Oi Juarez, tudo bem?
Viu como você está indo bem, já percebeu até onde pode chegar na redução, pois tem uma hora que começa a deixar a silhueta do objeto facetada e dai fica ruim.
Quanto mais otimizado for o objeto, mais objetos e detalhes poderá colocar na cena, além disso, ficará com um arquivo menor no caso de maquete interativa.
Iluminação é coisa de criança, certamente é o mais fácil de tudo que existe em 3D, pois só existe uma física da luz e todos os renderizadores usam os mesmos valores nas luzes e nas câmeras, então, se já configurou iluminação em qualquer renderizador fisicamente correto, vai configurar exatamente igual no Unreal.
A diferença é que para maquete interativa e iluminação Real-Time de verdade tem diversos detalhes nas sombras e reflexos que precisa dominar bem para obter bons resultados, agora, se trocar para o Path Tracing não tem praticamente nada para configurar e funciona igual o V-Ray ou Corona.
Já os materiais, é o atual gargalo para quem está iniciando em qualquer programa 3D, tanto que o Corona ganhou muito mercado depois que adicionaram uma biblioteca de materiais, seguido mais tarde pelo V-Ray que também adicionou uma.
Por um lado é bom, agiliza o trabalho, mas por outro é ruim, porque quem aprendeu 3D usando os materiais prontos destas bibliotecas acaba não estudando a configuração dos materiais e essa é uma deficiência grave, pois os materiais são os maiores responsáveis pelo realismo da imagem.
Então, essa é uma parte que realmente precisa estudar com cuidado, mas depois que pegar o jeito vai configurar qualquer material facilmente até se estiver vendado, porque é só aprender a ajustar bem o Roughness, que é disparadamente o parâmetro mais importante de todos.
Os materiais que você me mostrou até agora, tanto do sofá como das cadeiras, ficaram ótimos na visualização com o Lumen na Viewport, mas para poder ver realmente com todos os detalhes precisa fazer o Bake das luzes, pois é quando vai gerar as sombras que interagem com o Normal Map criando mais detalhes no objeto.
Qualquer mínima dúvida que tiver é só falar, estou à sua disposição para responder tudo que eu souber.
Abração e tudo de bom.
André Vieira