumentar a resolução vc aumenta o novel de detalhe, podendo tornar perceptivel alguns artifacts. o final gather tb tem um lance assim de depender da resolução, tanto que tem nas novas versoes do max uma opção radii in pixels pra o raio dos samples variar de acordo com o formato de saida. mas quem poderia te explicar isso muito melhor é o andre, o mago do mental ray hehe. abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
A lógica que vc usou (a imagem maior, o nº de fotons não cobre a imagem inteira) foi o que me motivou a perguntar. Muito obrigado pela resposta. Marco.
Marco.
a resolução e o cálculo de GI ou FG não tem nada em comum.... o q muda em relação a resolução seria o antialising e o tamanho do bucket (quadradinho q aparece durante o render). os photons atuam sobre a iluminação do objeto 3D q na integra não tem nada a ver com a resolução de saida. É lógico q qto maior a resolução maior o tempo de render pq ele tem mais buckets a gerar. Uma coisa q exemplifica bem isso é q antes de começar o render, 1º se faz os calculos de FG e GI... agora uma coisa q influencia sim seria a escala e medida dos objetos dentro do próprio max, pq influencia diretamente no comportamento da luz. eu ainda vou dar uma estudada no cd da 3D de MR q comprei, ai depois eu explico o pq do comportamento da luz q acredito q tenha algo falando por lá, mas ja deei uma olhada rápida pelo cd e recomendo a todos.... quem puder tirar o escorpião do bolso para adquirir este curso vai aprender bastante coisa útil, mas lembrem q só o render tb não faz milagre e uma boa modelagem e animação ajudam nos trabalhos tb.
Abração Té+
É, o curso de Mental Ray da 3d1 é demais. Comprei um, recebi na quarta feira passada e estou achando muito bom. Já aprendi em 3 dias muita coisa. E é o tipo de curso que vc estuda, estuda e está sempre descobrindo coisas novas. Eu recomendo a todos. Marco.
Marco.
Oi gente, tudo bem? Primeiro eu quero agradecer o depoimento e a propaganda de vocês, mas principalmente porque fico muito feliz de saber que gostaram e estão aprendendo bastante com ele. Sobre a pergunta do Marco, com certeza absoluta não tem nada haver a quantidade de Photons com o tamanho da foto de saida. Pensa sempre no mundo real, o Mental Ray tenta simular o comportamento da luz no mundo real. Se tem uma sala de 1 x 1 metro e outro de 10 x 10 metros, a mesma fonte de luz com a mesma intensidade vai iluminar diferente uma da outra, as partículas de luz (photons) vão ficar mais dispersas na sala maior, deixando a mesma mais escura. Agora, se você chega nessa sala e bate uma foto de 3x4 ou uma foto de 12 megapixel, a luz na sala continua a mesma, ou seja, a quantidade de Photons é a mesma nas duas fotos, o que muda é a quantidade de pixels que o render precisa calcular para gerar a imagem, o que reflete no tempo de render. Entende? E certamente precisa de mais Samples de Antialiasing, porque tudo é mais detalhado e precisa de mais suavização. Os photons não são influenciados nem pela vista da câmera, você pode fazer um render só dos Photons para uma casa toda e depois calcular só o FG, porque os Photons são fisicos, eles são calculados na cena toda como acontece na realidade. Eu explico isso num dos capítulos do curso, onde mostro a renderização de passeios virtuais, onde só a câmera se move. Qualquer dúvida que forem tendo durante o curso, postem aqui que a gente vai ajudando. Abraços
Reserva o meu CD do Mental Ray que vou pedir no dia 5 :)
Eu sou de Campinas também, posso ir ai comprar o curso de Mental Ray em vez de receber pelo correio?
Múcio
Oi gente, tudo bem? Eu fico muito feliz pelo interesse de vocês em adquirir o vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Não há necessidade de reservas, recebendo o pedido, eu envio um email de confirmação com os dados para o depósito ou pedindo confirmação do envio por Sedex à Cobrar. Recebendo o email com os dados do comprovante do depósito ou com a confirmação de envio por Sedex à Cobrar, o CD é enviado para o endereço descrito no pedido, você vai receber depois de dois dias úteis, contando o sábado. Múcio, a 3D1 só funciona na internet, mas se você é de Campinas eu vou ter o maior prazer de te receber aqui, gosto muito de conhecer o pessoal da região que trabalha com 3D. Só peço que faça o pedido pelo formulário de pedidos na seção CDs aqui do site, assim, o pedido entra no nosso sistema, depois, eu te mando um email com o endereço do meu escritório para você poder vir pegar aqui. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707741.

Total de membros registrados: 135333

Últimos membros registrados: chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO, El puto, FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026.

Usuário(s) on-line na última hora: 472, sendo 1 membro(s) e 471 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: chrisdocs.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.