Oi gente, tudo bem?
Primeiro eu quero agradecer o depoimento e a propaganda de vocês, mas principalmente porque fico muito feliz de saber que gostaram e estão aprendendo bastante com ele.
Sobre a pergunta do Marco, com certeza absoluta não tem nada haver a quantidade de Photons com o tamanho da foto de saida.
Pensa sempre no mundo real, o Mental Ray tenta simular o comportamento da luz no mundo real.
Se tem uma sala de 1 x 1 metro e outro de 10 x 10 metros, a mesma fonte de luz com a mesma intensidade vai iluminar diferente uma da outra, as partículas de luz (photons) vão ficar mais dispersas na sala maior, deixando a mesma mais escura.
Agora, se você chega nessa sala e bate uma foto de 3x4 ou uma foto de 12 megapixel, a luz na sala continua a mesma, ou seja, a quantidade de Photons é a mesma nas duas fotos, o que muda é a quantidade de pixels que o render precisa calcular para gerar a imagem, o que reflete no tempo de render. Entende? E certamente precisa de mais Samples de Antialiasing, porque tudo é mais detalhado e precisa de mais suavização.
Os photons não são influenciados nem pela vista da câmera, você pode fazer um render só dos Photons para uma casa toda e depois calcular só o FG, porque os Photons são fisicos, eles são calculados na cena toda como acontece na realidade.
Eu explico isso num dos capítulos do curso, onde mostro a renderização de passeios virtuais, onde só a câmera se move.
Qualquer dúvida que forem tendo durante o curso, postem aqui que a gente vai ajudando.
Abraços